terça-feira, 12 de junho de 2018

Prevista a vinda da Esquadrilha da Fumaça a Salvador em julho

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça em 2012 ainda com o T-27 no Farol da Barra (Fotos: Silvianasci)


Uma ótima notícia, em primeira mão, para quem gosta de emoção, adrenalina, boas imagens e espetáculos no céu: finalmente o Nordeste entrou na rota de apresentações da Esquadrilha da Fumaça 2018 e a Bahia ganhou duas datas na concorrida agenda do Esquadrão de Demonstrações Aéreas da FAB. As apresentações ainda não estão confirmadas oficialmente, mas na agenda pública da Esquadrilha da Fumaça, os dias 14 e 29 de julho foram reservados para as cidades baianas de Salvador e Barreiras, respectivamente.

No Nordeste, além de Salvador e Barreiras (BA), há datas para Aracaju (SE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Umirim (CE), Jericoacoara (CE), São Luis (MA) e Imperatriz (MA). Vale ressaltar que esta ainda é uma previsão de apresentações, já que, de acordo com o site do EDA/FAB, a confirmação definitiva depende de uma missão precursora na cidade/local em que se pretende realizar o show, inclusive com a presença também de um piloto, "que irá acertar todos os detalhes necessários à realização de uma demonstração aérea". Somente após a missão precursora é que a demonstração será confirmada na agenda definitiva da Fumaça.

No site do EDA/FAB cidades e localidades do Nordeste já estão na previsão de apresentações do segundo semestre


O blog resolveu antecipar a notícia, primeiro porque queremos sempre ter informações em primeira mão para os nossos leitores. Em segundo lugar, pelo fato de que só em estar na lista de prováveis cidades é um ganho, uma vez que a última apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Salvador aconteceu em 2012, ainda com o equipamento antigo - o Tucano T-27. Depois porque será a primeira vez em que o público baiano verá, em ação, o EMB-314 Super Tucano A29. O novo equipamento - mais veloz e mais pesado que o anterior - começou a ser implantado em 2013 e cuja adaptação foi concluída em 2015. Foi apresentado aos baianos em 2013 e 2014 (exposições estáticas) na programação de "Portões Abertos" da Base Aérea de Salvador (hoje Ala 14).

O A29 - ainda sem a numeração do EDA - foi exposto na base de Salvador (hoje Ala 14) em novembro de 2013 e de 2014


Finalmente, destacamos que o turista de cidades próximas e os que aqui estiverem também poderão incluir o espetáculo aéreo em seu passeio. O melhor é que a demonstração geralmente acontece em um dos pontos turísticos mais tradicionais da capital baiana, defronte ao Farol da Barra, com as aeronaves se movimentando sobre a Baía de Todos os Santos entre o Farol e o Morro do Cristo.

Neste caso, damos duas sugestões aos espectadores, já que o blog sempre acompanhou as apresentações aéreas neste local. Para quem gosta de sentir a emoção plena, a adrenalina, o melhor ponto de visão é o gramado do Forte de Santo Antônio da Barra (onde fica o farol). Você pode escolher sentar nas laterais ou atrás do forte, no Mirante do Pôr do Sol. É ali que os aviões executam as manobras radicais. O mirante foi requalificado e agora tem uma espécie de arquibancada em degraus na grama.

Para os que gostam de adrenalina o gramado do farol coloca o espectador mais próximo das manobras (Foto:CG_GOVBA)

Para os que gostam de uma visão mais aberta do show, o Morro do Cristo é o local ideal. Mais distante da apresentação, mas ainda na Barra, o público deste local tem uma visão ampla de cada manobra e ainda pode ficar observando as aeronaves que estão fora dela, se organizando para entrar em cena. Geralmente, os pilotos fazem voos rasantes em paralelo ao Cristo e, segundo divulgam, conseguem ver as pessoas acenando e aplaudindo.



Barra é sempre o local escolhido pela Esquadrilha da Fumaça para apresentações em Salvador (Foto: AC_GOVBA)

A balaustrada entre o Farol e o Cristo também serve como plateia. E o conselho básico: chegue com muitas horas de antecedência pra guardar seu lugar, porque as apresentações são super concorridas. Vamos torcer também para que os jogos da Copa do Mundo da FIFA 2018 (de 14 de junho a 15 de julho) não alterem a agenda, já que o dia destinado a Salvador - 14 de julho, um sábado - é o mesmo da disputa pelo terceiro lugar do mundial de futebol.

Em março de 2018, a Esquadrilha da Fumaça completou a centésima demonstração com o Super Tucano A29. Veja:


Nenhum comentário: