segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Salvador vista por moradores em exposição no Forte de Santa Maria


A exposição fica no espaço aberto da fortaleza histórica (Fotos: Jefferson Peixoto/Secom/PMS) 

Uma  exposição com 24 fotografias da capital baiana escolhidas entre 2,6 mil imagens enviadas ao Instagram da Prefeitura com a hashtag #AquiÉSalvador acontece até o dia 31 de agosto no Espaço Fragmentos, em frente ao Forte de Santa Maria, no Porto da Barra. As fotos selecionadas foram publicadas no aplicativo, usando tambéms as hashtags #ExpoAquiéSalvador e #VisitSalvadordaBahia, entre os dias 6 e 12 de agosto. O acesso é gratuito.

A ideia de mostrar a cidade pelo olhar de seus moradores, a partir de um desafio nas redes sociais, partiu da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Poderiam participar imagens dos bairros, seus atrativos turísticos ou populares, e também de localidades pertencentes à capital baiana, como as Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos.

Autores das fotos mostram aos turistas sua visão da cidade em que vivem


A Prefeitura informou que o objetivo era "divulgar e promover positivamente a cidade, despertando diferentes olhares para turistas e cidadãos que acompanham a capital baiana nas redes sociais, a partir de fotografias que representem um olhar diferenciado sobre a capital baiana".

De acordo com a Prefeitura, as fotos marcadas com a hashtag do desafio receberam 46.265 impressões de visitantes. A impressão diz respeito à quantidade de vezes que um perfil é visto na rede social. Neste mesmo período, de 6 a 12 de agosto, foram catalogadas 3.167 visualizações das imagens que abrigam as palavras-chave. O maior número de acessos foi realizado por mulheres (55%). E a faixa etária da maioria dos visitantes ficou entre os 25 e 34 anos (41%) e de 35 a 44 (27%).

E já que estará no Santa Maria para ver a exposição #AquiÉSalvador, aproveite e entre no forte e conheça o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana. São cerca de 5 mil fotos de aproximadamente 100 fotógrafos, "ciceroneados" pelo fotógrafo francês, que durante muitos anos de sua vida se radicou em Salvador, Pierre Fatumbi Verger. Na exposição "Paisagens Urbanas", através de um aplicativo o turista poderá ver fotografias de diversos bairros da cidade (não apenas pontos turísticos). Do lado de fora, das 18 às 19 horas, há projeções de fotografias na fachada do forte.

Forte de Santa Maria (Porto da Barra)


Aproveite e faça turismo. Só pra lembrar, na Barra existem três fortalezas históricas transformadas em espaços culturais abertos ao público: o Forte de Santa Maria, com o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana; o de São Diogo, com o Espaço Carybé das Artes, e o Forte de Santo Antônio da Barra, o mais famoso de todos, onde fica o farol, com o Museu Náutico. Sempre recomendo um tour com visita aos três. Se o turista for também um forte, pode fazê-lo caminhando pelo calçadão.

Forte de São Diogo (Porto da Barra)


Caso queira conhecer apenas os localizados no Porto (Santa Maria e São Diogo), o ingresso para os dois custa R$ 20 (R$ 10 a meia), menos às quartas-feiras, cuja entrada é gratuita. Funcionam de quarta a segunda-feira, das 11 às 19 horas. Faça diferente, e veja o pôr-do-sol do São Diogo, um visual muito bonito da Baía de Todos os Santos com a Ilha de Itaparica defronte à ele, onde o sol se põe em determinadas épocas do ano. Bom passeio!

Praia do Porto da Barra e o Forte de São Diogo visto do Forte de Santa Maria (Foto: Max Haack?Secom/PMS)


quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Começa hoje a Festa Literária Internacional do Pelourinho

Palco principal  terá apresentações, entre as quais o músico e escritor Moraes Moreira (Foto: Leto Carvalho/DIV)


Começa nesta quarta-feira, 8, e vai até domingo, 12 de agosto, a Festa Literária Internacional do Pelourinho 2018 - Flipelô, com o tema "a amizade é o sal da vida”, quando serão homenageados os escritores baianos e amigos João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado. A FLIPELÔ, realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado e o SESC, vai encher as ruas do Centro Histórico de Salvador, especialmente o Largo do Pelourinho, de ampla programação com mais de 50 atividades ligadas à arte e à literatura.

Durante os cinco dias, o público esperado de 50 mil pessoas poderá se divertir e assistir a mesas de debates, bate-papos com públicos de todas as idades, encontros com autores, lançamentos de livros, saraus de poesia e intervenções de slams, programação infantil, exposições, feiras gastronômicas, apresentações teatrais e musicais. Leia a seguir a programação completa e veja neste post (clique aqui) informações sobre atividades, gastronomia, estacionamento, promoções, entre outras.


PROGRAMAÇÃO FLIPELÔ 2018

8/8 – Quarta-feira

ABERTURA OFICIAL

Teatro SESC–SENAc PELOURINHO- 18h 
Mesa de debate 
Escravidão e Liberdade
Lilia Schwarcz (SP)  
João José Reis (BA)
Wlamyra Albuquerque (BA)

Lançamento do livro
Dicionário da escravidão e liberdade, Lilia Schwarcz e Flávio Gomes (organizadores).
Largo do Pelourinho - 20h
Concerto Afro Barroco
Do jeito que o rei mandou
Mateus Aleluia e o Bonde Musical (BA)

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Festa literária vai ocupar ruas do Pelourinho de 8 a 12 de agosto

Casarão azul da Fundação Casa de Jorge Amado é o ponto de referência da Flipelô (Foto: Silvianasci)


A 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô, promovida pela Fundação Casa de Jorge Amado começa nesta quarta-feira, 8, e vai até 12 de agosto, ocupando as ruas e casarões do Centro Histórico de Salvador. Com uma programação de mais de 120 atividades, acontecerá em  13 espaços do Centro Histórico de Salvador, nas ruas e entornos, e uma estimativa de público de  50 mil pessoas.

Durante cinco dias, o Pelourinho e adjacências vão vier em clima de festa, com mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, exposições, apresentações teatrais e musicais, contação de histórias infantis e atividades lúdicas, além da boa gastronomia baiana.

A Rota Gastronômica Amados Sabores contará com a participação de 20 restaurantes do Centro Histórico, que produzirão pratos com preços especiais e receitas inspiradas no livro de Paloma Amado, “A Comida Baiana de Jorge Amado”. A festa homenageia o escritor João Ubaldo Ribeiro, grande amigo de Jorge Amado, inspirador da festa.

Fique atento às promoções garantidas pelos organizadores

** Ao chegar ao Pelourinho, use como ponto de referência o casarão azul da Fundação Casa de Jorge Amado, instituição mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Shopping da Bahia e organizadora do evento.

** Nos dias da Flipelô, monitores nas ruas cuidarão da orientação ao público, que poderá comprar com descontos em 58 lojas da região, sinalizadas com uma flâmula na fachada onde está escrito "Estou na Flipelô".

** A Elite Taxi disponibilizará 20% de desconto para todos os passageiros que se dirigirem à Festa Literária. Para aproveitar o benefício basta usar a senha "Estou na Flipelô".

** Quem for de carro, poderá estacionar pagando tarifa única nos dois estacionamentos da Delta Parking (o da Praça das Artes, na Avenida JJ Seabra, 190, Baixa dos Sapateiros, e o da Rua Inácio Accioly, 18, Largo Pedro Arcanjo). Para tanto, basta solicitar o selinho nos locais credenciados – Chocolates Marrom Marfim, Loja da Fundação Casa de Jorge Amado, Livraria Oficial da Flipelô, Casa das Editoras Baianas, bilheteria da Arena e do Teatro Sesc-Senac e restaurantes participantes da Rota Gastronômica.

** Os turistas que virão de outros estados, podem aproveitar os descontos nas passagens aéreas da LATAM e para locação de veículos da UNIDAS.

** Também para os turistas de outras cidades, no quesito hospedagem, além do Pestana Convento do Carmo (localizado no Centro Histórico), hotel oficial da  Festa Literária, nove hotéis, pousadas e hostels participam do evento, oferecendo tarifas especiais.