terça-feira, 1 de outubro de 2013

Boa gastronomia aguarda o turista no Festival de Lençóis

Além da beleza o passeio revela delícias da culinária (João Ramos/Bahiatursa)

A gastronomia da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, será um dos atrativos do 15º Festival de Lençóis, de 10 a 12 de outubro, evento de música popular brasileira com a participação de Vanessa da Mata, Margareth Menezes, Cidade Negra, Adelmo Casé, dentre outros.

A cidade colonial, localizada a 425 Km de Salvador,  tombada  pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e uma  das mais belas do estado, oferece delícias culinárias que vão além dos tradicionais acarajé, caruru e vatapá, tão comuns na capital baiana.


A culinária tradicional está presente em pratos típicos, de origem sertaneja, tropeira e garimpeira, como o feijão de corda, carne de bode, godó de banana, cortado de palma, batata da serra entre outros. Há restaurantes de comida caseira, a quilo e lanches caprichados para aqueles que fazem as inúmeras trilhas do lugar.
Nos passeios não pode faltar o lanche de trilha (João ramos/Bahiatursa)

Os lanches de trilha, por sinal, são as refeições curiosas de Lençóis, muitas vezes fornecidos  pelo hotel ou pousada onde o visitante está hospedado. São sanduíches, frutas desidratadas, doces, sucos e outras guloseimas naturais,  levados “obrigatoriamente” na mochila dos que vão caminhar ou os que apenas preferem um piquenique em meio aos belos cenários da Chapada.

“Durante o Festival, além dos atrativos naturais e da grade de shows, um aspecto muito importante será a gastronomia da Chapada, rica em regionalismo, com adaptações internacionais, uma vez que Lençóis é um destino importante no Brasil e no mundo”, recomenda Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, órgão que apoia o evento.

Cortado de palma da Chapada Diamantina (Tatiana Azeviche/Setur)

Michele Nonato, secretária de Turismo de Lençóis, explica que “a gastronomia, é um dos principais atrativos turístico do município, indo  de deliciosos e curiosos pratos típicos a diversas opções de cozinhas internacionais”. Visitantes de todo o mundo ficam encantados com as cores e sabores do godó de banana, do cortado de palma, da  moqueca de Jaca, transformando refeições em verdadeiras experiências de vida”, revela Michele.

Ficou com água na boca, então agora conheça alguns Sabores da Chapada...

Geleia de frutas regionais: na cidade de Lençóis, mulheres fabricam artesanalmente geleias e pestos de manjericão.

Cortado de Palma: a palma é um tipo de cacto, utilizado no Nordeste  para a alimentação do gado e de pessoas  em épocas de estiagem. Em Lençóis, o cortado, servido refogado e picado em pequenos cubos acompanha pratos regionais  como o godó de banana.

Após caminhar o arroz de garimpeiro é o manjar de deuses (Tatiana Azeviche/Setur)

Farofa de garimpeiro: carne do sol frita,  bem temperada, seca  e prensada, como paçoca. Criada  pelos garimpeiros que passavam dias nas matas e precisavam de uma comida  que  sustentasse por horas e ficasse  conservada por vários dias.

Godó de banana: ensopado feito com carne de sol e banana verde, que acompanha arroz, feijão, farofa e salada.

Mel Nativo: o mel orgânico é um dos principais produtos da Chapada. A Associação de Apicultura do Vale do Capão possui certificado para sua produção, que  já ganhou premio nacional.

Jaca e Palmito: o pastel de palmito é uma receita  do Vale do Capão que sempre agrada aos visitantes. Outro prato interessante é  a moqueca de jaca, que é utilizada na região para substituir o peixe e/ou o camarão.

Cachaça: a Chapada Diamantina é produtora de uma das melhores cachaças do Brasil. A bebida é exportada para outros países e pode ser encontrada em toda a região. As principais são a Cachaça Abaíra e a orgânica Serra das Almas. Em Abaíra e Rio de Contas, o visitante pode conhecer os alambiques situados na zona rural e ver de perto  a produção  artesanal da bebida.

Café gourmet: a Chapada  possui uma produção  de café gourmet e  considerada de alta qualidade. O motivo principal da produção é a altitude da região, acima dos 1.300 m, a maior do Brasil,  e o clima ameno,  ideal para o desenvolvimento da cultura. A cidade de  Ibicoara, além do cultivo do produto , utiliza técnicas orgânicas que preservam o meio ambiente. (Fonte e fotos: Bahiatursa/Setur)

Serviço

Roda D’Água Gourmet
(75) 3334-1102
www.hoteldelencois.com

Cozinha Aberta
(75) 3334-1321
cozinhaaberta@hotmail.com
 
Bodega Rest. e Pizza Bar
(75) 3334-1019
restaurantebodega@hotmail.com

Restaurante Absolutu Reservas
(75) 3334-1559
restaurante.absolutu@gmail.com
 
Maria Bonita Casa de Massas
(75) 3334-1850
casademassas@hotmail.com
 
Lampião Culinária Regional
(75) 3334-1157
lampião_chapada@hotmail.com
       
Fundo de Quintal
(75) 9950 – 5016 / 9140 – 3313
dida.boti@hotmail.com

Restaurante Quilombola
(75) 9930 3027

A Doce Vida Restaurante
(75) 9931-4466

Absolutu Restaurante
(75) 3334-1559

Açaí na Tigela
(75) 9933-1381

Azul Restaurante (Hotel Canto das Águas)
(75) 3334-1154

Bodega Restaurante Pizza Bar
(75) 3334-1019

Canto no Bosque Restaurante
(75) 3334-1704

Cozinha Aberta Restaurante
(75) 3334-1321

Maria Bonita Casa de Massas
(75) 9996-3606

Os Artistas da Massa
(75) 3334-1886

Restaurante O Bode
(75) 9913-0722

Nenhum comentário: