segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Regata internacional refaz "rota do café" em direção a Salvador


Velejadores deixam porto de La Havre (França) em direção a Salvador (Foto:Jean Marie Liot/Setur)


A antiga "Rota do Café", que trazia para as Américas (em busca do produto) navegadores de diversas partes do mundo, está sendo revivida desde este domingo, 5, pelos velejadores da  13ª edição da Regata Transat Jacques Vabre (TJV).

Eles partiram da cidade de La Havre, na França, e devem chegar à Baía de Todos os Santos, em Salvador, no próximo dia 12, após cumprir as 4.350 milhas náuticas (8.056 quilômetros) da travessia do Atlântico. Salvador voltou a ser o ponto de chegada da prova depois de 10 anos. Antes disso, foi destino final nos anos de 2001, 2003, 2005 e 2007.

Forte de São Marcelo e Cidade Alta: vista que espera os velejadores ao chegar à Baía de Todos os Santos (Silvianasci)




Prepare sua torcida porque entre os velejadores estão o baiano Leonardo Chicourel e o angolano José Guilherme Caldas, que representam o Brasil competindo em dupla na categoria Class 40 com o barco “Mussulo 40 Team Angola Cables”. Mas a festa não será só no mar...

... para os que gostam de festa, estão programados shows, manifestações culturais e a boa gastronomia da Bahia na Vila da Regata, aberta ao público a partir do dia 12 até 24 de novembro, que será montada nas proximidades do Mercado Modelo (bairro do Comércio).

As atrações ainda não foram divulgadas, mas uma delas deverá ser a Banda Mameto. O espaço permitirá que o público interaja com os velejadores e turistas.

Vila da Regata, para diversão de velejadores, turistas e moradores, será perto do Mercado Modelo (Foto: Max Haack/Secom)


A regata deve trazer a Salvador, segundo estimativas oficiais, cerca de 450 turistas internacionais para um período médio de permanência de 15 dias na cidade, movimentando aproximadamente R$ 4 milhões, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Participam do torneio velejadores da França, Japão, Reino Unido, Espanha, Suíça, Alemanha, Brasil, Angola, Itália e Omã, nas categorias Class40, Multi50, Imoca e Ultime.

História -  A Baía de Todos os Santos celebra este ano 516 anos da chegada dos europeus. Originalmente era chamada pelos índios tupinambás de Kirimurê, que significa "grande mar interior". No dia 1º de novembro de 1501 - Dia de Todos os Santos - o navegador florentino Américo Vespúcio, em uma viagem de exploração do Novo Mundo, chegou a Kirimurê rebatizando-a (como vinha fazendo com outros pontos geográficos do recém encontrado Brasil) com o nome do santo do dia da chegada, neste caso, todos os santos.

Barcos alinhados antes da largada, na França (Foto: Secult/Secom Salvador)


O evento esportivo tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur). (Com informações e fotos da Secom Salvador e Setur Bahia. Foto do Forte de São Marcelo: Silvianasci/Salvadoremumdia)

Nenhum comentário: