sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Fortes da Barra terão entrada gratuita para crianças em dia especial

Praia do Porto da Barra com o Forte de São Diogo ao fundo (Foto: Max Haack/Secom Salvador)

Se a desculpa era o gasto, não tem mais. Para celebrar o Dia Mundial da Criança, a entrada de crianças (até 12 anos) será gratuita nos fortes do Porto da Barra na próxima segunda-feira, 20. Os fortes Santa Maria e São Diogo, que um dia fizeram parte do sistema defensivo da Cidade da Bahia, agora abrigam os espaços culturais Pierre Verger da Fotografia e Carybé das Artes, respectivamente.

O dia 20 de novembro, data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989, é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial da Criança.

Forte de Santa Maria (Foto: Jefferson Peixoto/ Secom Salvador)




No Santa Maria, o acervo é formado pelos trabalhos do antropólogo Pierre Verger. As mais de três mil obras, divididas por módulos temáticos e interativos, mostram, entre outros, aspectos da Bahia antiga, da época em que Verger morou em Salvador. O fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês Pierre Edouard Léopold Verger (1902-1996) se apaixonou pela Bahia em 1946, quando desembarcou na cidade após passar 14 anos viajando pelo mundo. Além das obras do francês, o espaço conta ainda com a produção de mais 56 fotógrafos de Salvador com um demonstrativo de como é a maioria dos bairros da cidade.


Interior do Forte de São Diogo (Milena Abreu / Divulgação)


No São Diogo, o centro tecnológico de referência apresenta a vida, obra e as mais diversas técnicas e linguagens utilizadas pelo artista plástico Carybé, através de recursos de mídia digital e realidade virtual . O pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino, naturalizado brasileiro, Hector Julio Páride Bernabó (1911-1997) radicou residência em Salvador em 1950.

Acervo de Pierre Verger no Forte de Santa Maria (Foto Milena Abreu / Divulgação)


Os espaços culturais funcionam todos os dias, das 11 às 19 horas (exceto às terças). Eles ficam separados pela bela praia do Porto da Barra e a visita pode ser casada, já que o ingresso de R$ 20 dá direito a entrar nos dois fortes. Entre uma visita e outra, o visitante pode aproveitar o passeio pelo calçadão do Porto, aproveitando a bela vista do mar da Baía de Todos os Santos. Há meia entrada para estudantes e idosos (a partir de 60 anos). Escolas públicas com visitas agendadas não pagam a entrada dos alunos. Todas as quartas-feiras, as visitas são gratuitas para todas as pessoas.

Nenhum comentário: