segunda-feira, 2 de julho de 2018

Na carona de "Segundo Sol" Setur anuncia "Bahia cenário de novela"

A Salvador moderna é apresentada na abertura da novela Segundo Sol da Rede Globo

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) não quer perder a oportunidade de vitrine dada pela novela Segundo Sol (exibida de segunda a sábado pela Rede Globo de Televisão às 21 horas e que tem Salvador e a Axé Music como pano de fundo da trama) e anunciou nesta terça-feira, 2, o projeto "Bahia Cenário de Novela".

A proposta apresentada pelo secretário do Turismo José Alves, ao participar das comemorações do histórico "2 de Julho" - quando os baianos relembram e celebram a Independência do Brasil na Bahia onde se deu a expulsão dos portugueses em 1823 - é motivar as operadoras a dar mais visibilidade aos atrativos turísticos do estado.

Secretário do Turismo José Alves (Foto: Setur/Divulgação)


“Temos ainda uma ação do Prodetur que vai beneficiar 18 municípios com intervenções como píers e bases náuticas. Fora isso temos programadas várias reuniões com companhias áreas para trazer mais voos para Bahia”, afirmou.

Vamos aguardar as e cobrar as novidades, mas, enquanto isso, aqui no blog, vamos também relembrar as vezes em que a Bahia e especialmente Salvador já cederam suas ruas, casarões históricos e praias maravilhosas  para as produções artísticas da tevê brasileira (e do cinema nacional e internacional). A começar pela primeira novela rodada na capital baiana. Quem lembra?




Ambientada em Salvador, Verão Vermelho, do autor baiano Dias Gomes, destacou a cultura popular local, com suas festas de rua, rodas de capoeira e Candomblé, além dos problemas sociais e o misticismo do povo baiano em 1969. Uma atração turística em destaque foi o Centro Histórico e a famosa Casa das Sete Mortes que recebeu este nome devido aos homicídios que ocorreram ali no ano de 1755. Na época, o casarão estava fechado e era envolto em mistério e misticismo. Hoje está restaurado.

Casa das 7 Mortes, hoje restaurada, foi cenário da novela Verão vermelho (Foto: Roberto Nascimento/Ipac)


Contou com gravações nas igrejas de São Francisco (Centro Histórico) e Bonfim (Cidade Baixa), Farol da Barra, as praias de Itapuã e Pituba, e o Iate Clube da Bahia (na Ladeira da Barra). Também foram feitas cenas em algumas fazendas do interior, e durante os festejos de Santa Bárbara, em 4 de dezembro.

Gabriela (baseada no livro de Jorge Amado) teve duas produções (uma com Sônia Braga, em 1975, e a outra com Juliana Paes, em 2012,como a personagem principal), ambas rodadas na Região Cacaueira, entre as praias de Ilhéus e as fazendas de Cacau de Itabuna. Tieta (também com base em romance do baiano Jorge Amado), com Bete Faria no papel-título, teve como ambiente a bela Mangue Seco (localidade do município de Jandaíra), no Litoral Norte da Bahia, em 1989. Em 1996, virou filme com Sônia Braga no papel-título, e a filmagem foi em Conceição do Jacuípe como a fictícia Santana do Agreste.

Itapuã foi cenário de Verão Vermelho, em 1969, e de Rosa Baiana, da Band, em 1981 (Foto: Flickr Turismo Bahia)


"Paraíso Tropical" (2007), com Fábio Assunção e Alessandra Negrini teve locações no Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Pelourinho (em Salvador). "Porto dos Milagres" (2001), com Antônio Fagundes, Flávia Alessandra e Marcos Palmeira, levou equipe de produção e atores à Ilha de Comandatuba (Una) e a Canavieiras, sul do estado. "Renascer" (1993), com Antônio Fagundes, Adriana Esteves e Marcos Palmeira, mostrou a Região Cacaueira e as fazendas de Ilhéus.

Mas não só a Globo já gravou por aqui. Vale lembrar a produção "Rosa Baiana" (1981), com Gianfrancesco Guarnieri, Ana Maria Magalhães e Regina Dourado, da Rede Bandeirantes (hoje Band). As locações, em Salvador e cidades do Recôncavo Baiano, tendo como pano de fundo a produção de petróleo, mostravam mais pobreza do que atrações turísticas e não teria agradado a políticos baianos da época. O bairro de Itapuã foi um dos cenários da novela.

Salões do Palácio Rio Branco são sempre vistos em minisséries e novelas da TV Globo (Foto: Salvadoremumdia)

Salvador, mais uma vez, cedeu suas ruas, monumentos, atrações turísticas, povo e temas para uma produção em O Canto da Sereia (2013), baseada no livro de Nelson Motta que, por sinal, foi o produtor musical da primeira novela "baiana", Verão Vermelho, aquela de 1969. Com  Isis Valverde, Marcos Palmeiras e os baianos João Miguel e Margareth Menezes, a minissérie foi gravada no último trimestre de 2012 em locais como o Palácio Rio Branco (Praça Municipal), Farol da Barra, Feira de São Joaquim, Praça Castro Alves e Pelourinho, entre os principais pontos turísticos da capital baiana.

A fotogênica Bahia e suas cidades turísticas também foram destinos prediletos do cinema nacional e internacional. Há filmes que foram rodados em Ilhéus, Salvador, Mangue Seco, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, entre outras.

Cena de Moon Over Parador na Praia da Paciência com os curiosos que fizeram figuração (Rio Vermelho) em 1988


Certa vez, a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, em Salvador, foi interditada para as gravações de "Luar Sobre Parador" (1988), com Sônia Braga e Richard Dreyfuss, e causou polêmica por isso. No entanto, o mesmo povo que foi protestar pela interdição acabou fazendo figuração na película que atraiu centenas de moradores do bairro (mesmo com a interdição). Até os tradicionais surfistas, impedidos de descer à praia naquele dia, aparecem no filme. O turista, fã de telenovela e filme , claro, se quiser, pode fazer roteiros seguindo locais de gravação de uma ou várias dessas produções.

O Centro Histórico e o Largo da Palma por duas vezes recebeu atores famosos para as filmagens de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", a primeira vez com Sônia Braga, Marco Nanini e José Wilker nos papéis principais em 1976, e a segunda, com Juliana Paes, Marcelo Faria e Leandro Hassum, em 2016.

E agora, voltando à Salvador atual, para lhe ajudar a escolher os passeios, curta um pouco de Salvador nas belas imagens da abertura de Segundo Sol...


Nenhum comentário: