quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Varanda do Sesi volta a funcionar no Rio Vermelho

O espaço cultural ocupa um charmoso casarão à beira-mar no bairro boêmio de Salvador

Mais notícias boas sobre a bela Salvador. Após 14 meses e um investimento de R$ 2 milhões, o bairro do Rio Vermelho recebe de volta um dos seus tradicionais espaços culturais: o Teatro do Sesi, onde fica a tradicional Varanda onde acontecem espetáculos musicais.

Instalado em um dos casarões antigos na orla do bairro desde 1997, o espaço é composto, além do teatro de da varanda, de uma área para administração e um centro cultural. De brinde, o mar revolto bem próximo que proporciona um belo espetáculo de ondas batendo nas rochas.

O público poderá ver como ficou o espaço já nesta sexta-feira, 29, com a estreia do espetáculo "Love", monólogo com a atriz Cyria Coentro, a partir das 20h.

Além disso, também no espaço acontecerá o Festival "Que Onda! Movimento Internacional da Cultura da Infância e Juventude", de 1º a 15 de dezembro, com mostras de artes cênicas, mesas redondas, oficinas, intercâmbio de experiências exitosas e educacionais direcionadas a educadores, diretores, jovens e crianças, apresentadas por grupos do Brasil, Espanha e Portugal.

Nesta sexta-feiras, 28, continua a "Mostra SESI de Teatro", às 20 horas, com espetáculos de grupos de teatro da Oxiteno, Bahiagás e Embasa. a ação faz parte do trabalho do SESI através do programa Arte na Empresa. (Fonte: Fieb/Sesi. Foto: Roberto Abreu / Coperphoto / Sistema FIEB)

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Roda de capoeira torna-se patrimônio imaterial da humanidade


Em Salvador, veja roda de capoeira no Terreiro de Jesus (Centro Histórico)

Hoje é dia de festa em Salvador. A Roda de Capoeira, um dos ícones do turismo soteropolitano, acaba de ser reconhecida, pela Unesco, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A aprovação, durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda, aconteceu em Paris.

A Roda de Capoeira se junta ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), à Arte Kusiwa- Pintura Corporal (AP), ao Frevo (PE), e ao Círio de Nazaré (PA), já reconhecidos como patrimônios culturais da Humanidade.

A roda, além do Ofício dos Mestres de Capoeira, já haviam sido reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano de 2008, e estão inscritos no Livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro de Registro dos Saberes, respectivamente.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

MTur faz consulta pública sobre qualificação profissional

Com o objetivo de elaborar as a Política Nacional de Qualificação em Turismo, o Ministério do Turismo abriu uma consulta pública para debater o conjunto de diretrizes para a elaboração da Política Nacional de Qualificação em Turismo (PNQT). De acordo com o ministério, o documento (clique aqui para conhecê-lo)fica à disposição do público até 3 de dezembro.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Baianas comemoram seu dia com missa na Igreja do Rosário


Igreja de Nossa Senhora do Rosário às Portas do Carmo e seu belo azul
Esta terça-feira, 25, é dia de festa para as baianas. Elas comemoram seu dia com missa, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário às Portas do Carmo, mais conhecida como Igreja do Rosário dos Pretos, localizada no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.

Desde 2005, as baianas do acarajé têm o ofício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A figura da baiana representa do estado em grandes acontecimentos

De acordo com dados da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (Abam), existem cerca de três mil profissionais atuando somente na capital baiana.

“No momento estamos fazendo um mapeamento para saber qual é o número real de baianas que existem na cidade, pois nem todas que trabalham na cidade fazem parte da associação”, explica a presidente da instituição, Rita Santos.

Segundo ela, hoje o ofício está disseminado também por todo o país. A Abam já identificou baianas trabalhando em cidades como Fortaleza, Rio de janeiro, Recife, São Paulo e Porto Alegre.

Baianas de eventos, uma das categorias da profissão de baiana

História - Iniciado no período da escravidão, a venda do acarajé acontecia somente à noite por mulheres, que mercavam caminhado pelo centro da cidade. Essa forma de comercializar o produto durou até a primeira metade do século XX, período em que o bolinho ainda era vendido só com pimenta. Com os primeiros tabuleiros abancados vieram os recheios que conhecemos hoje (vatapá, camarão, salada etc).

