![]() |
A Salvador moderna é apresentada na abertura da novela Segundo Sol da Rede Globo |
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) não quer perder a oportunidade de vitrine dada pela novela Segundo Sol (exibida de segunda a sábado pela Rede Globo de Televisão às 21 horas e que tem Salvador e a Axé Music como pano de fundo da trama) e anunciou nesta terça-feira, 2, o projeto "Bahia Cenário de Novela".
A proposta apresentada pelo secretário do Turismo José Alves, ao participar das comemorações do histórico "2 de Julho" - quando os baianos relembram e celebram a Independência do Brasil na Bahia onde se deu a expulsão dos portugueses em 1823 - é motivar as operadoras a dar mais visibilidade aos atrativos turísticos do estado.
![]() |
Secretário do Turismo José Alves (Foto: Setur/Divulgação) |
“Temos ainda uma ação do Prodetur que vai beneficiar 18 municípios com intervenções como píers e bases náuticas. Fora isso temos programadas várias reuniões com companhias áreas para trazer mais voos para Bahia”, afirmou.
Vamos aguardar as e cobrar as novidades, mas, enquanto isso, aqui no blog, vamos também relembrar as vezes em que a Bahia e especialmente Salvador já cederam suas ruas, casarões históricos e praias maravilhosas para as produções artísticas da tevê brasileira (e do cinema nacional e internacional). A começar pela primeira novela rodada na capital baiana. Quem lembra?
Ambientada em Salvador, Verão Vermelho, do autor baiano Dias Gomes, destacou a cultura popular local, com suas festas de rua, rodas de capoeira e Candomblé, além dos problemas sociais e o misticismo do povo baiano em 1969. Uma atração turística em destaque foi o Centro Histórico e a famosa Casa das Sete Mortes que recebeu este nome devido aos homicídios que ocorreram ali no ano de 1755. Na época, o casarão estava fechado e era envolto em mistério e misticismo. Hoje está restaurado.
![]() |
Casa das 7 Mortes, hoje restaurada, foi cenário da novela Verão vermelho (Foto: Roberto Nascimento/Ipac) |
Contou com gravações nas igrejas de São Francisco (Centro Histórico) e Bonfim (Cidade Baixa), Farol da Barra, as praias de Itapuã e Pituba, e o Iate Clube da Bahia (na Ladeira da Barra). Também foram feitas cenas em algumas fazendas do interior, e durante os festejos de Santa Bárbara, em 4 de dezembro.
Gabriela (baseada no livro de Jorge Amado) teve duas produções (uma com Sônia Braga, em 1975, e a outra com Juliana Paes, em 2012,como a personagem principal), ambas rodadas na Região Cacaueira, entre as praias de Ilhéus e as fazendas de Cacau de Itabuna. Tieta (também com base em romance do baiano Jorge Amado), com Bete Faria no papel-título, teve como ambiente a bela Mangue Seco (localidade do município de Jandaíra), no Litoral Norte da Bahia, em 1989. Em 1996, virou filme com Sônia Braga no papel-título, e a filmagem foi em Conceição do Jacuípe como a fictícia Santana do Agreste.
![]() |
Itapuã foi cenário de Verão Vermelho, em 1969, e de Rosa Baiana, da Band, em 1981 (Foto: Flickr Turismo Bahia) |
"Paraíso Tropical" (2007), com Fábio Assunção e Alessandra Negrini teve locações no Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Pelourinho (em Salvador). "Porto dos Milagres" (2001), com Antônio Fagundes, Flávia Alessandra e Marcos Palmeira, levou equipe de produção e atores à Ilha de Comandatuba (Una) e a Canavieiras, sul do estado. "Renascer" (1993), com Antônio Fagundes, Adriana Esteves e Marcos Palmeira, mostrou a Região Cacaueira e as fazendas de Ilhéus.
Mas não só a Globo já gravou por aqui. Vale lembrar a produção "Rosa Baiana" (1981), com Gianfrancesco Guarnieri, Ana Maria Magalhães e Regina Dourado, da Rede Bandeirantes (hoje Band). As locações, em Salvador e cidades do Recôncavo Baiano, tendo como pano de fundo a produção de petróleo, mostravam mais pobreza do que atrações turísticas e não teria agradado a políticos baianos da época. O bairro de Itapuã foi um dos cenários da novela.
![]() |
Salões do Palácio Rio Branco são sempre vistos em minisséries e novelas da TV Globo (Foto: Salvadoremumdia) |
Salvador, mais uma vez, cedeu suas ruas, monumentos, atrações turísticas, povo e temas para uma produção em O Canto da Sereia (2013), baseada no livro de Nelson Motta que, por sinal, foi o produtor musical da primeira novela "baiana", Verão Vermelho, aquela de 1969. Com Isis Valverde, Marcos Palmeiras e os baianos João Miguel e Margareth Menezes, a minissérie foi gravada no último trimestre de 2012 em locais como o Palácio Rio Branco (Praça Municipal), Farol da Barra, Feira de São Joaquim, Praça Castro Alves e Pelourinho, entre os principais pontos turísticos da capital baiana.
A fotogênica Bahia e suas cidades turísticas também foram destinos prediletos do cinema nacional e internacional. Há filmes que foram rodados em Ilhéus, Salvador, Mangue Seco, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, entre outras.
![]() |
Cena de Moon Over Parador na Praia da Paciência com os curiosos que fizeram figuração (Rio Vermelho) em 1988 |
Certa vez, a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, em Salvador, foi interditada para as gravações de "Luar Sobre Parador" (1988), com Sônia Braga e Richard Dreyfuss, e causou polêmica por isso. No entanto, o mesmo povo que foi protestar pela interdição acabou fazendo figuração na película que atraiu centenas de moradores do bairro (mesmo com a interdição). Até os tradicionais surfistas, impedidos de descer à praia naquele dia, aparecem no filme. O turista, fã de telenovela e filme , claro, se quiser, pode fazer roteiros seguindo locais de gravação de uma ou várias dessas produções.
O Centro Histórico e o Largo da Palma por duas vezes recebeu atores famosos para as filmagens de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", a primeira vez com Sônia Braga, Marco Nanini e José Wilker nos papéis principais em 1976, e a segunda, com Juliana Paes, Marcelo Faria e Leandro Hassum, em 2016.
E agora, voltando à Salvador atual, para lhe ajudar a escolher os passeios, curta um pouco de Salvador nas belas imagens da abertura de Segundo Sol...
Nenhum comentário:
Postar um comentário