quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Bate-volta para ver a Regata de Jangadas em Imbassaí

Vilarejo comemora a Primavera com a tradicional Regata de Jangadas neste sábado, 17 de setembro. É perto da capital, aproveite para curtir praias, rios, cachoeiras e a natureza do Litoral Norte da Bahia.

Coqueiros, dunas, rio e mar: o paraíso de Imbassaí no Litoral Norte a cerca de 80 km de Salvador (Tereza Torres/SeturBA)
  
Um lugar muito bonito, com dunas, coqueiros, belas praias, banhos de rio e de mar, passeios de barco, passeios em meio ao verde da natureza, grande frequência durante o verão e algumas boas festas. É lugar comum dizer isso? Sim, mas é assim que os turistas definem Imbassaí, vilarejo localizado a cerca de 80 km de Salvador (bom pra um bate-volta ou para um fim de semana) e a 3 km da badalada Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia.

Quer mais motivo pra ir lá? Neste sábado, 17, acontece, pelo nono ano, a divertida Regata de Jangadas, com a participação dos jangadeiros que fazem a travessia de passageiros e turistas pelo Rio Imbassaí até as praias mais frequentadas do lugar. A festa começa às 8h da manhã, com a queima de fogos de artifício, seguida da roda de capoeira com o Grupo Porto da Barra.

Jangadeiros mostram destreza e criatividade na condução das embarcações durante as provas (Nilza Vaz/Divulgação)

A apresentação das jangadas e início da competição nas categorias originalidade e animação será às 9h30. Para a alegria geral, os barcos serão julgados também no quesito originalidade, com a avaliação da pintura do casco, animação da tripulação e alegoria. Em seguida vem a competição de stand up paddle nas categorias kids, teen, juniores e adultos. As jangadas lançam-se ao rio para a modalidade velocidade a partir das 11h.


Os participantes se esmeram para oferecer um belo espetáculo de cores (Nilza Vaz/Divulgação)


Vence a prova quem fizer o percurso no menor tempo possível. Em apenas 20 minutos terão que percorrer 1.200 metros desafiando a correnteza e a maré. Após as provas, haverá desfile até a foz do rio com animação da fanfarra do Mestre Souza. Bom demais, não é?

O evento foi idealizado pelos proprietários do Bar & Restaurante Fundo de Quintal, Mariônio Andrade e Jaci, e pelo morador Emílio Melo, com o objetivo de anunciar a chegada da Primavera e valorizar o trabalho dos jangadeiros. Os barcos são fabricados no próprio vilarejo e são bem característicos do lugar.


A jangada, fabricada no próprio vilarejo, é um transporte tradicional de Imbassaí (Tereza Torres/SeturBA


Imbassaí não é dos vilarejos mais famosos do Litoral Norte da Bahia (como Praia do Forte e Costa do Sauípe, estes mais conhecidos dos turistas), mas não foge à regra da região onde se localiza e é um lugar aprazível, muito procurado pelos moradores de Salvador para fins de semana e feriadões, para ter contato com a natureza através de praias de rio e de mar, que se encontram em um belo espetáculo.

Praias contam com infraestrutrua de barracas para quem curte a cervejinha vendo o mar (Rita barreto/SeturBA)


Como conta com infraestrutura de barracas, também é frequentado por aqueles que curtem a cervejinha e o tira-gosto à beira-mar ou beira-rio. Além disso, há os passeios e esportes, como o caiaque. As praias de mar são de ondas fortes e mar aberto. Os passeios não param aí: o turista pode tirar um tempo em meio à natureza até as belas cachoeiras da região. Mas vá com tempo, porque é um passeio pela outra margem da Linha Verde.

Navegando através dos rios... 


...chega-se a belas cachoeiras (Fotos: Tereza Torres/SeturBA)


Localizado entre a Praia do Forte e a Costa do Sauípe, faz parte de uma área de proteção ambiental, o que garante ao turista muita natureza no entorno. O rio Imbassaí corre paralelo ao mar. Os jangadeiros e suas embarcações fazem parte desta paisagem.


A regata resgata a tradição e valoriza o trabalho do jangadeiro  do Rio Imbassaí (Nilza Vaz/Divulgação)

Serviço
O quê: IX Regata de Jangadas em Imbassaí
Quando: 17 de setembro (sábado), com largada às 8h
Onde: Ponte Maria Rosa Oliveira Carvalho (sobre o Rio Imbassaí)
Programação
8:00 - Abertura com queima de fogos
8:30 - Roda de capoeira com grupo Porto da Barra
9:00 - Formação da mesa de jurados
9:30 - Apresentação das jangadas e início da competição nas modalidades originalidade e animação
l0:30 - Início da competição de Stand Up paddle, categoria kids, teen, juniores e adultos
11:00 - Início da competição na modalidade velocidade
12:30 - Premiações e desfile de todas as embarcações até a foz do rio, animado pela fanfarra do mestre Souza




Como chegar a Imbassaí: de carro, sair de Salvador para Lauro de Freitas e pegar a Estrada do Coco (BA 099). Após a praça do pedágio (R$ 6 nos dias úteis e R$ 9, feriados e fins de semana), seguir mais 63 Km até Imbassaí.


De ônibus, do terminal Rodoviário de Salvador, pelas empresas Expresso Alagoinhas e Expresso Linha Verde.

Nenhum comentário: