Pelourinho, palco das festas culturais de Salvador (Foto: Jotafreitas/Bahiatursa) |
Para você, caro turista, que estará em Salvador durante o mês de junho, há opções diversas na capital baiana e cidades próximas. Claro que o seu destino em Salvador deve o Centro Histórico, onde todos os anos acontece o São João da Bahia, com muitas atrações. Este ano, são apenas quatro dias - de 21 a 24 de junho - de festa oficial, cuja programação foi divulgada pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa nesta quarta-feira, 6.
No entanto, quem chegar à cidade antes da festa oficial já encontrará eventos juninos na capital. Os largos Pedro Archanjo e Tereza Batista, no Pelourinho, também estão com programações de shows, antecedendo a festa maior. O primeiro final de semana de junho já foi embalado pelos artistas da banda Forró do Povão, Renato Fechine, A Mulherada e Banda Chita Fina, além do Olodum.
Nesta quinta-feira, 7, o rei do baião Luiz Gonzaga será homenageado pelo Trio Nordestino na Praça Tereza Batista, a partir das 20h, e o ingresso, vendido no local, vai custar R$ 20. Na sexta, 8, às 19h, volta banda Forró do Povão, que será seguida pelo cantor e comediante Renato Fechine. A entrada será mediante a troca do ingresso por um quilo de alimento não-perecível (exceto sal). Já os grupos Chita Fina e A Mulherada, que faz temporada exclusiva de forró, serão as atrações do sábado, 9, na Praça Tereza Batista. As apresentações estão previstas para às 20h e o ingresso vai custar R$ 5.
São Francisco, vista do Terreiro, terá festas juninas (Foto: Rita Barreiro/Setur) |
No segundo dia de festa (22 de junho), Gereba canta clássicos juninos a partir das 18h. Na sequência, Carlos Pitta comanda o forró, seguido por Cangaia de Jegue. Targino Gondim fecha a noite com a pegada autêntica do estilo pé de serra. A noite de São João (23 de junho) terá shows de Jó Miranda, Jotta e Cia e Sarajane, com a Banda Flor de Canela. No dia 24 de junho, Bruninho Subvai, Del Feliz, Adelmário Coelho e Val Macambira fazem a despedida do São João do Pelô de 2012. Eles prometem fazer uma grande festa e lotar as ruas do Pelourinho.
Pelo quinto ano haverá o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas (categorias crianças e adultos), com 30 agremiações disputando o título, cinco mil participantes de 26 municípios do interior, além de Salvador e Lauro de Freitas, segundo Carlos Brito, presidente da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas (Febaq).
A Bahiatursa informou, ainda que além de Salvador, acontecem festas em Ilhéus e Porto Seguro, principais portões de entrada de turistas no estado e em outras 103 cidades no interior. Já o Ciclo de Festejos Juninos no Pelô terá, ainda, o tríduo a Santo Antônio, rezado e de 11 a 13 de junho, e as comemorações a São Pedro, com eventos nos dias 29 e 30 de junho. (Fonte: Bahiatursa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário