terça-feira, 1 de outubro de 2013

Mostra Carybé Ilustra Jorge Amado continua no Solar Ferrão

Carybé materializou figuras famosas dos romances de Amado

A exposição 100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado conitnua em cartaz no Solar Ferrão até 20 de outubro. A mostra promove uma reflexão sobre a cultura da Bahia, através do relato da amizade entre dois grandes ícones das artes no Brasil, sob a curadoria da filha de um deles, Solange Bernabó. Salvador é a terceira cidade baiana a receber a mostra, que já passou por Ilhéus e Feira de Santana. 

O trabalho traz ilustrações assinadas por Carybé de livros escritos por Jorge Amado, como O Sumiço da Santa, Jubiabá, A Morte e A Morte de Quincas Berro D’água, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre eles.


Mostra reúne os dois icones das artes brasileiras ( (Foto: Instituto Carybé))
O escritor Jorge Amado revelou em seus livros curiosidades sobre a Bahia, sua religiosidade e sensualidade, cheiros, cores, sons e sabores eternizados em romances traduzidos e publicados em cerca de 60 países. Já Carybé materializou o estado em imagens. Sua vasta obra, composta principalmente por pinturas, gravuras, ilustrações, murais e esculturas, desvendam o povo baiano de maneira única.

100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado é uma realização do Instituto Carybé, em parceria com a Hasta la Luna Iniciativas Culturais, apoio da Fundação Casa de Jorge Amado e patrocínio do Grupo LM, através da Lei Rouanet. O horário de visitação é terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. O Solar Ferrão fica na Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho.

Nenhum comentário: