No Instagram, o MTur apresenta as imagens partilhadas por internautas |
A importância de imagens e informações coletadas na internet na decisão do destino de viagem foi uma das constatações do estudo da Demanda Turística Internacional 2012, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). De acordo com o estudo, a internet se tornou a principal fonte de informações para 1,87 milhão de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil no ano passado.
Na segunda posição, como fonte de viagem, estão amigos e parentes, com 1,45 milhão de indicações. Na internet, as pessoas são influenciadas não apenas por informações de blogs e sites especializados em viagens, como também por imagens, boa parte delas publicadas em redes sociais.
“O estudo mostra que as pessoas têm recorrido a novas fontes de informação. Os representantes dos destinos turísticos devem estar atentos à importância da rede na escolha do passeio de férias”, disse o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.
Pelourinho, na capital baiana, é um dos destaques no Instagram do MTur |
Com o objetivo de ajudar na escolha, o Ministério do Turismo mantem um perfil no Instagram, onde os próprios usuários marcam suas fotos com a inscrição (hashtag #MTur). As imagens ficam disponíveis para todos os interessados. O perfil já tem 4.715 seguidores e mais de 20 mil fotos marcadas, entre elas, imagens de destinos conhecidos, por outros ângulos, e de destinos ainda pouco explorados pelos turistas.
Em uma pesquisa recente feita pelo Facebook, a maioria dos usuários (52%) disse escolher o destino de viagem por fotos de amigos. Segundo o diretor de negócios – viagens e turismo do Facebook, João Carlos Pastore, o índice é bastante relevante.
O estudante Pedro Henrique Cunha, de 21 anos, foi conhecer a Chapada dos Veadeiros no feriado de 12 de outubro, inspirado em fotos de amigos que via no Facebook. “Eu via as imagens e minha curiosidade aguçava”, contou. O próximo passeio, também inspirado nas fotografias de amigos das redes sociais, será para a Chapada Diamantina, na Bahia. (Fonte: MTur. Fotos: reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário