quarta-feira, 3 de julho de 2013

Turismo dá dicas para contratar agências de viagem

A venda de pacotes turísticos é maior a cada ano e a expectativa de aumento de vendas seja de mais de 10%, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV). Segundo a associação, 5,7 milhões de pessoas contrataram os serviços de agências de viagem em 2012.

Os serviços oferecidos pelas agências de viagem, como reserva de transporte aéreo, passeios com guia e pacotes de hospedagem, incluem algumas vantagens, especialmente aos novatos, adeptos de roteiros de aventura, que exigem obrigatoriamente a presença de guias, e aqueles que desejam delegar os serviços e viajar tranquilamente.

Para trazer apenas lembranças boas do passeio é importante tomar alguns cuidados, recomenda o Ministério do Turismo (Mtur).


O passageiro pode conferir com a agência escolhida se serão oferecidas opções de passeio turístico durante a viagem, se estes serviços serão cobrados à parte ou se estão incluídos no pacote turístico.

O consumidor também deve pedir com antecedência o documento de confirmação de reserva do hotel, a nota de débito ou recibo da fatura da hospedagem, a marcação de assentos antecipada, o roteiro e a programação da viagem.

No caso de transporte interestadual ou internacional, seja frota própria da agência ou terceirizada, tanto a agência de turismo, quanto a transportadora devem ter registros no Cadastur (sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do MTur, que reúne os prestadores de serviços turísticos legalmente em operação)e na Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Caso a agência de turismo faça o cancelamento do serviço ou do pacote turístico, sem autorização do cliente, o mesmo poderá acionar o órgão de defesa do consumidor (Procon), uma vez que se trata de infração do Código de Defesa do Consumidor. (Fonte: Mtur) 

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