quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Táxis de Salvador rodam com bandeira 2 em dezembro

A medida tem o objetivo de permitir aos taxistas o equivalente a um 13º salário

Taxistas de Salvador podem cobrar bandeira 2 em qualquer dia e horário a partir deste sábado, 1°. Prevista no Decreto 17.004, a determinação é da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) e vale até o dia 31 de dezembro (segunda-feira). A medida visa beneficiar a categoria que, como permissionários e autônomos, não têm 13° salário. E, atuando em uma cidade turística como Salvador sofre com as alternações de períodos de alta e baixa estação, refletindo diretamente na renda da classe, informa a Prefeitura de Salvador.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Coral rima com Natal




O Coral da Chesf, sob a regência do maestro Gilberto bahia Filho, fez uma excelente e afinada apresentação no Salvador Shopping na noite desta terça-feira, 27. Vale a pena parar um pouco a correria para ouvir boa música ao fim do dia. Nesta quarta, 28, tem mais. Será a vez do Coral do Colégio Adventista do IAPI. Os shows começam às 18h.

Published with Blogger-droid v2.0.4

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mural de Carlos Bastos no Comércio deverá ser restaurado

O Ministério Público do Estado da Bahia determinou que as Lojas Insinuante e o Banco Econômico S/A, em Liquidação Extrajudicial, restaurem o mural do artista plástico Carlos Bastos, localizado no andar térreo do Edifício Argentina, na Rua Miguel Calmon, bairro do Comércio, em Salvador. O mural de 21 metros de comprimento por quatro de altura intitulado "Comércio do Porto de Salvador no século XIX" foi destruído quando a loja ocupou o imóvel e passou tinta por cima da criação.

O contrato entre as partes será assinado no próximo dia 5, quando serão iniciados testes de limpeza, prospecção e preparação do canteiro de obras por técnicos especialistas fornecidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).  A restauração deve começar já no início de 2013.

Vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o Ipac, um dos mais antigos órgãos de patrimônio cultural do Brasil, fundado em 1967, foi responsável pelo tombamento do mural como Patrimônio Cultural, em novembro de 2002, via Decreto Estadual nº 8.357. Através do IPAC, a Bahia tem hoje 174 bens culturais materiais tombados e nove registrados como patrimônios imateriais, todos com proteção do Estado.
Pintor, retratista, ilustrador, muralista e cenógrafo, Carlos Bastos (Salvador 1925-2004) é considerado um "marco" do pioneirismo da arte moderna na Bahia. Começou a pintar na adolescência. Inicia sua formação artística na Escola de Belas-Artes da Universidade da Bahia, onde ingressa em 1944, transferindo-se, mais tarde, para a Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, até 1945. Nesse ano, participa, ao lado de Mario Cravo Júnior e de Genaro de Carvalho, da 1ª Mostra de Arte Moderna da Bahia. Muda-se para o Rio de Janeiro, em 1946 e retorna a Salvador em 1947, onde organiza sua primeira individual na Biblioteca Pública. Após alguns períodos vivendo em Paris, monta seu ateliê no Solar da Jaqueira em Salvador, fixando-se na cidade. Edita ‘Santos e Anjos da Bahia’, com prefácio de Jorge Amado, em 1965. Ilustra diversos livros nas décadas de 1970 e 1980. Dentre as inúmeras exposições estão as individuais em 1960, Galeria Oxumaré, e em 1976 no Foyer do Teatro Castro Alves, em Salvador. Participou de dezenas de salões e exposições coletivas no Brasil, na França e nos Estados Unidos. (Fonte: Secult/Ipac)

Natal rima com coral




O coral Viva em Movimento, formado por aposentados da Petrobras, sob a regência do maestro Gilmar Mendonça, encerra com músicas alusivas ao Natal a apresentação no Salvador Shopping, na Avenida Tancredo Neves. Todos os dias, à 18h, tem show de um grupo diferente. É um bom momento para relaxar, ouvindo boa música, após o trabalho.

Published with Blogger-droid v2.0.4

sábado, 24 de novembro de 2012

Missa e cortejo marcam festejos pelo Dia Nacional da Baiana


A Bahia vai festejar o seu principal símbolo, a baiana do acarajé, neste fim de semana, com muito samba pelas ruas do Centro Histórico de Salvador. A programação começa no sábado (24), das 8 às 18h, com a realização do 3º Seminário de Formação de Baianas, no Memorial, localizado na Praça da Cruz Caída (antigo Belvedere da Sé). Aberto ao público, o seminário terá entre os palestrantes o historiador Jaime Sodré, a Yalorixá Jaciara Ribeiro, representantes do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Vera Lucia da Cruz Barbosa.

No domingo (25), Dia Nacional da Baiana, instituído desde 2010, uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (1704), no Pelourinho, abre as comemorações, a partir das 9h. Após a celebração, homenageadas e convidados saem em cortejo pela Ladeira do Pelourinho, Terreiro de Jesus e Praça da Sé, acompanhadas de bandas tocando samba, até a Praça da Cruz Caída, onde a programação prossegue com um almoço e mais festa com os grupos Samba de Roda Urbano, Samba do Tororó, Bicho da Cana, Catadinho do Samba, Samba de Roda Fogueirão e Samba Quem Bossa. As comemorações têm apoio da Bahiatursa.

Com suas vestes brancas, pulseiras e colares, saia rodada e torço na cabeça, a baiana é, desde meados do século passado, a melhor representante do povo da Bahia para o turismo. Sorriso largo e fitinhas do Bonfim nas mãos, ela recepciona turistas nos aeroportos e portos das cidades, participa de festas de largo e carnavais, dentro e fora do país, e representa o Brasil em eventos nacionais e internacionais.

De acordo com a Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares no Estado da Bahia (ABAM) existem na Bahia, aproximadamente, seis mil profissionais (em torno de três mil em Salvador) que vivem e sustentam suas famílias através do ofício de baiana (ou baiano) do acarajé ou do receptivo turístico, já reconhecido como bem imaterial brasileiro, tombado no Livro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2005, e da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), desde 26 de outubro de 2012. (Fonte: Setur BA. Foto: silvianasci/flickr)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Temporada de cruzeiros deve trazer 240 mil pessoas à Bahia

O primeiro navio da temporada de cruzeiros 2012/2013 no litoral brasileiro chegará a Salvador neste sábado, 24, e será recepcionado por baianas caracterizadas, na véspera do dia da baiana (25 de novembro). O navio MSC Fantasia atracará no porto com quatro mil passageiros a bordo, às 10h. O transatlântico saiu de Tenerife, Espanha, e tem como destino final a cidade de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro.
Salvador será a única capital do Nordeste que receberá o Fantasia em seu porto. Até abril, de acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), 240 mil passageiros de 94 cruzeiros marítimos passarão pelos portos da Bahia (Salvador e Ilhéus).

Além do MSC Fantasia, o Oceanus, da Seven Sea Mariner, desembarca com cerca de 800 passageiros no mesmo dia. Já no domingo (25), serão mais duas embarcações e  três mil turistas. A temporada de cruzeiros contará ainda com a chegada de 23 embarcações em dezembro, 22 em janeiro, 20 em fevereiro, 20 em março e duas em abril, informa a Setur.

Ilhéus, também inicia a temporada neste sábado (24), recepcionando o Grand Celebration, da agência Opção, com 1,7 mil turistas a bordo. Durante a temporada, a cidade receberá 75 mil passageiros.
O secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli, terá um encontro com os comandantes do navio e representantes da MSC Cruzeiros. (Fonte: Setur Ba)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Livro sobre Clarindo narra história da vida cultural de Salvador

Clarindo Silva e Cantina da Lua: porta de entrada para o Pelourinho (reprodução/livro)


Todo mundo estranha o fato de que em Salvador o Dia da Consciência Negra - que será comemorado nesta terça-feira, 20 de novembro - não seja feriado. Não precisa. Desta cidade partiram importantes movimentos que resultaram em ações concretas hoje existentes por todo o país. Das ruas do seu Centro Histórico, por exemplo, entre os anos 70 e 80, surgiu o politizado Movimento Negro Unificado (MNU).

Essa parte da história da Cidade da Bahia poderá ser conhecida com um bom "molho" dos costumes, festas e modo de ser de seus moradores através da biografia de um típico morador da capital, "Clarindo Silva, o Dom Quixote do Pelourinho", do jornalista Vander Prata, que será lançada nesta terça-feira, 20, na Assembléia Legislativa, Centro Administrativo, às 16h30.

Para saber quem é Clarindo, é preciso dar uma chegadinha ao Terreiro de Jesus, onde reina um dos mais tradicionais restaurantes daquela região, a Cantina da Lua. Se preferir, leve o livro, sente lá mesmo, peça uma bebida, um tira-gosto e leia, olhando em volta. Clarindo Silva é figura popular no Centro Histórico e a sua cantina, ponto de partida para as ruas e ladeiras tão cheias de atrativos para o turismo.

Ela é vista logo que o visitante passa da Praça da Sé para o Terreiro de Jesus, localizada defronte ao prédio da antiga Faculdade de Medicina, na esquina com a Rua Alfredo de Brito. Mesmo com a fachada escondida por toldos, colocados para dar mais conforto aos clientes, a beleza do casarão antigo ainda pode ser apreciada. Melhor ainda provar as delícias típicas do cardápio. Por suas mesas, já passaram artistas, políticos, jornalistas, intelectuais, visitantes ilustres e também os desconhecidos. É neste ambiente que se desenvolve a narrativa de "Clarindo Silva, o Dom Quixote do Pelourinho".

Cantina nos anos 1970


O livro conta como dali saíram/surgiram as primeiras conversas que resultaram nos famosos blocos de carnaval Ilê Ayiê, Olodum e Badauê, e as primeiras reuniões de criação do Movimento Negro Unificado. Foi o quartel general dos melhores do samba de Salvador: Batatinha, Riachão, Edil Pacheco, Walmir Lima, Bob Laô, Chocolate da Bahia, Ederaldo Gentil, Paulinho Camafeu, Claudete Macedo, Panela e tantos outros. Parte da história está nas paredes do restaurante, onde placas de ruas, avenidas, alamedas e viadutos homenageiam artistas e personalidades amigas da casa.


Placas de rua homenageiam os ilustres que ali passaram



O autor, que gravou mais de 80 horas de depoimentos com Clarindo, a família e amigos, narra também as lutas pela preservação do Centro Histórico. Uma das iniciativas, o Projeto Cultural da Cantina da Lua, nos anos 1980, por exemplo, realizou em  mais de dez anos cerca de 800 shows no Largo do Terreiro de Jesus. "A Cantina da Lua tornou-se morada, porto, festa, bênção, castelo, farol de São Salvador. Um espaço de baianidade único, pois Clarindo de tudo cuida e conserva, mesmo a despeito das ressacas, das marés, dos tempos de glória e decadência do Pelourinho", afirma Vander.

Autor, obra e personagem central

Vander Prata é jornalista, radialista e publicitário, atua desde 1975 na imprensa baiana, foi repórter e editor-chefe do Jornal da Bahia, colaborador de A Tarde, diretor de jornalismo da TV Educativa, Sub-Secretário de Comunicação da Prefeitura de Salvador e repórter nas sucursais de O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, O Globo e da Editora Abril, entre outros trabalhos.

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, será celebrado também com os lançamentos das biografias do jurista Milton Santos, escrita pelo jornalista Waldomiro Santos Júnior, e do psiquiatra  Juliano Moreira, pelo jornalista Alexandre Lyrio, também da coleção "Gente da Bahia".

domingo, 18 de novembro de 2012

Um passeio ao passado em nova loja de shopping

Há lojas que vale entrar não só pelos produtos mas também pela beleza


Feriadão sem viagem pede uma ida ao shopping, para um café, comer um doce, ver as vitrines,  aproveitar as lojas sem o tumulto do grande número de pessoas pra lá e pra cá. Escolhi o Salvador Shopping, perto de casa, localizado na Avenida Tancredo Neves. Engano, o shopping estava cheio! Mesmo assim... (ooops, o que é aquilo ali?) encontrei coisas interessantes, como a nova Loja Granado (não, não é um post patrocinado). O que me chamou a atenção? As referências históricas, na decoração, nos produtos e imagens expostas. A loja vende perfumes, talcos, sabonetes entre outros produtos das tradicionais marcas Phebo e Granado, mas, como um cenário de filme antigo, é um verdadeiro passeio ao passado. Então, conheça a história antes do passeio...

Cartões de publicidade: viagem pela história dos  de produtos 

"Botica mais antiga do Brasil, a Granado foi fundada em 1870, pelo português José Antônio Coxito Granado. O estabelecimento ficava na rua Direita, 14/16, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da época. Hoje, esta rua chama-se Primeiro de Março, e a Granado lá permanece com suas portas abertas. 
Em seus primórdios, a ‘pharmácia’ manipulava produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras, cultivadas no sítio do seu fundador, em Teresópolis (RJ). Além desses medicamentos, Coxito ainda importava produtos da Europa e adaptava suas fórmulas para os padrões e as necessidades dos brasileiros e daqueles que aqui moravam." Leia mais...
Agora, algumas imagens do local...

Estante remete às boticas antigas

Os adicionais: livro "Marcas de Valor no Mercado Brasileiro",
editado pelo Senac Rio, que apresenta a história de produtos cujos nomes,
rótulos e fórmulas sobreviveram aos anos.
Mais livros: frutas brasileiras e como se cuidar

Na parede, o fundador, Coxito Granado (esquerda), e o criador do polvilho antisséptico, João Bernardo. 

"Em 1903, João Bernardo Granado, irmão de Coxito, criou o Polvilho Antisséptico, produto mais antigo e carro-chefe da empresa. Sua fórmula, que teve registro aprovado por Oswaldo Cruz, permanece inalterada."

Depois da viagem histórica, mais um pouco de coisas agradáveis. Há duas exposições para serem visitadas no Salvador Shopping. Uma apresenta fotos de orquídeas, captadas pelas lentes de Carlos Colavolpe. A outra, de Ruy Rezende, "Bahia de Todos os Contrastes",  com fotos da Baía de Todos-os-Santos, suas praias, paisagens e pessoas.

Como um shopping não é apenas de compras, as Orquídeas de Colavolpe e ...
...a Baía de Todos os Contrastes de Ruy Rezende.
Finalize com um "alô" para o Papai Noel, que já está em plena atividade,
ouvindo pedidos de presentes e posando para fotos com a garotada!
Published with Blogger-droid v2.0.4

Monica San Galo expõe acrílico sobre tela no Rio Vermelho

“Um cafezinho com bolachas, um fim de tarde calmo e fresco, um vestido favorito, um livro cheio de histórias e conversas amigueiras”. Estas são as sensações que a artista plástica Monica San Galo pretende oferecer aos visitantes da exposição Estampados & Filigranas, que será aberta nesta terça-feira, 20, no Espaço de Arte Nino Nogueira Décor, na Praia da Paciência, bairro do Rio Vermelho. As obras em acrílico sobre tela traduzem, segundo ela, suas recordações e cores. Ao experimentar a tinta acrílica,  disse ter se surpreendido com o resultado vivo e brilhante obtido pelos pincéis. “É uma grata surpresa”, festeja Mônica, que pretende com sua pintura conquistar no rosto do observador "um sorriso bom de lembranças felizes e simples". O vernissage acontece a partir das 19h, e a mostra pode ser visitada até 10 de dezembro.

Serviço
O quê: exposição Estampados & Filigranas
Quem: Mônica San Galo
Quando: de 20 de novembro a 10 de dezembro
Onde: Espaço de Arte Nino Nogueira Decor (Rua da Paciência, 299, Rio Vermelho)

sábado, 17 de novembro de 2012

Luiz Melodia encerra show no TCA com "Negro Gato"

Luiz Melodia foi acompanhado pelo violão-orquestra de Renato Piau
Melodia voltou ao palco sem o paletó para o bis pedido pela plateia
 e cantou "Negro Gato", citando ao final da música os nomes 
 de grandes artistas negros brasileiros, levando o público ao delírio
Fim de show deste sábado, 17. Neste domingo, 18, a partir das 20h,  Luiz Melodia volta ao palco do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, centro antigo de Salvador, para o segundo show na capital baiana dentro do Projeto MPB Petrobrás. O espetéculo tem a participação (abertura) de Karol Guaitolini.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Luiz Melodia no palco do TCA

Renato Piau chegou primeiro ao palco. O músico acompanha Melodia 
Em um show intimista ma muito animado o cantor apresentou sucessos
O público cantou com o músico  Magrelinha, Pérola Negra entre outras
O show de Luiz Melodia, acompanhado apenas pelo violão do músico Renato Piau, aconteceu no sábado, 17, e será repetido neste domingo, 18, a partir das 20h, no Teatro Castro Alves, dentro do projeto MPB Petrobrás.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Baianos lotam TCA para ver Luiz Melodia


Karol Guaitolini no palco do TCA: esperando Melodia
O show do cantor e compositor Luiz Melodia aconteceu neste sábado, 17, e será realizado também neste domingo, 18, em Salvador, dentro do projeto MPB Petrobrás, produzido pela Caderno 2.. O espetáculo, no Teatro Castro Alves, Campo Grande, foi aberto pela cantora Karol Guaitolini. O TCA é o teatro mais importante da Bahia e comemora, em 2012, os 45 anos de sua segunda inauguração. Foi inaugurado em 1958, destruído por incêndio e reinaugurado em 1967.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Artesanato da Bahia é apresentado no Campo Grande

A feira tem grande variedade de peças e ocupa toda a parte central da praça
Cerâmica está entre a variedade de produtos artesanais apresentados 
O evento acontece uma vez por mês no Campo Grande
Se está em casa (ou no hotel), sem programa para este fim de semana, corra para o Campo Grande, no centro antigo da cidade, onde acontece uma bela e variada Feira de Artesanato, promovida pela Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba). A noite de sábado, 17, bastante agradável, foi ideal para um passeio pelo centro do principal jardim da capital baiana, próximo ao Teatro Castro Alves, onde se apresentou o cantor e compositor Luiz Melodia. A feira está com uma grande variedade de produtos artesanais, desde as peças em cerâmica até vestidos, panos e bordados, entre outros. Há, também, feira de plantas e flores e, ainda, barracas de lanches diversos. Vale a pena sair e conferir o evento que continua neste domingo, 18. A feira acontece uma vez por mês. A próxima será de 20 a 23 de dezembro.

Published with Blogger-droid v2.0.4

terça-feira, 13 de novembro de 2012

American Air Lines amplia oferta em voos para a Bahia

Salvador agora terá 870 assentos semanais nos voos regulares da American Air Lines, que sairão cinco vezes por semana de Miami, nos Estados Unidos. O aumento de 40% na oferta de poltronas nas operações da companhia para a capital baiana foi anunciado durante evento comemorativo dos quatro anos de atividade da empresa na Bahia , que contou com a presença do diretor nacional de Vendas e Marketing, Dilson Verçosa, do secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli, e de agentes e operadores locais. A partir da próxima quinta-feira, não haverá mais escalas em Recife", sentenciou Verçosa.

A aeronave que fará a operação é um Boeing 757 com 174 assentos, sendo 14 executivos e 160 classe econômica, com preço médio de US$ 1 mil. Ainda conforme Verçosa, a Bahia foi uma aposta que deu certo e, mesmo com a crise financeira internacional, se consolidou, com uma ocupação que chega a 70%.O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, ressalta a presença da companhia no mercado baiano e afirma que graças aos voos  da American Air Lines, os desembarques diretos dos Estados Unidos em Salvador saltaram de 2,8 mil, em 2008, para mais de 20 mil, em 2011. (Fonte: Setur)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pesquisa da ABIH revela dificuldades da hotelaria em outubro

A hotelaria de Salvador fechou o último mês de outubro com uma ocupação média de 61,69% e diária média de R$ 191,59. Estes são os indicadores da pesquisa Taxinfo, realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Bahia e Brasil. Na capital baiana participam da pesquisa 20 hotéis de grande e médio porte, que juntos somam 3.400 apartamentos. Os dados são fornecidos mensalmente pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva e a média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem na capital.

Comparando-se estes resultados com os de meses anteriores (agosto e setembro), verificam-se ligeiras oscilações que não chegam a confirmar o esperado aquecimento de outubro em função dos eventos e congressos na cidade. Já a comparação dos dados de Salvador com igual levantamento realizado em outras capitais no mesmo período observa-se que a taxa de ocupação de Salvador de outubro (61,69%) situou-se abaixo da verificada em Aracaju (74,20%), Belo Horizonte (64,30%) e Vitória (64,46%).

No que diz respeito à diária, o valor médio cobrado na capital baiana em outubro (R$ 191,59) revelou-se novamente inferior à média de Aracaju (R$ 213,76), Belo Horizonte (R$ 253,36) e Vitória (R$ 203,97). A informação da capital mineira refere-se à média apresentada por 17 hotéis que oferecem 2.500 quartos (18,7% do total), enquanto que os números de Aracaju referem-se a oito hotéis com 830 quartos (18,1% do total da cidade).

De acordo com o levantamento da Abih-BA, os indicadores conjunturais revelam as dificuldades da hotelaria em Salvador, cujas baixas diárias e taxas de ocupação refletem a grande expansão da oferta de meios de hospedagem dos últimos anos. "Espera-se que o turismo de eventos, associado à aproximação das festas de final de ano, traga um aquecimento para o setor e melhores perspectivas para alta estação de 2013", pondera o presidente da instituição no estado, José Manoel Garrido. (Fonte: ABIH-BA)

Boa semana!

Published with Blogger-droid v2.0.4

sábado, 10 de novembro de 2012

BASV comemora 70 anos com exposição de aeronaves

Visitantes puderam caminhar junto aos principais aviões da FAB
A Base Aérea de Salvador, criada em 5 de novembro de 1942, na capital baiana, comemorou neste sábado, 10, os seus 70 anos de fundação com uma grande festa e exposições das principais aeronaves militares pertencentes à Força Aérea Brasileira. Além do 'anfitrião', o Orion P-3AM, avião de patrulha do 1º/7º Grupo de Aviação - Esquadrão Orungan, sediado na BASV, o público que compareceu ao evento "Portões Abertos" pode ver caças supersônicos F-5, tucanos AFA T-27 da Academia da Força Aérea, os cargueiros C-130 Hércules e C-105 Amazonas, o EMB-111 Bandeirante de Patrulha e as estrelas do dia, as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, que chegaram a Salvador no início da tarde de sábado.

Hangar do Esquadrão Orungan e Orion P-3AM de patrulhamento da costa 
A festa aconteceu no hangar principal do Esquadrão Orungan, onde foram montadas exposições de equipamentos militares, tatame para artes marciais, um pequeno parque de diversão para as crianças, área de alimentação e áreas para demonstração de cães policiais da Polícia Militar da Bahia, atração que dividiu a atenção das crianças com os aviões maquete e aeromodelos, também expostos durante a festa. No interior do prédio de comando do 1º/7º, outra mostra "contava" a história da aviação de patrulha no Brasil, através de fotos, vídeos, equipamentos e uniformes.

Ten Cel Morau e Major Santos recebem fotos históricas para acervo da BASV
Os portões da base foram abertos às 9h e a programação aconteceu até as 17h. Houve demonstração de voo dos Tucanos da Academia da Força Aérea, do P-3 e dos aviões da Esquadrilha da Fumaça, que em dois rasantes deram uma prévia do show aéreo que será realizado neste domingo, 11, às 16h, no Farol da Barra, ainda em comemoração ao aniversário da base de Salvador.

T-27 da Esquadrilha da Fumaça em voo de apresentação antes de pousar 
Crianças puderam conhecer por dentro a aeronave Amazonas
Banda da BASV, cuja primeira formação data de 1947, emociona o público com  a música "Aquarela do Brasil"
Casal de Chorrochó (BA), Santos e Gracielly,  aproveita o passeio com filhos e sobrinhas
Cão policial Praia descansa e posa pra fotos com fãs que o viram em ação
Piloto da Esquadrilha da Fumaça pouco depois do pouso em Salvador
Antigo avião de patrulha Neptuno P-15. Com ele, tripulações
do 1º/7º GAV deram à BASV dois recordes de permanência no ar
Uma unidade militar não é atração turística, mas não custa mostrar um pouco da beleza da base da Aeronáutica em Salvador. Sua área é toda arborizada e gramada, há um lago, capela, hospital, prédio de comando e um pequeno terminal de desembarque de autoridades, entre outros equipamentos. Criada em 5 de novembro de 1942, através do decreto 4.916, com a missão de apoiar os aliados durante a II Guerra Mundial (1940-1945), após o final da guerra passou a sediar o grupo de aviação responsável por patrulhar as 200 milhas do mar territorial do Brasil. O esquadrão de patrulha foi criado em 8 de novembro de 1947. Sua insígnia, que representa a divindade do ar Orungan, foi criada pelo artista plástico Mário Cravo.  A BASV está sob o comando do Coronel Aviador Mauricio Carvalho Sampaio. O 1º/7º GAV Esquadrão Orungan é comandado pelo Tenente-Coronel Aviador Fábio Luís Morau.

Portões de entrada e saída foram abertos aos moradores de Salvador
Prédio do comando: exemplo da arquitetura militar dos anos 40
Capela de Nossa Senhora do Loreto, padroeira dos aviadores
Por-do-sol no caminho  da base aérea, região militar do aeroporto de Salvador
Anfitrião da festa, Orion P-3 saudou os visitantes e sua base com voos rasantes

E, por fim, para matar a curiosidade sobre a foto doada ao acervo da BASV, lá vai: no dia 8 de dezembro de 1961, a tripulação (foto abaixo) do FAB 7013 Neptuno P-15 saiu em missão de patrulhamento entre Porto Alegre (RS) e Belém (PA) voando durante durante 24 horas e 35 minutos (sem pousar para abastecer), batendo o recorde sul-americano de permanência no ar em 9 de dezembro de 1961. O recorde foi quebrado novamente pela tripulação do FAB 7011, em 1967. 

Primeira tripulação recordista sulamericana de permanência no ar da BASV