Festival de Lençóis 2011 (Foto: Rita Barreto/Setur) |
Volta e meia volto a citar a Chapada Diamantina, mais precisamente Lençóis, uma das cidades do meu sonho. Agora, com mais um bom motivo para você, turista, ir até lá: música, artes plásticas, cultura, gastronomia e , claro, natureza. Trata-se do Festival de Lençóis, que acontece de 10 a 12 de outubro próximos, evento apoiado pela Bahiatursa.
Este ano estão entre as atrações os grupos Cidade Negra e Baiana System, Margareth Menezes, Vanessa da Mata e Adelmo Casé. Também participam Jorge Pombo e Leo Costa, Arte Final, Eladio & Aspanteras, Kebra Nagast, Choro Labuta, Neide Vital, Rodrigo V8, Grupo Griô e Trilheirus. Os shows acontecem na praça principal da cidade e são gratuitos.
Além das atrações, os visitantes podem aproveitar o dia em passeios a cachoeiras, fazendo trilhas, escalando rochas, além da excelente opção de conhecer a exuberante flora da região. Nas caminhadas é possível admirar orquídeas e sempre-vivas. O salão das areias coloridas também vale uma visita. Caso não queira ir longe, há trilhas, chachoeiras e poços próximos à cidade.
O que aguarda o visitante: paisagem de encher os olhos (Rita Barreto/Setur) |
O lugar - Lençóis, que já foi conhecida como Capital do Diamante, foi construída em uma época em que o garimpo era a principal fonte de renda da região. No Centro Histórico permanecem as lembranças através da arquitetura deixada pelas famílias tradicionais, com casarões antigos e bem cuidados, além de lojas de artesanato e souvenires onde se encontram artigos em pedras e cristais.
A cultura deixada pelo garimpo ainda é uma das principais atrações. O Parque Municipal do Serrano, a uma caminhada curta a partir do Centro Histórico, ainda preserva os caldeirões (piscinas naturais), antigos pontos de garimpagem. Mais distante, o Parque Municipal do Pai Inácio, um dos locais mais visitados e cartão postal da Chapada, é outro passeio imperdível. Do morro (trilha estreita, cuidado) é possível ter uma das mais belas vistas da região. O parque também abriga o Museu do Garimpeiro e um orquidário aberto à visitação.
Vida noturna acontece nas ruas do centro histórico (Tatiana Azeviche/Setur) |
O Festival - Criado em 1998, o Festival de Lençóis acontece anualmente no mês de outubro, com o objetivo de fazer circular a cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural. A música é a grande estrela. Este ano, os shows acontecerão a partir das 19h, na Praça Horácio de Mattos, com entrada franca. A expectativa do Pau Viola empresa organizadora do evento, aproximadamente 30 mil pessoas assistam aos espetáculos a cada noite. (Com informações e fotos da Bahiatursa e Setur)
Serviço
O Quê: Festival de Lençóis
Quando: de 10 a 12 de outubro
Onde: Lençóis - Chapada Diamantina (BA)
Ingresso: Gratuito
Programação
Quinta-feira (10/10): Jorge Pombo e Leo Costa, Arte Final, Eladio & Aspanteras, Adelmo Casé e Kebra Nagast
Sexta-feira (11/10): Choro Labuta, Neide Vital, Margareth Menezes, Cidade Negra e Rodrigo V8
Sábado (12/10): Grupo Griô, Vanessa da Mata, Baiana System e Trilheirus
Tudo em Lençóis lembra a riqueza dos diamantes (João Ramos/Bahiatursa) |
Como chegar: Lençóis fica a 400 km de Salvador. O motorista deve seguir pela BR-324, sentido Feira de Santana, passando por Santo Estevão, até chegar a BR-242, passando por Itaberaba. A partir daí são 141 km até a cidade.
Onde ficar
Hotel de Lençóis
Endereço: Rua Altina Alves, 747, Alto da Cidade Telefone: (75) 3334-1102/1201. Site: www.hoteldelencois.com
Hotel Canto das Águas
Endereço: Av. Senhor dos Passos, n°1, centro. Telefone: (75) 3334-1154/1260. Site: www.lencois.com.br
Pousada Brisas
Endereço: Rua Urbano Duarte, nº 48, centro. Telefone: (75) 3334-1903. Site: www.pousadabrisas.com
Pousada Diamante
Endereço: Rua da Estiva, n°78, Povoado de Tanquinho Telefone: (75) 3358-2131
Nenhum comentário:
Postar um comentário