Clara Trigo no solo Peças Soltas (João Millet Meirelles/Divulgação) |
Um grande encontro que discute e apresenta um recorte da produção da atual dança no mundo começa na próxima segunda-feira, 4, em Salvador e em mais dois estados brasileiros, simultaneamente a cidades dos Estados Unidos. A Jornada de Dança da Bahia promoverá o intercâmbio artístico e a reflexão sobre o ensino da dança contemporânea, a difusão de práticas artístico-pedagógicas e a discussão e a pesquisa através de mostras, bate-papos, oficinas e espetáculos.
Até o dia 10 de novembro, serão 11 apresentações em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia, além de duas mostras – uma didática e outras com um conjunto de obras curtas. Em Salvador, a programação será realizada no Espaço Xisto Bahia, na Biblioteca Central dos Barris, no centro da cidade, com atividades gratuitas e espetáculos a preços populares.
Da Bahia, apresentam-se as companhias Mantra, GDC - Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Trampolim e Katharsis; a Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e o Contemporânea Ensemble; o projeto Plataforma Convidança; e os solistas Clara Trigo e Marvan Carlos.
Fátima Suarez em Mantra, de sua autoria (João Bindillatti/divulgação) |
A abertura da programação artística acontece na próxima segunda-feira, 4, às 20h30, com os solos Peças Soltas (Clara Trigo) e Mantra (Fátima Suarez). A criação parte das memórias da coreógrafa, dançarina e professora Fátima Suarez, que revelam passagens de obras dançadas por ela e seu grupo, a companhia Mantra, que marcou história na dança baiana nas décadas de 80 e 90.
Fátima Suarez é formada pela Faculdade de Dança da Universidade Federal da Bahia com especialização em dança moderna e coreografia na London Contemporary Dance School. Clara Trigo é dançarina, coreógrafa, gestora cultural, professora e pesquisadora de movimento. Atualmente, dirige e produz o quadro Sua Dança exibido pela TVE-BA (Canal 2 da TV aberta).
Serviço
O quê: Jornada de Dança da Bahia
Onde: Espaço Xisto Bahia (Biblioteca Central dos Barris, Salvador)
Quando: de 4 a 10 de novembro,
Quanto: R$ 12 (inteira), R$ 6 (meia) e atividades gratuitas
Realização: Escola Contemporânea de Dança
Nenhum comentário:
Postar um comentário