segunda-feira, 15 de julho de 2013

Argentinos invadem Bahia em voo direto de Buenos Aires

Portenhos elegem Salvador também por suas praias (Foto: João Ramos/Setur)

Descansar, se divertir, conhecer as praias, pontos turísticos, a história, cultura e culinária do Estado. Essa é a meta dos 121 argentinos que chegaram em Salvador na madrugada deste domingo, 14, para uma estadia de uma semana na Bahia.

Pela primeira vez na Bahia, o médico Alejandro Tobeal, que já conhece outros estados, veio de Buenos Aires com a mulher e três filhos. “Estou com uma boa expectativa para esta semana. Queremos conhecer os pontos turísticos, o clima e aproveitar as praias”, disse, enquanto o filho Lucas reforçava o desejo de conhecer as praias.

Turistas são recepcionados no aeroporto de Salvador (Foto: Tereza Torres/Setur)
A família Tobeal faz parte do grupo de 128 passageiros (121 argentinos) que desembarcaram do primeiro dos voos charters lançados pelas Aerolíneas Argentinas, ligando a capital portenha à capital baiana. Os argentinos se dividirão em três destinos: além de Salvador, a Costa do Sauípe e Imbassaí, na Costa dos Coqueiros, informa a Secretaria de Turismo (Setur).


Argentinos chegam com 'ganas' de subir a Ladeira do Pelô (Foto: Rita Barreto/Setur)
“Muitos amigos nos contaram da beleza da Bahia. Por isso, decidimos conhecer. Viemos fazer turismo e descansar. Sei que vou encontrar paisagens muitos belas”, destacou Veronica Gonzalez, que veio de Buenos Aires com o marido e a filha de seis anos. Pela primeira vez no Estado, a família tem curiosidade de conhecer o Pelourinho. "Essa visita não pode faltar”, confessou Veronica.

Argentina é o principal mercado emissor de estrangeiros para a Bahia, com um fluxo de 105 mil turistas por ano, quase um quarto do total que visita o Estado. O voo direto ocorrerá aos sábados e terá quatro horas e meia de duração. Antes, os portenhos eram obrigados a fazer conexões, o que aumentava o tempo de deslocamento em, pelo menos, mais três horas.

Os charters são operados pelas Aerolíneas Argentinas (Foto: Tereza Torres/Setur)

Embora seja um charter com previsão de operação até abril de 2014, representa um ganho importante para o turismo no estado, adianta Domingos Leonelli. De acordo com o secretário do Turismo da Bahia "o fato de ser direto reduz o tempo de viagem pela metade, o que amplia o interesse dos argentinos no destino.

Ainda segundo Leonelli, a meta é conseguir mais uma freqüência para viabilizar ainda mais a operação, além de "realizar ações com operadores e agentes de viagem na argentina”, resume. As ações citadas por Leonelli são as caravanas do turismo, promovidas pela Diretoria de Relações Internacionais da Bahiatursa que serão realizadas em Buenos Aires e Córdoba, informa a Setur.

Nenhum comentário: