terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cachoeira e Salvador divulgam prêmio Damário da Cruz

Ainda lembro, nos primeiros anos de faculdade - na Escola de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - quando Damário aparecia com o clássico poema-cartaz "Todo Risco" debaixo do braço, divulgando sua poesia. "A possibilidade de arriscar é que nos faz homens. Voo perfeito no espaço que criamos", diz os primeiros versos do premiado poema. Jornalista, fotógrafo, agitador cultural e poeta, ele foi um dos divulgadores da histórica Cachoeira, destino turístico da Bahia, a cerca de 100 km de Salvador, onde instalou o espaço cultural Pouso da Palavra.

A abertura deste post veio a propósito do Prêmio de Poesia Damário da Cruz, destinado a produção poética, cujas inscrições estão abertas até 26 de outubro na Fundação Pedro Calmon, em Salvador, e no Pouso da Palavra, em Cachoeira. Para participar, os poemas devem ser apresentados em três vias juntamente com a ficha de inscrição, acompanhados de envelope lacrado com os dados do autor, cópias dos documentos de identificação, entre outros (leia aqui), informa a Fundação Pedro Calmon.

Como blog é sobre turismo, escolhi, no flickr da Setur e Bahiatursa, algumas fotos para incentivar a visitação à cidade histórica. Ao lado de Cachoeira está São Félix, separadas pelo Rio Paraguaçu. O conjunto do Carmo tem um dos melhores hotéis da região. Há opção de turismo rural, em hotel-fazenda. Cachoeira é muito ligada às artes e constantemente "escalada" como cenário de filmes, novelas e produções internacionais. A cidade também abriga uma das mais tradicionais festas religiosas do estado, a da Boa Morte, que acontece em agosto.
Cachoeira e São Feliz, separadas pelo rio Paraguaçu
Antiga Estação Cachoeira

O charme das ruas calçadas e casario histórico que lembram Salvador
Conjunto do Carmo, uma das atrações da cidade

(Fotos: Rita Barreto/flickr Turismo Bahia/Bahiatursa/Setur)
Saindo de Salvador, são 2h20min de viagem. Onde ficar: aqui


Damário da Cruz (1953-2010) nasceu em Salvador, no bairro do Santo Antônio. Formou-se em jornalismo e, além de poeta e fotógrafo, foi líder estudantil, sindicalista e diretor da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Publicou três livros de poesia e mais de 30 posters-poemas. Deixou material para dois livros inéditos. Em 2000, abriu com recursos próprios o Pouso da Palavra, em Cachoeira (a cerca de 100 km de Salvador). O centro cultural conta com uma pequena galeria de arte, café, biblioteca e espaço para eventos como saraus e lançamentos de livros. Cachoeira foi a grande paixão do poeta, sobre a qual declara: "quem consegue amar profundamente Cachoeira, não terá tempo nenhum de odiar outra coisa". (Fonte: Irdeb)


Serviço
O quê: Prêmio de Poesia Damário da Cruz
Inscrições: até 26 de outubro de 2012
Onde: em Salvador, na Fundação Pedro Calmon (Avenida Sete de Setembro, 282, sala 605)
Em Cachoeira: Pouso da Palavra (Praça da Aclamação, 8)
Horário de atendimento: das 9 às 17h em Salvador, e das 14 às 17h em Cachoeira
Informações: dll.fpc@fpc.ba.gov.br ou diliv.fpc@gmail.com

Nenhum comentário: