Os Amado, o prefeito e o ex-senador Antônio Carlos Jr no quintal da Casa |
O imóvel onde moravam Jorge Amado e Zélia Gattai será aberto ao público no dia 2 de julho, dia da Independência da Bahia e data do aniversário de Zélia Gattai, como um memorial em homenagem aos dois escritores. Com um investimento de R$ 6 milhões (R$ 3 milhões do município e a outra metade da iniciativa privada através da Lei Rouanet) a Casa do Rio Vermelho ganhará 20 espaços temáticos que contarão as histórias do casal, que viveu no local no período de 1964 a 2001.
Cada espaço contará diferentes aspectos da obra do escritor. Um será dedicado a "Jorge Amado – muita vida, tantas obras". Outro, à "Zélia Gattai – companheira graças a Deus". "As criaturas de Jorge Amado" ganham outro dos espaços da casa e assim por diante, cada qual com seu título. A expectativa é receber até 10 mil visitantes por mês e 50 mil na alta estação. Uma taxa de visitação será cobrada e o espaço vai contar com uma loja de souvenires e um café de forma que o memorial seja auto-sustentável.
O prefeito ACM Neto e os dois filhos dos escritores, Paloma Jorge Amado e João Jorge Amado, participaram da solenidade para a assinatura do termo de cessão de uso por um período de 10 anos, nesta sexta-feira, 31. A casa de número 33 da rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, é o primeiro de 11 equipamentos turísticos e culturais que serão entregues pelo poder público municipal até 2015, informou o prefeito.