Ione, baiana que vende acarajés em grandes eventos, como o Carnaval

As bancas ou tabuleiros são passados de uma geração a outra, assim como crença nos orixás cultuados nos terreiros de candomblé. (Fonte: Agecom. Fotos: silvianasci/salvadoremumdia)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Definidos requisitos para selo "Blog parceiro do Turismo"

Já estão prontas as regras para o selo “Blog parceiro do Turismo”, que vai reconhecer os blogs que fomentam destinos brasileiros e praticam um bom jornalismo na internet. A informação é do Ministério do Turismo (MTur).

De acordo com documento, o blogueiro deve publicar textos autorais, fotos com crédito e ter pelo menos duas publicações mensais que tratem de destinos brasileiros, além de demonstrar atividade e responder às dúvidas dos leitores.

Para ganhar o selo, comprovando que atende aos requisitos, os interessados devem enviar o pedido para o mtur.gestao@gmail.com. Os aprovados serão divulgados no portal institucional do Ministério do Turismo e nas redes sociais do MTur.

A definição de parâmetros, regras e critérios para a concessão do selo foi feita por meio de um processo colaborativo com sugestões públicas, de blogueiros, depois analisadas e consolidadas por analistas de comunicação.

O lançamento do selo foi feito pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, na 42ª Abav-Expo. (Fonte: Mtur)

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Agentes da Estônia estão na capital baiana

Não resistiram em posar no Farol da Barra (Rita Berreto/Bahiatursa)

Os seis agentes de viagens da Estônia (país da Europa Setentrional, cuja população é menor que a de Salvador) estão passeando pela capital baiana e pela Costa dos Coqueiros em uma visita de familiarização cujo objetivo é estreitar relações e possivelmente criar um voo entre a Bahia e aquele país, com escala em Portugal. O Fam Trip é promovido pela Bahiatursa em parceria com a Companhia Aérea TAP.

Eles já estiveram no Farol da Barra e no Pelourinho, no Mercado Modelo e na famosa Igreja do Senhor do Bonfim. Nesta quinta-feira, 13, a visita será à Praia do Forte.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Atenção turistas: jogar lixo na rua vai dar multa em Salvador

A Prefeitura de Salvador já começou a treinar agentes de fiscalização para o cumprimento da Lei 8.512/13 que está em fase de regulamentação e que vai punir com multa a quem jogar lixo nas ruas da capital baiana. Um decreto assinado pelo prefeito ACM Neto deverá ser publicado até o início de dezembro definindo os valores das multas para quem infringir a legislação. 

Domingo é dia de ir sambar nos largos do Pelourinho

No próximo domingo, 16, sambistas baianos vão se reunir, a partir das 15h, nos largos do Pelourinho, no Centro Histório, para a 7ª edição da festa oficial da União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba). O evento vai contar com a participação de nove blocos e acontecerá  nos largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Praça Tereza Batista. Para ter acesso à festa basta levar 400g de leite em pó e trocar pela pulseira personalizada que dará acesso aos locais dos shows.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Soteropolitanos gostam de viajar pelo Brasil, revela estudo

Estudo divulgado pelo Ministério do Turismo revela que oito entre dez baianos escolhem destinos do próprio país para suas viagens e os moradores de Salvador são os brasileiros que mais desejam viajar pelo Brasil.

Os dados fazem parte da Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, realizada todos os meses sob encomenda do ministério. Entre as sete capitais pesquisadas - no monitoramento do desejo do brasileiro de partir em viagem pelos próximos seis meses - o maior percentual positivo foi o dos baianos.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Base Aérea abre portões neste domingo para público de Salvador

Orion P3-AM, o "anfitrião" da festa na BASV deste domingo, 9

Neste domingo, 9, acontece em Salvador um evento para os que gostam de aviação e para a garotada (tenho ido e visto como elas amam entrar nas aeronaves, conversar e fazer selfies com os profissionais da Força Aérea Brasileira que pilotam e/ou cuidam da mecânica e da segurança dos aviões). A Base Aérea de Salvador abre os portões para o público a partir das 9h até as 18h.