segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Um dia de cada vez na Cidade da Bahia!



A meta era um post por dia, e um dia de cada vez, falando alguma coisa sobre Salvador. Afinal, é uma das cidades mais cobiçadas por turistas, dona de um Centro Histórico de mais de 300 anos, um litoral de 55 km de praias, sol e calor (não o ano inteiro mas na grande maioria dos dias de um ano inteiro), cheia de referências históricas e artísticas.

Claro que superei a expectativa, escrevi demais, escrevi de menos, ultrapassei em muito os 365 posts que esperava fazer. Andei mais pelo Centro Histórico e redescobri a minha cidade. Voltei a fazer o que mais sei: ser repórter.

Uma vez me disseram que o nome do blog estava errado: Salvador não é passeio para apenas um dia. Sei que não. Mas o nome do blog está certo: tudo tem seu tempo; as coisas devem saboreadas, aos pedaços, e não engolidas de vez. Um dia de cada vez, disse John Lennon, é tudo o que precisamos.

Em 2013, algumas mudanças. Mais passeios e mais fotos, e continuaremos com algumas notícias. Espero que continuemos juntos, que você volte aqui todo dia, pra checar se tem novidade. Por enquanto, voltemos ao começo. Tudo começou assim...

Feliz 2013!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Carlinhos Brown comandará virada do ano em Salvador

Carlinhos Brown fará show no Réveillon da Alegria, em Salvador, no Farol da Barra, no próximo dia 31 de dezembro (segunda-feira). O artista comandará o momento da virada e contará com participações especiais, encerrando a apresentação com a regência de 150 percussionistas. A participação de Brown foi viabilizada através dos patrocínios da Caixa e Schin, a partir da mobilização do artista para fazer uma festa para a cidade.

O Cacique do Candeal assume o comando da festa às 23h30, num show animado por sucessos de sua carreira e com as participações de duas cantoras baianas que participaram do programa de televisão The Voice Brasil, Ludmillah Anjos e Quésia Luz. À meia-noite, horário da Bahia, o palco estará sob o comando de Brown para a contagem regressiva. A apresentação se encerra à 00h45, com a apresentação de 150 percussionistas regidos por Carlinhos Brown em frente ao palco do Farol da Barra.

A parceria do artista com as marcas Caixa e Schin se estende por todo verão e inclui outros eventos que levam a assinatura de Carlinhos Brown, como Sarau du Brown e Enxaguada du Bonfim. O Réveillon da Alegria contará ainda com apresentações de Walter Queiroz, Armandinho e Jau, a partir das 19h30. (Fonte: Janela do Mundo)

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Bahia perde a matriarca de 105 anos Canô Veloso

Em agosto, no Teatro Castro Alves, no show de Maria Bethânia
Santo Amaro da Purificação não é somente a terra que deu ao Brasil Caetano Veloso, Maria Bethânia e o artista plástico Emanuel Araújo, além dos mestres e os valentes “Besouro Cordão de Ouro” e “Popó”, mestres de capoeira e maculelê. Agora é também a  terra onde viveu Dona Canô. Claudionor Vianna Telles Veloso, a matriarca da Roma Negra, mãe de Caetano e Bethânia, da escritora Mabel e avó da cantora Bellô, vai ficar na memória da cidade e de toda a Bahia, por encampar lutas pelas preservação da memória histórica e cultural de Santo Amaro, como a recuperação da matriz de Nossa Senhora da Purificação e ações que resultaram na divulgação da principal festa da cidade, a Lavagem da Igreja da Purificação e a Festa de Nossa Senhora da Purificação..


Ela faleceu em casa, aos 105 anos, cercada pela família, na manhã deste Natal, 25 de dezembro, por volta das 8h40. Havia saído recentemente do hospital São Rafael, em Salvador, onde foi internada após sofrer uma isquemia. Segundo familiares, pediu um vestido branco ao receber alta. O velório será realizado inicialmente em casa, apenas para a família e amigos mais próximos. Em seguida, o corpo da matriarca será levado para o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde o velório será aberto ao público e amigos. Dona Canô será sepultada no cemitério de Santo Amaro.

Santo Amaro da Purificação, a 71 km da capital baiana, é uma cidade histórica mas cercada de cachoeiras e natureza. Além das belezas naturais, preserva a história através de edificações antigas, como a capela de Santo Amaro e o Solar Paraíso, primeiras edificações d a área urbana da cidade. A região já foi habitada pelos índios Caetés, Pitiguaras e Carijós. Em 1557, às margens do rio Traripe, próximo ao mar, começaram a surgir novos povoados que dariam origem à cidade. Como chegar: partindo de Salvador pela BR-324, por 59 km, até o entroncamento da BA-026. Daí até Santo Amaro percorre-se mais 11 km. Do Terminal Rodoviário de Salvador o percurso é feito por ônibus da empresa Santana (71 3450-4951], com saídas diárias.(Fonte: Turismo Bahia)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Uma boa sugestão de visita neste Natal: Memorial Irmã Dulce


A grande maioria dos baianos, principalmente os de Salvador, tem carinho especial por Irmã Dulce. Isso pode ser provado de várias maneiras mas, principalmente, pela historinha a a seguir...

Irmã Dulce estava passando por problemas graves de saúde, já muito debilitada e necessitando do máximo de repouso. Era praxe, durante a passagem do cortejo da Lavagem do Bonfim (festa tradicional, popular e religiosa, que geralmente ocorre na segunda quinta-feira após o dia de Reis, no mês de janeiro) que a irmã aparecesse em uma das janelas da sede da OSID (Obras Sociais Irmã Dulce e Hospital Santo Antônio), no bairro de Roma, para ver a passagem das baianas, povo, autoridades. Naquele ano, ela não poderia aparecer e precisava de silêncio.

Houve, então, uma grande campanha nos dias que antecederam a festa: "faça silêncio para Irmã Dulce". E assim o foi. Quando o cortejo de baianas, acompanhado de uma multidão (tradicionalmente, a caminahda sai da Conceição da Praia, no Comércio, e vai até a Igreja do Bonfim, na Cidade Baixa) chegou ao início do Largo de Roma, todos os trios elétricos (havia, naquela época, hoje não mais), carros de som, batucadas, cantorias e conversas cessaram: um silêncio gigantesco tomou conta da multidão, que passou tranquilamente defronte àquela mesma janela em que ela costumava aparecer para saudar o cortejo e ser saudada por seus conterrâneos e visitantes.

Quem presenciou, se impressionou com a capacidade dos baianos e turistas em amar uma pessoa. Não se ouvia palavra. Lá, bem longe, já ao pé da ladeira da Colina Sagrada, a festa recomeçou.

A sugestão de hoje, nesta véspera de Natal, é uma visita ao Memorial Irmã Dulce. Fica no mesmo local onde funciona a OSID (Obras Sociais Irmã Dulce), no bairro de Roma, em  Salvador. Foi criado em 1993, um ano após a morte de Irmã Dulce. Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, que nasceu em Salvador em 26 de março de 1914, começou, ainda em casa de sua família, aos 13 anos de idade, a ajudar pessoas pobres. Em 1933, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, adotando o nome de sua mãe, Dulce. Em 1939 começa a ocupar espaços abandonados da cidade para abrigar pessoas carentes. Dez anos depois, transforma um galinheiro (isso mesmo!) em um abrigo: assim nascia oficialmente sua obra social.

Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, aos 77 anos e em 2000 foi iniciado um processo para a sua canonização. Em 22 de maio de 2011 recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, passo anterior ao da canonização. Para os católicos, o dia oficial da Beata Irmã Dulce é 13 de agosto, data em que tornou-se irmã de caridade. A imagem oficial mostra a freira com uma das mãos no coração e a outra sobre a cabeça de uma criança. Sua obra é composta de hospital, abrigo para crianças, abrigo para idosos, o memorial e o santuário, onde, em uma capela, repousam seus restos mortais.

Vamos visitar? E com trilha sonora...




O Memorial irmã Dulce possui estacionamento gratuito, entrada franca e monitores/guias para acompanhar a visita e dar as explicações sobre a história e objetos expostos. É climatizado e muito bem organizado. Funciona de terça a domingo, das 10 às 17h. O visitante pode ver a capela do Hospital Santo Antônio, conhecer o local exato onde ficava o galinheiro depois transformado em abrigo, o memorial e o santuário. Informações: (71) 3310-1115 ou 0800-284-5284.


Geralmente, é a última parte da visita: a capela onde está o jazigo perpétuo
e a foto onde ela sorri e parece nos olhar. Os visitantes deixam, como ex-votos 
ou pedidos de graças, bilhetes, cartas, fotos, fitas e flores, além de  amarrar fitinhas 
nas grades dos portões do lugar. 
Na capela do Hospital Santo Antônio, a guirlanda de flores azuis
marca o local onde Irmã Dulce sentava-se para as suas orações.
O quarto de Irmã Dulce: a cadeira onde ela dormia, 
o cofre onde guardava as doações e outros objetos pessoais.
A janela de onde ela assistia à passagem do cortejo também pode ser vista
Entre os objetos pessoais expostos, um bilhete de Irmã Dulce à sobrinha
e afilhada Maria Rita Lopes Pontes, atual presidente da OSID.

Se quiser, pode fazer um roteiro de turismo religioso, integrando, ao passeio, os caminhos de Irmã Dulce: começar pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, da congregação à qual ela pertencia e onde foi inicialmente sepultada. O local ainda é sinalizado no interior do templo. Nas proximidades da Conceição da Praia estão outras atrações turísticas como o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo. O passo seguinte é a Feira de São Joaquim, onde há produtos religiosos e produtos típicos da Bahia. Ela fazia também ali sua peregrinação em busca de doações para as obras. Depois da OSID, o Abrigo Dom Pedro II é o passo seguinte e, finalmente, a Igreja do Bonfim.

Leia e veja mais fotos aqui.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Participante do "The Voice Brasil" visita memorial Irmã Dulce


A cantora baiana Ju Moraes, 26 anos, participante do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, esteve na tarde desta sexta-feira, 21, no Memorial Irmã Dulce, na cidade Baixa. O Memorial apresenta, através de fotos e objetos pessoais, a vida da Bem Aventurada Dulce dos Pobres, que construiu em Salvador uma das maiores obras sociais do país. O Memorial de Irmã Dulce faz parte do novo roteiro de turismo religioso da capital baiana, integrado com a Basílica da Conceição da Praia (Comércio) e Igreja do Bonfim (Cidade Baixa) e está localizado no Largo de Roma. Além de ouvir as explicações do guia sobre a obra social e conhecer os ambientes do memorial, a cantora posou para fotos com fãs. Ela foi uma das finalistas do The Voice Brasil, escolhida pela cantora Claudia Leitte.


Conheça a praça onde está a escultura de Jorge e Zélia

Comemorando o centenário de nascimento de Jorge Amado, a Associação de Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv) encomendou ao artista plástico Tati Moreno uma escultura que representasse o escritor Jorge Amado e sua amada, a escritora Zélia Gattai, para enfeitar uma das praças do bairro. O local escolhido foi a Praça de Santana, onde permanece a antiga matriz de Santana, que seria demolida para dar lugar à continuação da avenida mas que foi mantida no local após campanha da qual o escritor foi um dos idealizadores. A estátua, em bronze, representa Jorge, Zélia e o cãozinho de estimação Fadul.
A praça tem uma presença especial na vida dos escritores. Quando, nos anos 1960, Jorge Amado e Zélia Gattai decidiram mudar-se com a família do Rio de Janeiro, onde viviam, para Salvador, o amigo e compadre, o artista plástico Carybé, morava no Rio Vermelho, mais precisamente no segundo andar do casarão histórico da família Taboada, que pode ser visto ao fundo da foto, em obras de restauração. Os passeios à casa do amigo e a beleza da pracinha encantaram  o casal de escritores durante as andanças em busca do bairro ideal para viverem na capital baiana. Esta praça hoje é um dos locais de encontro da vida noturna da cidade, com bares e restaurantes, casas de espetáculo e um dos melhores acarajés de Salvador, o da baiana Dinha, que nela tinha o seu tabuleiro. A história sobre a escolha do bairro está no livro "A Casa do Rio Vermelho" (Cia das Letras), de Zélia Gattai, que recomendo para quem quer conhecer um pouco mais da vida do famoso criador de "Gabriela Cravo & Canela" (1958) e de "Dona Flor".
No processo de criação da escultura, o escultor Tati Moreno, amigo do casal e autor das famosas esculturas dos orixás do Dique do Tororó, outra atração imperdível de Salvador, contou com a assessoria dos filhos de Jorge e Zélia, principalmente a escritora Paloma Jorge Amado, que ajudou na escolha da imagem que seria esculpida. Quem for ver a escultura, como eu, nesta sexta-feira, 21, e conheceu os escritores pessoalmente, vai ficar impressionado/a com a semelhança dos rostos esculpidos por Moreno. A imagem também representa uma das fotos do casal, de mãos dadas, como sempre, ao lado do famoso Fadul.
Não há como conter a vontade de sentar ao lado deles para a foto! Vale também uma estorinha sobre Fadul, relatada por Paloma Amado no site facebook. Jorge Amado havia perdido um dos animais de estimação, se não me engano, um gato e não queria mais animais de estimação, para não se apegar. Então, Paloma, apareceu na Casa do Rio Vermelho com o filhotinho de pug que havia ganhado de presente que deixaria lá porque precisava fazer uma viagem ou algo parecido. Claro que o filhotinho passou a seguir o escritor e a Zélia por toda parte, ele foi se apegando aos dois e, de Paloma, passou a ser o animal de estimação de Jorge Amado que, por sinal, segundo consta da narração, foi quem escolheu o nome. Fadul chegou a participar de uma novela da TV Globo e também foi alvo de uma campanha em busca de uma companheira da mesma raça, na época ainda rara no Brasil, iniciada por uma das netas de Jorge.
Para finalizar, a vista que se tem ao lados da escultura. Ela foi inaugurada nesta quarta-feira, 19, em solenidades que contou com a presença de autoridades, da família, amigos e fãs de Jorge Amado e Zélia Gattai. Para quem vem visitar a cidade, a Praça de Santana tem mais um atrativo que valha uma parada para uma parada durante a passagem pelo Rio Vermelho.
Published with Blogger-droid v2.0.4

Jorge e Zelia aproveitam tarde de sol no Rio Vermelho


A tarde iniciou com um sol generoso e muito calor na capital baiana. A luminosidade está boa para uma foto na estátua de Jorge Amado e Zélia Gattai no Rio Vermelho. Na foto, a Praça de Santana, a igrejinha antiga e a nova ao fundo. Jorge Amado, juntamente com intelectuais, artistas e moradores da cidade, fez campanha para que a igrejinha não fosse demolida no plano de criação de uma nova praça e "passagem" da avenida. Mais sobre este tema aqui.

Published with Blogger-droid v2.0.4

E a vida continua...

O dia esteve todo assim neste 21/12/2012
Um dos painéis do Centro de Convenções da Bahia (Praia de Armação)
Salvador amanhece mais uma vez com sol e calor. Vista do Centro de Convenções da Bahia, Praia de Armação, orla oceânica da capital.

Published with Blogger-droid v2.0.4

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Estátua de Jorge e Zélia já enfeita o Rio Vermelho

http://www.comunicacao.ba.gov.br/fotos/2012/12/19/inauguracao-de-esculturas-de-jorge-amado-e-zelia-gattai-no-rio-vermelho/SEC_7441.jpg
Filhos e netos de Jorge e Zelia, com o secretário Leonelli e o governador Wagner

O bairro do Rio Vermelho ganhou, na tarde desta quarta-feira, 19, uma estátua em homenagem ao escritor baiano Jorge Amado. Sentado em um banco de jardim ao lado da esposa, a também escritora Zélia Gattai, acompanhada do inseparável cão de estimação, Fadul, a obra esculpida em bronze pelo artista Tati Moreno, o mesmo autor dos orixás do Dique do Tororó, também em Salvador, foi instalada na Praça de Santana, próxima à antiga igrejinha, onde o casal costumava passear quando morava no bairro.

O local escolhido para abrigar o monumento guarda uma razão especial. De acordo com o filho do casal, João Jorge Amado, “a igreja de Santana só está de pé neste largo, porque seu pai, junto a outros artistas a exemplo de Caribé, se uniram para mantê-la”. Juntos na cerimônia de inauguração realizada na tarde desta quarta-feira, João e Paloma Amado lembraram do amor e da importância do bairro na vida de seus pais.

“Como todo morador do Rio Vermelho, me sinto em casa e muito feliz em ver papai e mamãe sentados ao lado da igreja, fazendo o que eles mais gostavam: apreciar o mar da Bahia e ver passar tantos dos seus personagens”, declara Paloma.

Para o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, a iniciativa por parte da Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (AMARV), além de ser uma justa homenagem ao amado Jorge, cria um novo ponto de atração de turistas em Salvador. “A Bahia ganha um novo cartão postal. É uma escultura belíssima de um artista baiano, em homenagem a ele que foi morador do Rio Vermelho, e que tanto nos presenteou com sua literatura. Tenho certeza que turistas e baianos vão aproveitar muito para tirar fotos e guardar na memória mais uma lembrança do inesquecível Jorge Amado”, afirma Leonelli.

O presidente da AMAV, Lauro Motta, conta que a ideia surgiu ainda em 2010, durante a gestão anterior, mas só agora, quase três anos depois é que o sonho veio a se concretizar. “Agora a nossa sensação é de dever cumprido. Em vida, Jorge Amado levou a Bahia para o Brasil e para o mundo. Agora, com essa homenagem, a nossa fama de bairro boêmio vai ainda mais longe”, comemora Motta.

Além da presença do governador Jaques Wagner, a festa de inauguração do monumento contou com amigos e familiares do casal Amado, apresentação da banda de musica da Policia Militar, do grupo de baianas, animadas ao som das fanfarras e de dois bonecões em alusão ao escritor e a uma de suas mais emblemáticas personagens, Tieta. (Fonte: Bahiatursa. Foto: Secom Bahia)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Projeto Espicha Verão será realizado após o carnaval

Tradicional caldeirão de manifestações culturais da Bahia, o bairro do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, vai sediar um grande festival que reunirá artes, gastronomia e música de 22 a 24 de fevereiro de 2013, num fim de semana recheado de atrações. É o Projeto Espicha Verão, que no próximo ano entra em sua 5ª edição, e será realizado pela Bahiatursa, em parceria com a Secretaria da Cultura, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias, e outros órgãos estaduais e municipais.

De acordo com o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, a iniciativa busca prolongar o período da alta estação, uma vez que o verão 2013 será mais curto, com a realização do Carnaval de 7 a 12 de fevereiro. “Esse (o Pelourinho) é um importante cartão-postal da nossa capital e também um lugar de forte presença cultural, com toda a estrutura de bares e restaurantes. Por isso, trouxemos o Espicha Verão para cá”, afirmou.

Também haverá mostras de cinema e teatro, apresentação do Balé Folclórico da Bahia, Rodas de violeiros, repentistas e Literatura de Cordel,: produção ao vivo de peças em cerâmica, bordados, rendas, traçados, artesanatos em palha, pintura em porcelana, papel machê, mosaico, crochê, tear, fuxico,
presentações de bandas de pífanos, barco e barquinha, maculelê, dança afro, samba de lata, reisados, samba corrido e chula, cheganças, cordão de cabloco, marujadas, teatro de bonecos, folguedos, bumba meu boi, lindroamor, cantiga e ciranda, batucadas, afoxés, dança de rua, bagunçaço, Ganhadeiras de Itapuã, Rixô (Fred Menendez), Paroanosaimilhó e outros estilos. (Fonte: Setur)

Natal será comemorado com espetáculos no Centro Histórico

O Centro Histórico de Salvador, mais precisamente nas ruas do Pelourinho e no Largo do Cruzeiros de São Francisco, vai ter uma intensa programação para comemorar o nascimento de Cristo de forma lúdica, com música, dança, teatro e manifestações folclóricas. Ternos de reis, corais, grupos de dança, entre outras atrações, estão programados até o próximo dia 23 de dezembro, em espetáculos gratuitos, ao ar livre.

Nesta quarta-feira, 19, a partir das 18h, a programação prossegue com apresentação do Terno Estrela do Oriente e do Terno das Flores. No Cruzeiro de São Francisco os alunos e coordenadores da Escola de Dança da Funceb apresentam "Sertania", espetáculo que retrata as condições de vida do povo nordestino, em especial os vaqueiros e sua relação com o boi. Fechando a noite de atrações, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) mostrará o espetáculo "Pangea".

Na quinta-feira, 20, será a vez da orquestra do Maestro Fred Dantas animar o público com as tradicionais canções natalinas a partir das 18h, no Cruzeiro de São Francisco. Logo em seguida, sobe ao palco o  Coral Expressons, sob a regência do Maestro Márcio Medeiros, com cânticos de Natal e performances coreográficas. O Terno do Sol e o Terno da Anunciação circularão pelas ruas do Centro Histórico a partir das 19h.

Na sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23), no Cruzeiro de São Francisco, o Coral das Crianças de Salvador, regido pelo Maestro Keiler Rêgo, apresentará o musical "Como é Grande o meu Amor", com canções de Roberto Carlos. Márcia Short (21), Carla Visi (22) e Tonho Matéria (23) farão aprticipações especiais. Ainda na sexta-feira, às 21h, a Companhia de Danças e Folguedos realizará o Auto Natalino, passeando pelo Cruzeiro do São Francisco representando as comemorações pelo nascimento de Cristo. Pelas ruas do Pelô, a festa será comandada pelo Terno das Ciganinhas, Terno As Bailarinas (de Saubara) e o grupo vocal carnavalesco Paroano Sai Milhó, fundado em 1964 por um grupo de amigos. (Fonte: Centro de Culturas Populares e Identitárias - Secult)

Serviço:
O quê: Natal da Diversidade no Pelourinho
Quando: até quarta-feira (26/12), a partir das 18h
Onde: Ruas do Pelourinho e Cruzeiro de São Francisco
Quanto: Aberto ao público

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Capital baiana disputa título de "cidade maravilha do mundo"

Detalhe da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Pelourinho)


Salvador, Brasília, Curitiba e  Rio de Janeiro são as cidades brasileiras que disputam o título de "7 cidades maravilhosas" do mundo. Trata-se de mais uma promoção da 7 Wonders Foundation, criada para promover a escolha das sete maravilhas do mundo moderno e que segue elegendo maravilhas em várias categorias.

As "sete maravilhas do mundo moderno", eleitas em 2007, são a imagem do Cristo Redentor (Brasil), Pirâmide de Chichenitza (México), Coliseu (Itália), Taj Mahal (Índia), Muralha da China, Petra (Jordânia) e Machu Picchu (Peru).

A capital baiana e as outras cidades do Brasil concorrem, na América do Sul, com Assunção (Paraguai), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Caracas (Venezuela), Cayenne (Guiana Francesa), Cuenca (Equador), Cuzco (Peru), Georgetown (Guiana), Quito (Equador), La Paz (Bolívia), Lima (Peru), Mendoza (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Punta Del Este (Uruguai). No entanto a disputa envolve localidades do mundo inteiro.

No site, a foto de apresentação de Salvador é a Ladeira do Pelourinho, com destaque para a igreja de Nossa Senhora do Rosário às Portas do Carmo, popularmente conhecida como igreja do Rosário dos Pretos. Um link abre uma página com todas as informações sobre a capital, com muitas fotos. Além de votar, o internauta pode clicar ícones das redes sociais facebook ou twitter e fazer campanha para a cidade que quer eleger.

A continuação de Salvador, no entanto, ainda depende da formação de um comitê oficial de apoio (Official Supporting Committee - OSC), que ainda não tem. De acordo com o regulamento, caso não seja formado este comitê, a cidade pode ser eliminada do páreo. Se quiser votar, acesse http://www.n7w.com/en/cities

Escultura de Jorge e Zélia será inaugurada no Rio Vermelho

Paisagem do Rio Vermelho ganha novo atrativo com a escultura de Tati Moreno

Depois de nove meses de espera, o Rio Vermelho finalmente ganha nesta quarta-feira, 19, a escultura em bronze representando o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai (com o cãozinho de estimação Fadul). A inauguração será às 19h, ao lado da Igreja de Santana.

A obra do artista plástico Tati Moreno (o mesmo que criou os orixás do Dique do Tororó), presta uma homenagem ao centenário de nascimento do escritor baiano, comemorado em 2012. Voltada para o mar, a obra em tamanho natural, representa Jorge e Zélia sentados em um banco de jardim. 

"Foram nove meses preparando esta obra, que, para mim, foi de uma responsabilidade muito grande e, acima de tudo, prazerosa. Foi um trabalho desgastante. Tive o cuidado de ouvir toda a família, os rostos foram escolhidos pela Paloma, mas consegui cumprir a meta que me foi dada. Sinto-me muito honrado por ajudar a devolver a Jorge Amado tudo que ele fez pela nossa terra e pelo bairro que ele tanto amava", afirma Tati Moreno.
 
O bairro foi escolhido nos anos 1960 pelo casal, que morava no Rio de Janeiro, para fixar residência em Salvador. Na famosa Casa do Rio Vermelho, tema de um dos livros de Zélia Gattai, Jorge e Zélia recebiam amigos do mundo todo, a exemplo do escritor chileno Pablo Neruda. Existe um projeto de transformar a residência em um memorial. No livro, Zélia conta como foi o processo de escolha do bairro, a construção da casa e episódios interessantes da vida da família Amado no Rio Vermelho.

O monumento será mantido pela Associação dos Moradores do Rio Vermelho (AMARV) e a inauguração conta com o apoio da Bahiatursa.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Garantido Réveillon com queima de fogos e shows na Barra

O governador Jaques Wagner assegurou nesta sexta-feira,14, a realização do Réveillon no Farol da Barra, em Salvador. Durante encontro com jornalistas na Governadoria, Wagner informou que o estado investirá R$ 1,390 milhão na festa, o que inclui estrutura, queima de fogos e atrações musicais.
“Era impossível imaginar Salvador sem Réveillon. Analisamos a situação e chegamos a um entendimento para que o governo bancasse os principais custos da festa, dobrando o  investimento que foi feito no ano passado”, declarou o governador.
Além do show da virada com Carlinhos Brown, também passarão pelo palco do Farol da Barra, atrações como Waltinho Queiroz, que fará a Caminhada da Paz pelas ruas do bairro, a partir das 19h30, Armandinho e Jau, que terá Marcia Short e Carla Visi como convidadas.
Os investimentos do governo estadual também garantem  a tradicional queima de fogos, que terá 15 minutos de duração e o Projeto Por do Som, no dia 1º de janeiro, com a cantora Daniela Mercury.

PM apresenta equipamentos da Operação Verão

Nesta manhã, a Polícia Militar da Bahia apresentou os equipamentos da
Operação Verão. O helicóptero da PM pousou no Jardim dos Namorados, na orla.


Published with Blogger-droid v2.0.4

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Garantida a queima de fogos no Réveillon do Farol da Barra

Turista e baianos lotam a Barra no Réveillon (Foto: Rita Barreto/Setur)

A quinta-feira, 13, dia da festa de Santa Luzia, começa com uma boa notícia para os baianos e turistas que vão passar o Réveillon em Salvador: vamos ter queima de fogos na festa da virada no Farol da Barra. A garantia foi dada pelo Governo do Estado que anunciou o repasse de R$ 1 milhão para a realização do evento. A prefeitura de Salvador havia anunciado que não poderia arcar com as despesas por falta de recursos, o que comprometeria a parte mais bonita: a queima de fogos na noite de 31 de dezembro.

O valor destinado pelo Estado, este ano, é superior ao do ano anterior, informa o secretário do Turismo, Domingos Leonelli. "Conversei com o governador Jaques Wagner, que disse que a capital não poderia ficar sem a festa da virada e prontamente determinou que os recursos fossem repassados para garantir o evento".

A parte de shows do evento já havia sido garantida pelo acordo firmado entre o músico Carlinhos Brown e a prefeitura de Salvador. Em reunião com o prefeito João Henrique, o músico disse que a cidade não poderia ficar sem a festa e se prontificou a promover um Réveillon diferente, com um trio elétrico para fazer o percurso entre a Barra e Ondina. Disse ainda que tentaria mobilizar outros artistas a participar. Brown batizou o evento de "Rèveillon Andante". (Salvadoremumdia, com informações da Setur e PMS)

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Baianos festejam Santa Luzia na Igreja do Pilar


Até o Carnaval, o que não vai faltar para turistas e moradores serão festas populares e religiosas em Salvador. O ciclo prossegue nesta quinta-feira, 13, quando a paróquia de Nossa Senhora do Pilar comemora Santa Luzia, a santa padroeira dos olhos e dos oftalmologistas. Pela primeira vez, após 17 anos, a festa será realizada com a Igreja do Pilar aberta, restaurada e todas as imagens históricas em seus altares.

A comemoração começa às 5h, com alvorada de fogos de artifício, e prossegue com missas durante todo o dia. A missa solene, às 10h, celebrada pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Gilson Andrade, será seguida de uma procissão pelas ruas do bairro do Comércio. O cortejo religioso passará pelo II Distrito Naval, já que a santa católica é também padroeira dos marinheiros (além de madrinha dos Filhos de Gandhy e da Banda Didá), e pela frente da Basílica da Conceição da Praia, que abrigou as imagens da Igreja do Pilar durante o período em que ela ficou fechada para restauração.

Em torno da igreja, há barracas de comidas e bebidas. A festa de Santa Luzia tem a característica de ser tranquila e com a presença de muitas famílias, de acordo com a juíza da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Pilar, Josete Batista dos Santos. Na sexta, 14, a missa das 9h será em memória aos antepassados da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Pilar e também em ação de graças pelos devotos de Santa Luzia.

Josete Batista dos Santos explica que este ano há um significado especial na comemoração. Será a primeira vez, depois de muito tempo, que todos os pisos da igreja estarão prontos para receber os fiéis. O complexo arquitetônico do Pilar foi entregue à irmandade no dia 13 de abril passado, pela Secretaria de Turismo do Estado. (Fonte: Setur Bahia)

Arena Fonte Nova, em Salvador, chega a 85% de conclusão das obras

Arena Fonte Nova, em Salvador, chega a 85% de conclusão das obras | Site do Governo Brasileiro para Copa do Mundo da FIFA 2014

Programe-se: domingo tem samba em Salvador

A domingueira é de muito ritmo brasileiro com o Samba de Água, a partir das 17h, no De Passagem Boteco, na Pituba. Quem chegar mais cedo ou quiser dar uma esticada direto da praia, a casa oferece a tradicional feijoada carioca, que pode ser acompanha de roskas de frutas tropicais e cervejinha ou chopp geladíssimos. O grupo surgiu a partir de uma brincadeira de três amigos, apaixonados pelo genuíno ritmo brasileiro. Há três anos, eles começaram a tocar samba e não pararam mais de animar bares e festas em Salvador. O repertório reúne samba tradicional e moderno. A proposta do grupo é não deixar ninguém parado.

Serviço:
O quê: Samba de Água
Quando: domingo, 16
Onde: De Passagem Boteco (Pituba), a partir das 17h
Quanto: R$ 15 (homem) e entrada franca para mulher

Informações: (071) 3344-3053

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Começam as obras de restauração de igreja da Saúde

Uma das igrejas mais antigas de Salvador, construída em 1723, a de Nossa Senhora da Saúde e Glória, que estava em condições precárias e com alto risco de desabamento, começou a ser restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). De acordo com o órgão, serão investidos na obra cerca de R$ 1,2 milhão. A intervenção prevê a reforma da estrutura interna, do telhado e do taboado do primeiro pavimento do templo, que estava com muitas infiltrações.

A pintura do teto, uma das primeiras da Bahia influenciada pelo ilusionismo, é de autoria de Domingos da Costa Filgueira. Possui na parte baixa das paredes da nave e capela-mor importantes painéis de azulejos de Lisboa, datados de 1780 a 1790, representando os quatros Evangelistas, os dois doutores da igreja, Coração de Jesus e Nossa Senhora das Dores. Destacam-se ainda os azulejos do século XVIII.

"A igreja passava por dificuldades e o Iphan investe de forma que tenha devolvida sua integridade à comunidade religiosa baiana”, informa o superintendente , Carlos Amorim. A Igreja Nossa Senhora da Saúde fica na Praça Severino Vieira, Largo da Saúde, em Salvador. (Fonte: Iphan Bahia)

Ocupação de hotéis tem melhor desempenho em Salvador

A hotelaria de Salvador apresentou melhora em seu desempenho no mês de novembro, registrando taxa média de ocupação de 68,71% (8 pontos acima da ocupação de 60,62% do mês anterior) e diária média de R$ 193,05 (2% superior à diária média de R$ 188,49 do mês de outubro). Os indicadores foram apresentados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis seções Bahia e Brasil. De acordo com a ABIH-BA, a realização de diversos eventos na cidade durante o período motivou o acréscimo dos números.

Participam da pesquisa uma amostra de 22 grandes e médios hotéis de Salvador, que juntos somam 3,4 mil apartamentos, o que corresponde a uma média de 17% da oferta hoteleira da capital (20 mil apartamentos ou 40 mil leitos, segundo a Pesquisa de Serviços de Hospedagem de 2011 do IBGE). Os dados são fornecidos mensalmente pelos próprios hotéis ao Portal Cesta Competitiva e a média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem em Salvador.

Capoeirista poderá ser considerado atleta profissional

A inclusão da capoeira como atividade na legislação desportiva, elevando o capoeirista à condição de atleta profissional, será um dos temas debatidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Fundação Cultural Palmares (FCP) durante a terceira edição do Ciclo de Debates Pró-Capoeira: Regulamentação, Salvaguarda e Incentivo à Atividade da Capoeira, em São Paulo, no próximo sábado, dia 15. De acordo com o Iphan, o foco será o debate da regulamentação da capoeira e seu reconhecimento como instrumento de identidade cultural brasileira, a prática da capoeira como profissão, a sua manifestação como dança, competição ou luta. Ainda de acordo com o órgão, a luta é um vetor importante da cultura que pode se tornar também da economia do Brasil.  (Fonte: Iphan)

Sarau du Brown já tem data para começar no Museu du Ritmo

Carlinhos Brown no Circuito Osmar em 2012. (Foto Tatiana Azeviche/Setur)
 Agora é oficial: no segundo domingo de janeiro, 13, às 18h, o Museu du Ritmo, localizado na Cidade Baixa, em Salvador, abre suas portas para o primeiro Sarau du Brown da temporada de Verão 2013. Como todos os anos, será um evento multicultural somando diversas linguagens artísticas a shows, sob o comando do cacique Carlinhos Brown e com a participação de convidados especiais. O evento, que já acontece há seis anos, continua nos dias 27 de janeiro, 3 e 16 de fevereiro. Uma das mais tradicionais festas do verão baiano, alterna os domingos do museu com os ensaios da Timbalada.

O Museu du Ritmo, inaugurado em 2007, no bairro do Comércio, ao contrário do que indica o nome, não é um museu convencional. No entanto, durante as apresentações do Sarau e dos ensaios da Timbalada, oferece exposições artísticas. Nestes seis anos de existência, já recebeu em seu palco nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte, Margareth Menezes, Arnaldo Antunes, Armandinho, dentre outros.

Além dos ensaios, outros eventos acontecem no espaço de shows criado por Brown, como a Enxaguada du Bonfim, no mesmo dia da Lavagem da igreja. Localizado no meio do caminho por onde passa o cortejo de baianas, o museu soma-se à parte profana da festa. A Lavagem do Bonfim, em 2013, acontecerá no dia 17 de janeiro. (Fonte: Setur)

Leia mais no site Verão Bahia. Veja mais fotos do Cacique Carlinhos Brown aqui.

Serviço
O quê: Sarau Du Brown
Quando: 13 e 27 de janeiro, 3 e 16 de fevereiro de 2013, às 18h
Onde: Museu du Ritmo (Avenida Jequitaia, Cidade Baixa, Salvador)

domingo, 9 de dezembro de 2012

Mostra gastronômica da Feira de São Joaquim





A entrada é franca e ainda tem muita feijoada na 10ª Mostra Gastronômica Sabor da Feira de São Joaquim, em Água de Meninos. O evento acontece ao som do samba da Banda Trivial.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Samba e feijoada movimentam São Joaquim





A maior feira de Salvador comemora a gastronomia popular na 10ª Mostra Gastronômica Sabor da Feira de São Joaquim, neste domingo, 9. Participaram 12 restaurantes entre os cerca de 50 restaurantes da feira. A mostra aconteceu no Galpão de Água de Meninos.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Feirantes de São Joaquim realizam mostra gastronômica

Convidados degustam a comida popular da mesa do baiano
na 10ª Mostra Gastronômica Sabor da Feira de São Joaquim
Bate papo ao som de samba e saboreando a culinária da feira
foi o melhor programa do domingo
Os panelões de dobradinha, uma das delícias servidas durante a mostra gastronômica
Published with Blogger-droid v2.0.4

Gastronomia movimenta o domingo na Feira de São Joaquim

Areia fina e folhas na decoração que remete às salas festivas das casas antigas em Salvador
Secretário do Turismo Domingos Leonelli prestigiou o evento que teve apoio da Setur

Published with Blogger-droid v2.0.4

sábado, 8 de dezembro de 2012

Feirantes de São Joaquim promovem festival gastronômico

Os feirantes de São Joaquim realizam neste domingo, 9, a 10ª edição da Mostra Gastronômica da Feira de São Joaquim, no Galpão de Água de Meninos, a partir das 11h.  Com o apoio da Bahiatursa, o “Sabor da Feira”, como também é conhecido o evento, tem entrada gratuita e oferecerá aos convidados uma feijoada preparada com 100 kg de feijão, além da degustação dos principais pratos do cardápio dos restaurantes que ali funcionam. A trilha sonora será o samba tocado por artistas da feira, dentre outros.

Para aguçar a curiosidade e o paladar do visitante, a mostra terá degustação de rabada (Restaurante da Dadá de São Joaquim), dobradinha (Restaurante do Jacó), miraguaia (peixe) com pirão (Restaurante do Chico), peixe de escabeche (Restaurante Novo Visual), moqueca de camarão (Restaurante da Val), mocotó (Restaurante da Lúcia), escaldado de peru e carneiro (Carneiro do Edmilson), feijoada (Restaurante Feijoada da Niva) e churrasco (Restaurante Churrasco do Patada). (Fonte: Setur Bahia)

Serviço
O quê: 10ª Mostra Gastronômica da Feira de São Joaquim – Sabor da Feira
Quando: Neste domingo (9 de dezembro), a partir das 11h
Onde: Galpão de Água de Meninos (ao lado do terminal do ferry-boat)
Como: Feijoada e degustação de pratos dos restaurantes da feira
Quanto: Gratuito

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Baianos celebram padroeira com festa na Conceição da Praia

Se em Salvador há uma igreja para cada dia, na mesma proporção pode-se dizer que há uma festa para cada igreja. O ciclo de festas populares da capital baiana prossegue neste sábado, 8, com as comemorações em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa. A padroeira da Bahia, instituída em 1971, através de decreto do Papa Paulo VI, será homenageada com missas durante todo o dia, e festa de largo no entorno da igreja, com barracas de bebidas, comidas típicas, frutas e doces, além de música, principalmente o samba de roda.

A principal será a missa campal das 9h, celebrada pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, defronte à Basílica da Conceição, seguida de procissão pelas ruas do bairro do Comércio, passando por pontos turísticos como o Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Associação Comercial da Bahia e o Porto de Salvador.
 
Situada no sopé da montanha que liga as cidades Alta e Baixa, a Conceição da Praia foi a primeira paróquia da cidade de Salvador e a atual basílica é o terceiro templo erigido no mesmo local onde Tomé de Souza, em 1549, ao fundar a capital da colônia, mandou erguer uma ermida de taipa para a imagem, trazida na nau capitânia, da padroeira de Portugal. Em 1623 foi feita a primeira ampliação e em 1739, com projeto atribuído a Manuel Cardoso de Saldanha, a terceira igreja foi iniciada. Apesar de inaugurada em 1765, as obras só foram concluídas em 1849. Sua atual construção, em estilo Barroco, é toda de pedra sabão trazida de Portugal. Em 1938, o conjunto da Conceição da Praia foi tombado como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 1946 a igreja foi elevada à categoria de basílica.

O ciclo de festas populares em Salvador prossegue no dia 13 de dezembro com a festa de Santa Luzia, na Igreja do Pilar, Comércio. Depois vem Bom Jesus dos Navegantes (de fé católica, no 1º de janeiro, com procissão marítima pela Baía de Todos-os-Santos), Lavagem do Bonfim (17 de janeiro), Iemanjá (do culto afro, no dia 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, também com cortejo marítimo para entrega do presente ao orixá das águas salgadas) e Itapuã (31 de janeiro, com cortejo e lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia de Itapuã, na orla). (Fonte: Setur Bahia)

Serviço

O quê: Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia
Onde: Bairro do Comércio, Cidade Baixa
Quando: 8 de dezembro,com missa campal às 9h, seguida de procissão

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

GP Bahia de Stock Car será realizado em 19 de maio

Os fascinados pela velocidade já podem comemorar: Salvador sedia, mais uma vez, uma das provas da modalidade Stock Car e a data escolhida pela Vicar, promotora da corrida, será 19 de maio. A confirmação foi dada nesta quarta-feira, 5, e o GP Bahia de Stock Car acontecerá no Circuito de Rua Ayrton Senna, no Centro Administrativo da Bahia. A prova será a quarta da temporada e terá transmissão ao vivo pela TV aberta.
 
O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, explica que a mudança de data fortalece o calendário de eventos no primeiro semestre de 2013. No primeiro semestre, além da festa principal da cidade, o Carnaval, a capital baiana que contará com o Espicha Verão, em fevereiro, o Salão de Turismo e a BNTM, em abril, e a Copa das Confederações e o São João, em junho, além da festa maior da cidade, o Carnaval.
 
De acordo com dados da Secretaria de Turismo (Setur), a Stock Car representa diversos ganhos para o turismo e para a imagem da capital baiana: duas mil vagas temporárias, incremento de 15% na ocupação hoteleira da cidade, por uma semana, R$ 18 milhões de movimentação financeira e R$ 20 milhões em retorno de mídia.  Em 2012, o GB Bahia aconteceu no dia 26 de agosto. (Com informações da Setur Bahia)

Salvador vai ter o primeiro Réveillon Andante do mundo

O músico Carlinhos Brown será a atração principal da festa da virada no Farol da Barra, em Salvador. Em reunião com o prefeito da capital, João Henrique, Brown firmou a parceira com a prefeitura  da festa anunciou que Salvador terá o primeiro  Réveillon Andante do mundo, com um trio-elétrico que irá da Barra a Ondina. O músico justificou que tinha agenda de show para o Réveillon, mas nesse momento, Salvador precisa de união e de uma grande festa para comemorar todas as glórias conquistadas em 2012. “Vou conversar com outros artistas que ainda não estão comprometidos com shows, para a data”, garantiu. “Também vou ver a possibilidade de trazer alguns dos talentos revelados no The Voice para cantar na festa em Salvador”. (Fonte: Secom Salvador)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Maria Bethânia participa da festa de Santa Bárbara

Acompanhada da irmã, a escritora Mabel Veloso, Bethânia vê a procissão passar
A procissão de Santa Bárbara passa pela rua da Misericórdia e é saudada por sinos
A cantora Maria Bethania, acompanhada da irmã, a escritora Mabela Veloso, foi ao Centro Histórico de Salvador para ver a passagem da procissão da Festa de Santa Bárbara. A comemoração abre o ciclo de festas rligiosas e populares em Salvador e aconteceu nesta terça--feira, 4, com missa campal no Largo do Pelourinho, procissão pelas ruas do centro histórico e shows nas praças e largos do Pelourinho. A cantora aplaudiu o andor, fez orações, abraçou a irmã Mabel e acenou para os participantes do cortejo religioso que seguiu em direção ao quartel do Corpo de Bombeiros, dos quais a santa é padroeira. Leia e veja fotos sobre a festa nos sites da Secretaria de Turismo, Verão Bahia e Turismo Bahia.

Published with Blogger-droid v2.0.4

Festa de Santa Barbara no Pelourinho de Salvador

Altar foi montado defronte à Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos onde fica a imagem de Santa Bárbara
Nos casarões, todos pararam um pouco para ver a celebração campal

Ainda da tempo de vir. A festa esta linda. Salve Santa Barbara e eparrei Iansã!

Published with Blogger-droid v2.0.4

Salve Santa Barbara eparrei Iansã!

Barraquinhas de comidas e bebidas para a parte popular da festa religiosa
Procissão que leva os andores com as imagens até o local da missa campal
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, foi recém-restaurada
Vista do Pelourinho, com o altar da missa campal, e os fiéis à espera da celebração
Published with Blogger-droid v2.0.4

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ciclo de festas começa com Santa Bárbara e caruru no mercado

Patrimônio imaterial da Bahia, inscrito no Livro do Registro Especial dos Eventos e Celebrações do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) desde dezembro de 2008, a Festa de Santa Bárbara, padroeira do Corpo de Bombeiros e dos mercados, abre, nesta terça, (4), o ciclo de festas religiosas e populares de Salvador. No mesmo dia, os terreiros de Candomblé rendem homenagens ao orixá Iansã, associada à santa católica por serem ambas consideradas guerreiras e terem a predominância da cor vermelha nas vestes.

A celebração à santa, cujo culto na Bahia data de 1641, terá alvorada com queima de fogos de artifício, às 5h, missa campal no Largo do Pelourinho, às 8h30, seguida de procissão pelo Centro Histórico. É tradição, durante a festa, a distribuição do caruru. Este ano haverá o Caruru dos Bombeiros (dia 3, às 12h, no quartel da Praça dos Veteranos), o da Associação Cultural do Mercado de São Miguel (dia 4, às 15h), e o do Bloco Afro Liberdade (dia 4, às 15h), além do Caruru do Afoxé Filhos de Omolú (dia 16, no Mercado de Santa Bárbara).

Já a parte lúdica contará com atrações nos largos e praças do Pelourinho, como Anjo Bom, Malu Soares, Caxambu, Catadinho do Samba, Grupo Movimenta, Jorginho Comancheiro, Samba 17 Raízes de Santo Amaro, Neto Balla, Aloísio Menezes, Orquestra R Xangô, Claudya Costta e Áudio Mania. A programação conta com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA).

domingo, 2 de dezembro de 2012

Bethânia ganha a cumplicidade do público em "Carta de Amor"

Depois do espetáculo, fãs posaram ao lado do cartaz de "Carta de Amor"
Em uma noite muito feliz, Maria Bethânia apresentou "Carta de Amor" neste domingo, 2, na sala principal do Teatro Castro Alves (Campo Grande, centro antigo de Salvador). Elegante em um conjunto de saia longa e blusa com ênfase para os dourados, descalça, Maria Bethânia, como sempre, ocupou todo o espaço do palco com sua voz possante e movimentos leves. No repertório não faltou poesia, declamada entre novas canções e antigos sucessos. Cantou temas de Caetano Veloso, de Chico Buarque, entre outros e, claro, o samba-de-roda do Recôncavo Baiano quando a artista ganhou a cumplicidade do público que fez coro, marcou o compasso com palmas, o que Bethânia respondeu com mais música, dançando o samba miúdo característico de Santo Amaro e um largo sorriso, demonstrando estar em um excelente momento. No meio do espetáculo agradeceu aos músicos, sob a regência do maestro Wagner Tizo, e ao público, falando do prazer em cantar na Bahia! Ao final, como sempre, brincou com a plateia, deixou-se fotografar e saiu sob aplausos. A poesia foi a tônica de todo o espetáculo. A artista é querida em sua terra.
Antes de terminar o show Bethânia voltou ao palco para saudar sua plateia

Na hora do bis, o momento concedido das fotos junto ao palco
O público começando a lotar a sala principal do TCA para o show "Carta de Amor" 
Published with Blogger-droid v2.0.4

Baianos lotam TCA para ver e ouvir Maria Bethânia




Publico ouve Chico Buarque enquanto espera início do show "Carta de Amor", de Maria Bethânia, no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Published with Blogger-droid v2.0.4