terça-feira, 13 de agosto de 2013

Caixa Cultural expõe obras de Debret em Salvador

http://salvadoremumdia.blogspot.com

Quando estava no colégio e estudava história, uma das minhas preferidas, me deliciava com as ilustrações do livros que mostravam acontecimentos de séculos passado. Algumas eram reproduções de pinturas de Debret, que ilustravam dez entre dez livros de história do Brasil. Paisagens, construções, vestimentas, aspectos sociais, estava tudo ali. Pois estas obras serão, agora, apresentadas em Salvador na mostra “Debret - Viagem ao sul do Brasil”, que será inaugurada nesta terça-feira, 13, na galeria da Caixa Cultural (Rua Carlos Gomes, centro antigo).


Primeiro, o pintor. Nascido na França (Paris), em uma família de artistas, Jean-Baptiste Debret estudou na Academia de Belas Artes e foi um dos pintores oficiais do império francês, retratando as façanhas de Napoleão Bonaparte. Após a morte de seu único filho e com a derrocada de Napoleão, aceitou participar da Missão Artística Francesa, que chegou ao Brasil em 1816 à convite de D. João VI.

Foram 15 anosde Brasil, tempo em que retratou a vida urbana do Rio de Janeiro, o cotidiano da corte, as celebrações oficiais com desfiles militares até o dia-a-dia das damas, as vestimentas, seus hábitos e costumes, as tradições e festas populares, os escravos que tudo vendiam nas ruas da cidade, a bela arquitetura colonial e a natureza luxuriosa da floresta atlântica brasileira.

Agora, a Mostra. O público baiano e turistas que aqui estiverem durante o período da exposição (de 14 de agosto a 13 de outubro, das 9 às 18h, com entrada gratuita) poderão ver 60 obras do famoso pintor, que retratam o sul do Brasil no início do Século XIX. O conjunto em exposição pertence ao acervo do Museu Castro Maya, detentor da maior coleção de obras de Debret existente no Brasil, informa a Caixa.

O que você vai ver. Uma parte da mostra apresenta desenhos e aquarelas de 1827, feitos durante a comitiva do Imperador D.Pedro I que percorreu os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Belas marinas da costa sul brasileira, paisagens da mata nativa, índios, brancos e negros, em seu cotidiano, destacando-se as festas e as tradições populares, compõem uma parte da obra.

Um outro conjunto é composto por célebres aquarelas, realizadas no Rio de Janeiro, que retratam a vida urbana na Corte, desde a pompa do Império até o dia-a-dia de escravos, seus hábitos, vestimentas, e os trabalhos por eles executados. Toda a crônica do cotidiano da cidade, e de seus habitantes, transparece nas aquarelas do artista.

Debret é o mais conhecido dos artistas que compunham a Missão Artística Francesa. Sua obra fez a crônica da vida urbana no Brasil imperial, apresentando os tipos humanos, hábitos, costumes e festas populares, além de espetaculares paisagens da mata atlântica e de marinas que revelam a iconografia histórica do Brasil, num grupo de obras que poucas vezes viajou pelo país.

As obras, que compõem a exposição, foram adquiridas pelo mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya, em Paris, no final dos anos 1930, com o intuito de resgatar os originais de Debret, que haviam servido de base para o livro “Viagem pitoresca e histórica ao Brasil”, lançado pelo artista na França. O colecionador também adquiriu um importante material inédito, que tinha ficado de fora da publicação.

Minha opinião: pelo que vi das ilustrações dos livros, considero imperdível, principalmente para a garotada em idade escolar. Eu vou. E você? (Fonte e ilustração: com informações da Caixa)

Serviço
O quê: Exposição “Debret – Viagem ao Sul do Brasil”
Quando: 13 de agosto de 2013 (terça-feira), às 19h, com visita guiada pela curadora, às 19h30
Visitação: de 14 de agosto a 13 de outubro de 2013 (de terça-feira a domingo), das 9h às 18h
Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Quanto: entrada franca
Informações: (71) 3421-4200

Nenhum comentário: