quarta-feira, 3 de julho de 2013

Festival de Jazz do Capão terá João Bosco como atração

Chapada Diamantina - Trilha Águas Claras Capão - Palmeiras (BA). Foto: João Ramos - Bahiatursa
Natureza generosa do Capão é o cenário perfeito para ouvir jazz (Foto: João Ramos/Bahiatursa)

A localidade do Capão, no município baiano de Palmeiras, na Chapada Diamantina, vai sediar a III edição do Festival de Jazz, que reunirá grandes nomes da música brasileira nos próximos dias 12 e 13 de julho. O cantor e compositor João Bosco, que comemora 40 anos de carreira em 2013, é um dos convidados do evento.

Outras atrações de peso também sobem ao palco do festival, a exemplo do músico soteropolitano Letieres Leite, que comanda a Orquestra Rumpilezz,com outro de seus grupos, o Letieres Leite Quinteto, além de artistas locais, como Edson e Marcelo Galter, Victor Brasil e Luisinho do Jeje.

Conhecido por seus atrativos naturais, como a Cachoeira da Fumaça, a Serra do Candombá, o Morrão e a Cachoeira do Riachinho, o Vale do Capão atrai visitantes de todas as partes do mundo, dispostos a conhecer e conviver com o modo de vida peculiar e alternativo de sua comunidade.

A vila conta com um circo, que é um Ponto de Cultura, uma Feira de Artes e Artesanato, além de comunidades alternativas que vivem próximas à exuberante natureza do lugar. Essa beleza natural tem o seu "preço" de preservação e os organizadores do festival deixam isso claro através de campanhas para conscientização do público participante  para a necessidade de preservação da natureza e respeito à cultura local.

Por exemplo, recomenda-se a todos que evitem o uso de automóvel e se locomovam de ônibus até o Capão, ou compartilhem os veículos. “A campanha ambiental, juntamente com a boa música e a boa produção, fazem do festival um evento realmente diferenciado”, pontua Rowney Scott, curador e diretor artístico do evento. O objetivo também é fazer do festival um elemento conscientizador da necessidade de preservação da natureza. "Se conseguirmos, já vou me sentir muito realizado”, diz.

Além das duas noites de apresentações musicais, que acontecem na praça e no circo do Capão, o festival oferece, gratuitamente, workshops ministrados por alguns dos artistas participantes, como forma de criar maior interação entre o público e os artistas. (Fonte: Bahiatursa)

Serviço
O quê: III Festival de Jazz do Capão
Quando: 12 e 13 de julho
Onde: Vale do Capão, Chapada Diamantina (BA)
Como chegar: Palmeiras fica a 438 quilômetros de Salvador. Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, até o entroncamento do Paraguaçu com a BR-242, seguir sentido Lençóis. De Lençóis a Palmeiras são 21km. Empresa de ônibus: Real Expresso 3450-2991/9310
Programação: 12/07, a partir das 20h, Coral do Capão, Letieres Leite Quinteto e Munir Hossn. 13/07, a partir das 20h, Grupo Instrumental do Capão, Gabriel Grossi e João Bosco. Workshops no Circo do Capão: nos dois dias, às 9h30 e às 14h30)

Nenhum comentário: