sábado, 14 de julho de 2018

É hoje: Esquadrilha da Fumaça no Farol da Barra e outras notas


As acrobacias aéreas serão realizadas sobre uma das áreas mais bonitas de Salvador (Foto: Jefferson Peixoto/PMS)

O show aéreo começa às 16h em Salvador: chegue cedo ao Farol da Barra

Finalmente! Logo mais, a partir das 16h, sete aeronaves Super Tucano A-29 da Esquadrilha da Fumaça, pilotadas por militares da Força Aérea Brasileira, fazem uma apresentação inédita em Salvador. O evento acontece na região do Farol da Barra. É a primeira vez que o Esquadrão de Demonstrações Aéreas da FAB se apresenta em Salvador com o A-29, adotado em 2013. A última vez do EDA que os soteropolitanos viram, ao vivo, aconteceu em 2012, ainda com o antigo equipamento. A Esquadrilha da Fumaça, que chegou à capital baiana ontem, 13, promete acrobacias inéditas para o público baiano. Leia dicas das melhores localizações para ver o show clicando aqui.


O A29 é a 5ª aeronave adotada pela Esquadrilha da Fumaça em seus mais de 66 anos de existência

****

Nova Sala do Coro já está em pleno funcionamento no TCA e hoje tem peça

Sala do Coro do TCA (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Depois do show aéreo, vá relaxar no teatro! Neste sábado, 14, na nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves, às 20h, haverá sessões do premiado monólogo "Os Pássaros de Copacabana", de Marcelo Praddo, com direção de Gil Vicente Tavares. Ator e diretor foram agraciados com o Prêmio Braskem de Teatro 2018 por este trabalho. O equipamento foi entregue totalmente recuperado agora em junho, e foi  a segunda entrega do projeto Novo TCA. A primeira, a Concha Acústica, aconteceu em em maio de 2016, e contou com um investimento de cerca de R$ 80 milhões do Governo do Estado.

*****

Prefeitura e ABIH-BA lançam programação do Road Show 2018 na próxima segunda

Praça da Sé, onde fica a Casa do Carnaval, local da entrevista coletiva da ABIH-BA e Secult (Foto: Silvianasci)

Com o objetivo divulgar o destino turístico Salvador, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Regional Bahia (ABIH-BA) lançam nesta segunda-feira, 16, a programação do Road Show 2018. A entrevista coletiva, com as presenças do secretário de Cultura e Turismo do município, Cláudio Tinoco, e do presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos começará às 10h, na Sala de Cinema da Casa do Carnaval, localizada na Praça da Sé (Centro Histórico). O Road Show também terá o objetivo de capacitar agentes de viagem e operadores de turismo em diversas cidades do Brasil e da América do Sul, além de apresentar as novidades da capital (requalificações da nova orla e os novos equipamentos culturais). Na entrevista, a ABIH-BA apresentará o balanço do setor hoteleiro no primeiro semestre de 2018.

****

Salvador fecha o primeiro semestre de 2018 com aumento na ocupação hoteleira
Segundo a tabela da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, o primeiro semestre de 2018 foi positivo para os hotéis de Salvador. De acordo com a ABIH, Salvador teve 61,34% de ocupação, percentual superior ao mesmo período de 2017 que foi de 55,39%. O mesmo relatório - Diária Média e Ocupação dos 26 maiores hotéis da capital baiana - apresentou o mês de Junho de 2018 com ocupação de 47,11 %, sendo superior 4,44 pontos percentuais ao mesmo período do ano anterior.

****

Os grandes congressos estão de volta. Aguarde 2020
Por falar em hotéis, a capital baiana será sede do maior e mais importante evento da hotelaria brasileira, o Conotel. O Congresso Nacional de Hotéis acontecerá em 2020, mesmo ano em que a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Bahia) completará 50 anos. Salvador foi escolhida através de uma eleição realizada em maio durante a edição 2018 do Conotel, em Fortaleza, concorrendo com Foz do Iguaçu, Porto Alegre e João Pessoa. A última edição do evento na capital baiana ocorreu em 1978.

****

Cresce o tráfego no aeroporto internacional de Salvador

Saguão principal do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães (Foto: Will recarey/Divulgação)

Quem informa é a nova administradora do equipamento, a Vinci Airports, que assumiu o Aeroporto Internacional de Salvador em 2 de janeiro deste ano. De acordo com a empresa, houve um crescimento de 1,3% no segundo trimestre de 2018, apesar dos protestos dos caminhoneiros que paralisaram o país em maio. A crise ocasionou a falta de fornecimento de combustível de aviação em todos os principais aeroportos do Brasil e levou à redução na demanda e taxas de ocupação. O aeroporto de Salvador no entanto, segundo a Vinci, foi capaz de manter o fornecimento de combustível durante a crise e algumas companhias aéreas internacionais fizeram dele um ponto de abastecimento antes de deixarem o país. Acima de tudo, o aeroporto de Salvador conseguiu se manter em alta, com taxas de ocupação acima de 80% no segundo trimestre. O tráfego nos 36 equipamentos operados pela Vinci em todo o mundo esteve 7,4% acima em relação ao segundo semestre de 2017, com 42,9 milhões de passageiros atendidos nos aeroportos da rede naquele período, concluiu a empresa.

****

Abertas inscrições para o Prêmio Capoeira Viva Salvador 2018

FGM abriu inscrições para edital que visa fortalecimento e valorização da capoeira. O Prêmio Capoeira Viva Salvador – Ano II é destinado a mestres, contramestres, professores, instrutores, pesquisadores e praticantes da Capoeira, bem como representantes de grupos culturais de Capoeira não formalizados de Salvador. Serão premiadas nove propostas de R$ 20 mil e classificadas até cinco propostas suplentes. A prioridade será para projetos que contemplem ocupação criativa de espaços como praças públicas, parques, ruas e museus da capital. As propostas deverão ter execução, desde a pré-produção, prevista para o período compreendido entre 1º de dezembro de 2018 até 30 de julho de 2019. As inscrições seguem até o dia 27 de agosto e devem ser feitas pelo site da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

****

Literatura vai ocupar mais uma vez o Centro Histórico de Salvador

Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho,  promove a Flipelô em agosto (Foto: Silvianasci)

Mas só em agosto! Com o tema “a amizade é o sal da vida”, Salvador recebe, de 8 a 12 de agosto, a 2ª Festa Literária Internacional do Pelourinho. A FLIPELÔ insere Salvador, pelo segundo ano consecutivo, no cenário nacional de eventos literários. Os 13 espaços do Centro Histórico onde a feira será realizada contarão com programação que inclui, além da literatura, apresentações teatrais, musicais, exposições e uma rota gastronômica. Mais de 50 atividades serão realizadas de forma gratuita. Este ano, a festa homenageia o escritor itaparicano João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), a quem é atribuída a frase tema da festa literária, grande amigo do escritor Jorge Amado (1912-2001). A realização é da Fundação Casa de Jorge Amado.

E por falar em literatura...



A dica de leitura de hoje para turistas que pretendem visitar Salvador e para os moradores da cidade também: "Notícias de uma terra dessemelhante - ou como o mal da bixa, o enxota cães, o pulga-prenha, o pau cabeludo e muitas outras preciosidades tiveram vez na Bahia", do jornalista Eduardo Diogo Tavares. Através de crônicas, repletas de curiosidades e informações históricas, Tavares conta a história de uma forma peculiar, passando pela chegada de Caramuru ao Rio Vermelho, a fundação de Salvador até a formação da identidade do povo soteropolitano através da miscigenação de raças, culturas, religiões e interesses. Cada crônica é iniciada por um fato histórico devidamente datado, e nas páginas, além de se deleitar com o texto bem escrito e divertido do jornalista nascido no Rio de Janeiro que por muitos anos viveu na Cidade da Bahia, o leitor ainda fará, com os personagens citados, passeios por pontos turísticos e históricos, e outros locais de relevância na capital baiana. Uma boa dica para o turista leitor é, depois de ler as crônicas, anotar alguns desse lugares para, quando vier a Salvador, dar uma passada neles e conferir como são atualmente.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Confirmada apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Salvador: finalmente os baianos vão ver o Super Tucano A29 em ação na Barra

Agenda oficial foi divulgada pelo EDA

Conforme o blog anunciou em primeira mão, está confirmado: no próximo sábado, 14, tem apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Salvador. O show de acrobacias aéreas, que abre a série de apresentações do Esquadrão de Demonstrações Aéreas da FAB pelo Norte e Nordeste, será realizado sobre o mar da Baía de Todos os Santos, defronte ao Farol da Barra, a partir das 16 horas.

O espetáculo na Barra tem sabor especial para o público soteropolitano que não vê a Esquadrilha da Fumaça desde 2012, quando aconteceu aqui a última apresentação e ainda com o antigo equipamento, o avião Tucano T-27. Será a primeira vez que o público soteropolitano verá o Super Tucano A29, aeronave de fabricação nacional, em ação.

“Para nós, é um grande privilégio poder retornar a essas regiões, realizando doze apresentações com o avião A-29 Super Tucano e representando, de forma bastante profissional, a Força Aérea Brasileira”, afirmou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva.

Outra cidade baiana, Barreiras, também está na agenda de julho, e foi escolhida para encerrar a série de apresentações no dia 29. Naquela cidade, o show acontecerá no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, também às 16 horas. A turnê percorrerá, ainda, as cidades de Aracaju-SE (dia 15), Recife-PE (16), Natal-RN (20), Fortaleza-CE (21), Umirim-CE (22), Jericoacoara-CE (23), São Luís-MA (24), Belém-PA (25), Imperatriz-MA (27) e Porto Nacional-TO (28).

A última apresentação do EDA em Salvador aconteceu em 2012 e ainda com o antigo equipamento (Foto: Silvianasci)
História. A Esquadrilha da Fumaça existe oficialmente desde 14 de maio de 1952. Foi criada a partir da inciativa de instrutores da Antiga Escola de Aeronáutica da Força Aérea Brasileira, que nas horas de folga treinavam acrobacias em grupo. Hoje são mais de 3,8 mil demonstrações, no Brasil e em 21 países. Com o o Embraer A-29 Super Tucano, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) já passou da marca de 100 apresentações. O equipamento foi incorporado em 2013 e completou a fase de adaptação em 2015.

A apresentação que os baianos vão ver no Farol da Barra contará com sete aeronaves. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias, com destaque especial para Lancevaque e Chumboide. De acordo com a FAB, a Esquadrilha utiliza "fumaça ecologicamente correta, baseada no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente".

Saiba mais clicando aqui.




segunda-feira, 2 de julho de 2018

Na carona de "Segundo Sol" Setur anuncia "Bahia cenário de novela"

A Salvador moderna é apresentada na abertura da novela Segundo Sol da Rede Globo

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) não quer perder a oportunidade de vitrine dada pela novela Segundo Sol (exibida de segunda a sábado pela Rede Globo de Televisão às 21 horas e que tem Salvador e a Axé Music como pano de fundo da trama) e anunciou nesta terça-feira, 2, o projeto "Bahia Cenário de Novela".

A proposta apresentada pelo secretário do Turismo José Alves, ao participar das comemorações do histórico "2 de Julho" - quando os baianos relembram e celebram a Independência do Brasil na Bahia onde se deu a expulsão dos portugueses em 1823 - é motivar as operadoras a dar mais visibilidade aos atrativos turísticos do estado.

Secretário do Turismo José Alves (Foto: Setur/Divulgação)


“Temos ainda uma ação do Prodetur que vai beneficiar 18 municípios com intervenções como píers e bases náuticas. Fora isso temos programadas várias reuniões com companhias áreas para trazer mais voos para Bahia”, afirmou.

Vamos aguardar as e cobrar as novidades, mas, enquanto isso, aqui no blog, vamos também relembrar as vezes em que a Bahia e especialmente Salvador já cederam suas ruas, casarões históricos e praias maravilhosas  para as produções artísticas da tevê brasileira (e do cinema nacional e internacional). A começar pela primeira novela rodada na capital baiana. Quem lembra?