terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Nova praça de Ondina vai ganhar um caça Mirage como enfeite

O muro que impedia a utilização do espaço foi recuado, cedendo lugar à praça

Está pronta. A Praça de Ondina, batizada de Orungan, mesmo nome do esquadrão de patrulha 1º/7º GAV sediado na Base Aérea de Salvador, foi inaugurada nesta segunda-feira, 5. Ela está localizada na Avenida Oceânica, ao lado do Clube Espanhol e da sede da Prefeitura de Aeronáutica, antigo Comando Costeiro. A área tem cerca de três mil metros quadrados, com jardins, ciclovia, piso tátil, passeios mais largos e baia para ônibus.



A área ganhou ciclovia e outros equipamentos de lazer

A Prefeitura assegura que durante o Carnaval o equipamento será preservado


O muro que impedia a circulação de pedestres foi retirado. Acompanhado do comandante da Base Aérea de Salvador, coronel aviador Adolfo Aleixo, o prefeito ACM Neto anunciou que, logo depois do Carnaval, o espaço vai ganhar uma outra novidade. "A Aeronáutica vai presentear Salvador com um caça Mirage, que vai ficar exposto aqui permanentemente, sendo mais um ponto de atração turística para a nossa orla. Ou seja, a praça vai ficar ainda mais bonita, e perfeitamente conservada mesmo durante o Carnaval, pois vamos cuidar para que isso aconteça", garantiu.

Secretário de Mobilidade Fábio Costa, ACM Neto e o Cmt Adolfo Aleixo


A Prefeitura de Salvador informa que a obra foi feita a partir de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) firmado entre o município e o Comando da Aeronáutica, que administra a área. A contrapartida foi de R$ 1,59 milhão do consórcio formado pelo Empreendimento Costa España e a empresa LODGE. O projeto foi desenvolvido pela Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF).

O coronel aviador Adolfo Aleixo ressaltou a importância da parceria da Base Aérea, que tem 72 anos, com Salvador. "Isso está reforçado inclusive no nome da praça, que faz referência a um deus do ar. Esse era um anseio antigo e que vai dar ainda mais qualidade de vida para os moradores dessa região".

O nome Orungan foi escolhido para o seu esquadrão pelos próprios militares integrantes do 1/7º nos anos 40 do século XX. Eles queriam homenagear a sua cidade sede, Salvador, de forte tradição africana. Já o símbolo, foi escolhido através de um concurso entre artistas plásticos da época, do qual foi vencedor Mário Cravo Jr.

Símbolo Orungan estampado na aeronave P-15 recordista de voo em 1961

"Orungan é filho de Aganju (a terra firme) e Yemanjá (a água). Último dos personagens míticos da árvore genealógica das divindades africanas, representa o ar. Apaixonado pela mãe, Orungan a perseguiu provocando sua queda no mar resultando, de sua morte, o nascimento dos outros Orixás". Com foi base nesta narração que o artista plástico Mário Cravo Jr inspirou-se para criar o símbolo do Esquadrão Orungan.
"Como a imagem descrita deixa bem claro, vislumbrei a mesma perseguição do elemento ar ao elemento água contida na lenda. Desta forma, o ar (Orungan) seria nossos aviões de patrulha marítima, o elemento perseguidor; e os navios de guerra, pertencentes ao ambiente líquido, a água (Yemanjá), o elemento perseguido", descreveu o autor. (Fonte: Associação Brasileira de Equipagens de Aviação de Patrulha).

A nova praça foi anunciada em agosto. Clique aqui e compare a maquete do projeto com o resultado final entregue nesta segunda-feira. (Com informações da Agecom e da Abrapat. Fotos (praça): Valter Pontes/Agecom. Foto histórica (P&B): arquivo pessoal)

Leia mais sobre a Base Aérea de Salvador e o Esquadrão Orungan






Nenhum comentário: