sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cortejo da Lavagem do Bonfim será ao ritmo de samba e ijexá

Uma das mais tradicionais festas da Bahia, marcada pelo sincretismo religioso que reverencia o Senhor do Bonfim e o orixá Oxalá, a Lavagem do Bonfim reunirá na próxima quinta-feira (17), baianos e turistas em uma caminhada de fé e festa pelas ruas da Cidade Baixa. O destino é a mais famosa igreja da Bahia, cujas escadarias e adro serão lavados com água de cheiro e flores pelas baianas e os fiéis. O cortejo oficial, com o apoio da Bahiatursa, sairá às 9h, da Conceição da Praia.

Para animar os 8 km entre o bairro do Comércio e o Bonfim o cortejo sairá ao som de boa música. Além das 40 baianas e dos 20 capoeiristas do grupo Mangangá, o som será garantido pela Orquestra Xangô, sob a regência do maestro Reginaldo, do afoxé Filhos de Gandhy, dos grupos Unisamba, do bloco de samba da Bahia, e Profissão Samba, com Neto Bala, além da irreverência do "Rixô Elétrico", de Fred Menendes.

A tradicional Lavagem do Bonfim já acontece há 259 anos e é realizada sempre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após a Festa de Reis (6 de janeiro). O calendário em homenagem ao Senhor do Bonfim começou com novena que culmina com a missa solene presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, no domingo, 20, às 10h. (Fonte: Bahiatursa)

Nenhum comentário: