quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pelourinho eleito melhor destino para compreender história

Silvianasci Salvador em um dia
Casa de Jorge Amado está entre as indicações do passeio com história

Nem tudo está perdido neste Brasil. Enquanto o Jornal Nacional da Rede Globo anunciou o 2 de julho como a data em que os baianos comemoram a Independência do Brasil, sem referir-se ao significado histórico do fato, o Jornal O Globo, em sentido inverso, elegeu o Centro Histórico de Salvador como o melhor destino turístico para a compreensão da história do país.

O Pelourinho, ícone do CH da capital baiana, foi indicado pela editoria de Educação do principal periódico das Organizações Globo, da qual também faz parte a Rede Globo e o seu JN. O Pelô lidera uma lista com dez pontos turísticos, no Brasil e no exterior, que ajudam a compreender a História do Brasil e do mundo, indicada por professores para as férias escolares dos alunos, como uma forma de unir diversão e estudos.

Os destaques foram dados à Fundação Casa de Jorge Amado, “repleta de materiais ligados à religiosidade afro-brasileira e à produção do escritor”, e o Terreiro de Jesus. A indicação é do professor Luiz Antônio Simas, de um colégio particular do Rio de Janeiro.

Os demais destinos nacionais escolhidos foram o Rio de Janeiro (Museu da República e a região da Cinelândia, no centro); o Centro Histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais, e o Rio Grande do Sul, com o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões. No exterior, os indicados foram o Museu do Louvre, na França; Atenas, na Grécia; a Colônia do Sacramento, no Uruguai; Machu Picchu, no Peru; e Auschwitz, na Polônia. Confira aqui a matéria de O Globo. (Com informações dda Setur)

Nenhum comentário: