segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Elevador Lacerda completa 147 anos nesta terça-feira

Símbolo da capital baiana é também importante meio de transporte da cidade

O Elevador Lacerda, primeiro ascensor que serviu de transporte público no mundo, completa 147 anos nesta terça-feira, 8, dia em que Salvador também celebra a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição da Praia.


Idealizado pelo engenheiro Antônio de Lacerda e construído pelo irmão Augusto, a obra começou em 1869 e foi concluída em 8 de dezembro de 1873.

Hoje é o principal cartão-postal de Salvador, símbolo da cidade. De acordo com a Coordenação de Equipamentos Urbanos da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), anualmente 5,4 milhões de passageiros utilizam o equipamento que liga as praças Tomé de Souza, na Cidade Alta, e Cairu, na Cidade Baixa.

Antes de chegar ao modelo atual, o ascensor passou por uma série de reformas. A primeira foi em 1906, quando começou a funcionar movido a eletricidade e teve sua base alargada. A maior mudança aconteceu em 1930, quando ganhou a segunda torre e cabines mais modernas.

Fotos: Jeferson Peixoto/Secom e acervo da Fundação Gregório de Mattos



O Elevador Lacerda foi criado para solucionar um problema existente de desnível na cidade. No início do século XVII, o uso de guindastes era a única solução para o transporte de cargas em Salvador. Os moradores da cidade precisavam se locomover usando longas escadarias e ladeiras íngremes, o que dificultava muito o dia a dia da população.

Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo. A estrutura tem 72 metros de altura e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa.

O titular da pasta responsável pelo Lacerda, secretário de Mobilidade Fábio Mota, ressalta a importância do equipamento como ponto turístico (um dos três mais contemplados na capital) mas, também, pela mobilidade urbana.

“As pessoas que vêm aqui querem conhecer o local. No aniversário do cartão-postal, temos que evidenciar sua atuação como meio de transporte fundamental para as pessoas que trabalham na Cidade Baixa e moram na Cidade Alta, ou vice-versa. É um equipamento de suma importância para o funcionamento da cidade”, afirma.

O elevador chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia ao custo de quinze centavos de real por passageiro, num percurso de trinta segundos de duração.

O equipamento funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h, e aos sábados das 8h às 22h. Já aos domingos abre das 8h às 15h.

Nenhum comentário: