quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Seminário sobre culinária baiana acontece no Pelourinho

Seminário é um bom motivo para ir ao museu, ao lado da igreja (Foto: Silvianasci)

Apreciadores de um bom prato preparem-se, porque agosto é o mês de ouvir, falar, aprender e provar delícias da culinária baiana. E, o melhor, em um ambiente pra lá de tradicional: o Centro Histórico de Salvador. É lá que o Senac vai realizar mais uma edição do Seminário do Museu da Gastronomia Baiana, evento cujo objetivo é valorizar a culinária local e suas matérias-primas.
 
O seminário acontece nos dias 20, 22 e 23 de agosto, no complexo Senac Pelourinho, endereço do restaurante típico e do museu, que é o único dedicado à gastronomia baiana na América Latina, sob a curadoria do antropólogo e museólogo Raul Lody.

 
Museu de Gastronomia Baiana (Délia Coutinho/Divulgação)
Realizados desde a criação do Museu da Gastronomia Baiana (Largo do Pelourinho), em 2006, os seminários têm como foco discutir a culinária como um patrimônio imaterial da cultura da terra. Suas edições anteriores já discutiram a relação entre a gastronomia e as identidades culturais (2007); o dendê e a cultura baiana (2008); a doçaria tradicional brasileira (2009); as rotas gastronômicas, o turismo e alimentação (2010); as receitas tradicionais da Bahia (2011), e a farinha de mandioca (2012).´
 
O tema central da sétima edição é Comércio, consumo e tradição da comida baiana na Bahia. Os debates contarão com a participação de professores da área, jornalistas especializados e proprietários de restaurantes nas palestras, painéis e mesas redondas.
 
A programação ainda inclui oficinas de receitas tradicionais baianas e o lançamento do livro Farinha de Mandioca – O Sabor Brasileiro e as Receitas da Bahia, organizado por Raul Lody, com selo da Editora Senac São Paulo. A publicação aborda a presença da mandioca na alimentação desde a descoberta do Brasil até os dias atuais.

As inscrições, que dão direito a participar de todas as atividades, custam R$ 30 e podem ser feitas nas unidades Senac do Pelourinho, Casa do Comércio e Pituba. As vagas são limitadas.

Serviço
O quê: VII Seminário do Museu da Gastronomia Baiana
Quando: 20, 22 e 23 de agosto
Onde: Senac Pelourinho
Inscrição: R$ 30 (trinta reais)

Nenhum comentário: