quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nova temporada de cruzeiros prevê cerca de 670 mil turistas


Na temporada de cruzeiros que começa em novembro próximo e vai até abril de 2014 pelo menos 668 mil passageiros devem navegar pela costa brasileira. A previsão é da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar). Os turistas terão 242 opções de roteiros em 12 transatlânticos.

De acordo com o site da Codeba (Companhia de Docas do Estado da Bahia) o primeiro navio a chegar ao porto de Salvador será o MSC Orchestra, com previsão de ancorar às 9h do dia 8 de novembro. O último navio da temporada 2013-2014 será o Splendour of the Seas, que deixará a capital baiana às 17h do dia 28 de abril. O maior navio em capacidade de passageiros é o MSC Preziosa, que conduz, por viagem, 4.363 pessoas.

Entre os navios que devem passar pelos portos brasileiros nos próximos meses estão o Costa Fascinosa; o Costa Favolosa; o MSC Preziosa; o MSC Poesia; o MSC Orchestra; o MSC Magnifica; o Grand Celebration; o Grand Mistral; o Splendour of the Seas; o Pullmantur Sovereign; o Pullmantur Zenith; o Pullmantur Empress e o Louis Aura.

O arquipélago de Fernando de Noronha voltará a receber cruzeiros marítimos com o Louis Aura, que tem capacidade para 700 pessoas. Estão previstas 21 escalas na ilha, com cruzeiros partindo de Recife, Natal, Fortaleza e João Pessoa. Os roteiros terão duração de duas a sete noites.


De acordo com a Abremar o turismo náutico e de cruzeiros marítimos registrou um crescimento de cerca de 600% na última década.  A movimentação teve um impacto de R$ 1,4 bilhão na economia brasileira na melhor temporada (2010/2011), que teve um total de 20 cruzeiros navegando pela costa do país, ainda segundo a Abremar.

O Brasil hoje ocupa a sétima colocação no ranking mundial de transporte de passageiros em cruzeiros, mas já esteve em quinto. Apesar de haver queda em relação aos anos anteriores, o setor está otimista com mudanças sinalizadas pelo governo. 

Segundo Vinicius Lummertz, do Ministério do Turismo, o MTur vem interagindo com diversos órgãos governamentais em busca de melhorias na infraestrutura desse segmento, com o objetivo de atrair mais turistas e embarcações navegando pela costa brasileira.

“Recebemos as reivindicações da Abremar e encaminhamos ofícios a diversos órgãos como a Marinha do Brasil, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, o Ministério do Trabalho e o Ministério da Fazenda, que são os órgãos responsáveis pelos custos de taxas portuárias, impostos e relações de trabalho dos tripulantes das embarcações, para ver o que é possível ser feito”, explicou o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur. (Fontes: MTur e site da Codeba. Fotos: Silvianasci/Salvador em um dia)

Nenhum comentário: