segunda-feira, 2 de junho de 2014

Tour encerrado: taça agora só nas mãos do campeão 2014

Gabi e Monobloco cantaram a música oficial da marca (Marcos Ribolli/Div)

Com um show de Gabi Amarantos em São Paulo na noite deste domingo, 1º de junho, foi encerrado o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA no Brasil, organizado pela Coca-Cola. De acordo com os organizadores do evento, o último dia de visitação, no Shopping Metrô Itaquera, contou com um público recorde de 18 mil pessoas. Foi a primeira vez, depois de passar por 90 países, que a taça foi levada a todas as capitais (de estado) de um mesmo país.

Os número são grandiosos. A taça já percorreu 150 mil quilômetros ao redor do planeta, o equivalente a três voltas ao mundo. No Brasil, foram 20 mil quilômetros, em 41 dias. O troféu mais cobiçado do futebol brasileiro esteve em Salvador um mês atrás, nos dias 30 de abril e 1º de maio e o nosso blog foi convidado a conhecer a "Copa do Mundo" (leia aqui).


A taça de 6 kg de ouro maciço 18 quilates esteve em Salvador (Silvianasci)

O tour brasileiro começou pelo Rio de Janeiro, no dia 22 de abril. No total, foram 450.833 pelo país. De acordo com a Coca-Cola, empresa patrocinadora da Copa e realizadora do Tour da Taça, agora, a próxima parada será no dia 13 de julho, no Estádio do Maracanã, quando será erguida pelo novo país campeão mundial.

Um detalhe importante: só quem pode pagar na taça são os campeões mundiais ou chefes de estado. Durante o tour brasileiro, o time de campeões escalados para rever, tocar, erguer e beijar o troféu foram o capitão de 1970, Carlos Alberto Torres, Mauro Silva, Gilberto Silva, Dunga, Rivelino, Marcos, Belletti, Jairzinho, Rivaldo e o baiano Bebeto, que foi o embaixador em Salvador.

Lázaro Sandes e o campeão mundial Bebeto com a taça em Salvador

Outro detalhe dos qual gostei: em cada capital, foram homenageados campeões anônimos, que receberam uma medalha do embaixador da Taça, por fazer a diferença em suas comunidades. Em Salvador, o homenageado foi Lázaro Sandes, do projeto "Ler na Praça".

O do Brasil foi  o terceiro e o maior tour já realizado pela Coca-Cola com a Taça. O primeiro ocorreu antes da Copa de 2006, na Alemanha, e percorreu 31 cidades, de 28 países durante pouco mais de três meses. O segundo, realizado antes da Copa da África do Sul, em 2010, foi a 84 países e 130 cidades ao redor do mundo.

Quanto á música, até agora das que ouvi foi a que mais gostei, pela batida bem brasileira do Monobloco. Ouça (clique aqui) e diga se concorda comigo!

Nenhum comentário: