terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Blocos afro não terão circuito mas ganharão mais visibilidade

Após a notícia de que não será mais criado, este ano, um circuito exclusivo para os blocos afro, as agremiações recebem uma boa notícia. O circuito do Campo Grande, onde desfilam os blocos afro e os blocos de samba, terá mais visibilidade nas transmissões de TV.

Pelo menos é o que garante o secretário de Turismo, Domingos Leonelli que, preocupado com a valorização do Circuito Osmar, passarela oficial do Carnaval de Salvador, negociou com as emissoras de televisão SBT e Bandeirantes a transmissão dos desfiles naquele espaço.De acordo com a Setur, as câmeras ficarão abertas todos os dias, até as 22h, exceto na quinta-feira do Rei Momo, 7 de fevereiro, abertura oficial da festa em Salvador, quando as imagens devem ser transmitidas até a meia-noite.

O anúncio da medida foi motivo de comemoração entre os sambistas. Fernando Rufino, da diretoria do União de Entidades de Samba da Bahia (Unisamba), vê a iniciativa como o reconhecimento ao trabalho dos blocos afros e de samba. E promete a contrapartida em animação, som e espetáculo. "Vamos fazer um grande desfile, pois o samba nasceu na Bahia e é nosso patrimônio imaterial. Vamos mostrar para todo o Brasil que aqui tem Carnaval do samba e com toda estrutura de desfile dos grandes blocos".

Ainda de acordo com Rufino, o público já pode se preparar para a noite de quinta-feira, considerada por ele o grande dia daquelas agremiações. "Formaremos um comboio de blocos de samba”, adiantou. Serão mais de 20 entidades de samba durante todos os dias de Carnaval na capital baiana, entre blocos associados e não associados ao Unisamba, a exemplo do Pagode Total, Amor e Paixão, Samba Popular, Alvorada, de ritmo genuinamente brasileiro.

Entre os blocos afros que desfilam no Campo Grande, destaque também para o Apaches, originalmente um bloco de índios que foi muito famoso até os anos 70, Ilê Aiyê e Olodum, que cadenciam a festa ao ritmo de seus tambores e batucadas.

O circuito exclusivo para blocos afro proposto por algumas agremiações seria no bairro do Comércio. A Prefeitura de Salvador informou da impossibilidade de implantar o projeto no Carnaval 2013. (Salvadoremumdia com informações da Setur Bahia)

Nenhum comentário: