segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto do mês das crianças incentiva o gosto por museus



Palacete das Artes, na Graça, terá as primeiras atividades destinadas à garotada

Em outubro, mês das crianças, os museus do estado planejaram atividades gratuitas para entreter a garotada e criar nelas o gosto por frequentar as instituições. Palacete das Artes Rodin Bahia, Palácio da Aclamação, Museu Tempostal, Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória), Solar Ferrão, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Museu de Arte Moderna da Bahia (Avenida do Contorno), todos vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, estão com atividades especiais, como teatro, histórias, exposições, exibição de filmes infantis, entre outras.

A primeira atividade acontece no belo Palacete das Artes Rodin Bahia, localizado no bairro da Graça, com três opções de programa. Entre os dias desta segunda, 2, até sexta, 5, às 14h e às 16h, serão exibidos filmes infantis. No sábado, 6, às 15h30, o Projeto "Cirandas" reúne contação de histórias, jogos, música, brincadeiras de roda e leitura de livros. Entre 14h e 17h, também no sábado, será realizada uma feira de adoção de animais.


Museu de Arte Moderna da Bahia fica no conjunto histórico do  Solar do Unhão

No feriado, 12 de outubro, os pais podem fugir dos programas convencionais e levar as crianças (a partir de dois anos de idade) para ver a apresentação do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, no Palacete das Artes, às 14h30 e às 16h. O cenário é composto por tapetes, malas, aventais, caixas e livros de pano. De 8 a 11 de outubro, a atividade também será realizada no Palácio da Aclamação, Museu de Arte da Bahia, Solar Ferrão e MAM-BA, com grupos escolares previamente agendados.

E a programação ainda não termina aí. Entre 15 e 18 de outubro, serão promovidas apresentações de Teatro de Bonecos com a Cia Caixa Aberta de Teatro em quatro espaços museais: em 15 de outubro, às 15h, no Palácio da Aclamação (Campo GRande); dia 16, às 15h, no Museu Tempostal (Pelourinho); no dia 17, às 15h, no Solar Ferrão (Pelourinho); e, encerrando a programação, no dia 18, às 14h, a apresentação acontece no Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Centro Histórico).

Os pais podem levar livros e brinquedos para doação ao Palácio da Aclamação 

Outra atividade interessante leva a garotada até o coração do Centro Histórico, ao Largo Tereza Batista, nas imediações do Pelourinho, onde acontecem brincadeiras, contação de histórias e apresentação teatral. É uma programação interessante para que elas comecem a tomar tomar gosto por um espaço que no futuro será delas: o Centro Histórico de Salvador.

O evento faz parte da exposição dos trabalhos dos alunos da Escola Municipal Vivaldo Costa Lima durante oficinas de composição decorativa promovidas pelo Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica nos meses de julho e agosto. A atividade acontece no dia 16 de outubro, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30. Já o Museu Tempostal promove sessões de filmes infantis para alunos da Escola Municipal João Lino e da Escola Olodum nos dias 24 e 31 de outubro, às 15h.

Museu de Arte da Bahia ocupa casarão histórico do Corredor da Vitória

Ao participar das atividades, os pais podem começar a incentivar os filhos a dividir, já que até 26 de outubro, a Dimus promove uma campanha de doação de livros infantis e brinquedos novos e usados ( que estejam em bom estado de conservação). Pessoas interessadas em participar devem entregar suas doações de terça a sexta-feira nos setores educativos dos seguintes museus: Solar Ferrão, Museu Tempostal e Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, das 12h às 18h, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte da Bahia  e Palacete das Artes Rodin Bahia, das 13h às 19h e no Palácio da Aclamação, das 9h às 18h. A entrega dos itens recolhidos será realizada nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Mais informações e endereços dos museus no telefone (71) 3117-6013 ou na página do Ipac na internet. (Fonte: Dimus/Ipac. Fotos: silvianasci/salvadoremumdia) 

Nenhum comentário: