terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Lavagem do Bonfim será na terceira semana de 2013

Igreja do Bonfim em dia de sexta-feira

O blog Salvador em um dia deseja que 2013 seja um ano de muitas bênçãos e axé. Para isso, nada melhor do que começar com "festas do Bonfim", porque Bonfim é festa e fé o ano inteiro para os baianos e seus convidados, os turistas! Tem as sextas-feiras, as últimas e primeiras sextas-feiras do mês e do ano, as missas comemorativas para tudo, a beleza da Colina Sagrada, o Museu dos Ex-votos com suas curiosidades, a vista de Itapagipe e a famosa lavagem. Para dirimir qualquer dúvida, turista, anote aí: este ano será no dia 17 de janeiro. Não tem erro, porque a data foi confirmada pela Arquidiocese de Salvador. Explico...

A Lavagem do Bonfim, no passado, não era uma grande festa popular, mistura de credos e carnaval (sim, tem samba, pagode e axé). Era uma lavagem mesmo, a limpeza do interior da igreja para a festa religiosa católica, cuja data oficial sempre cai no segundo domingo após a Festa de Reis (esta no dia 6 de janeiro). Os senhores designavam os escravos que iriam fazer a limpeza. Com o fim da escravidão, as senhoras do bairro e seus empregados continuaram com a tradição.

Claro que na Bahia tudo acaba em música e o trabalho era amenizado com cânticos e dança. A água era recolhida de uma fonte, daí o costume dos animais de tração - o famoso jegue - com as jarras no dorso. E a água tinha que ser perfumada, então...

Os anos passaram e o que era apenas obrigação virou uma gostosa obrigação e todos os elementos da preparação da igreja foram adaptados à festa. O cortejo de levar a água para limpar a igreja se ampliou e  passou a se formar defronte à Igreja da Conceição da Praia. É pra lá que você deve ir na manhã - chegue cedo - do dia 17, uma quinta-feira. Ele é formado por baianas - de receptivo, do acarajé e, também, as mães e filhas-de-santo - para lavar as escadarias (o interior não pode ser lavado, mas a porta do templo fica aberta para quem quiser contemplar a imagem do Senhor do Bonfim), cavaleiros e carroceiros em seus cavalos e carroças (com as entidades de proteção aos animais de olho em cima), autoridades (não podem faltar e não faltam, acredite) e o povo (sem ele nada é tão bonito em Salvador).

No mais, é anotar na agenda. Perto do dia 17 de janeiro, dia da Lavagem do Bonfim, eu conto o resto da história. E programe-se também para as festas que acontecem ao longo do percurso de 9 km entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada. Uma das que estão marcadas é a "Enxaguada do Bonfim", no Museu du Ritmo  (ingresso custa R$ 40), com o cantor e compositor Carlinhos Brown.

Em tempo: a informação oficial da Arquidiciocese de Salvador sobre a Festa do Bonfim:
"A lavagem do adro da Basílica será no dia 17, após a chegada do cortejo que sairá da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e será acolhida no fim da manhã. Neste dia a Basílica do Bonfim permanecerá apenas com a porta da frente aberta para veneração pública da imagem peregrina. No dia festivo, 20, os devotos participam de Missa às 5h, 6h e 7h30 e 10h, esta presidida por Dom Murilo Krieger. A procissão dos três pedidos na Paróquia Nossa Senhora dos Mares será às 16h."
Então, mais uma vez, FELIZ 2013 e bem vindos a Salvador (em um dia) !

Nenhum comentário: