segunda-feira, 9 de julho de 2018

Confirmada apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Salvador: finalmente os baianos vão ver o Super Tucano A29 em ação na Barra

Agenda oficial foi divulgada pelo EDA

Conforme o blog anunciou em primeira mão, está confirmado: no próximo sábado, 14, tem apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Salvador. O show de acrobacias aéreas, que abre a série de apresentações do Esquadrão de Demonstrações Aéreas da FAB pelo Norte e Nordeste, será realizado sobre o mar da Baía de Todos os Santos, defronte ao Farol da Barra, a partir das 16 horas.

O espetáculo na Barra tem sabor especial para o público soteropolitano que não vê a Esquadrilha da Fumaça desde 2012, quando aconteceu aqui a última apresentação e ainda com o antigo equipamento, o avião Tucano T-27. Será a primeira vez que o público soteropolitano verá o Super Tucano A29, aeronave de fabricação nacional, em ação.

“Para nós, é um grande privilégio poder retornar a essas regiões, realizando doze apresentações com o avião A-29 Super Tucano e representando, de forma bastante profissional, a Força Aérea Brasileira”, afirmou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva.

Outra cidade baiana, Barreiras, também está na agenda de julho, e foi escolhida para encerrar a série de apresentações no dia 29. Naquela cidade, o show acontecerá no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, também às 16 horas. A turnê percorrerá, ainda, as cidades de Aracaju-SE (dia 15), Recife-PE (16), Natal-RN (20), Fortaleza-CE (21), Umirim-CE (22), Jericoacoara-CE (23), São Luís-MA (24), Belém-PA (25), Imperatriz-MA (27) e Porto Nacional-TO (28).

A última apresentação do EDA em Salvador aconteceu em 2012 e ainda com o antigo equipamento (Foto: Silvianasci)
História. A Esquadrilha da Fumaça existe oficialmente desde 14 de maio de 1952. Foi criada a partir da inciativa de instrutores da Antiga Escola de Aeronáutica da Força Aérea Brasileira, que nas horas de folga treinavam acrobacias em grupo. Hoje são mais de 3,8 mil demonstrações, no Brasil e em 21 países. Com o o Embraer A-29 Super Tucano, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) já passou da marca de 100 apresentações. O equipamento foi incorporado em 2013 e completou a fase de adaptação em 2015.

A apresentação que os baianos vão ver no Farol da Barra contará com sete aeronaves. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias, com destaque especial para Lancevaque e Chumboide. De acordo com a FAB, a Esquadrilha utiliza "fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente".

Saiba mais clicando aqui.




Nenhum comentário: