sábado, 2 de junho de 2012

Iphan conclui primeira etapa de restauração de Sant'Ana


A primeira etapa das obras de restauração da Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, localizada entre o Campo da Pólvora e a Baixa dos Sapateiros, bairro de Nazaré, em Salvador, uma das riquezas arquitetônicas e históricas da Bahia, foi concluída, anunciou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia. O órgão federal foi responsável pela aprovação do projeto e supervisão das obras em 31 ambientes do templo, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com o Iphan, foram investidos R$ 3,2 milhões do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). A previsão é de que o restauro de todo o templo seja concluído em 2014.

A primeira etapa livrou a igreja, interditada desde 2005 pela Defesa Civil, de riscos estruturais. Desde a interdição, o Iphan acompanha as ações, analisando os orçamentos e projetos, autorizando as obras e os serviços. Desta forma, os critérios de restauração para preservação das características do monumento foram cumpridos, informa o órgão. Construída no século XVIII, com arquitetura em estilo neoclássico e fachada rococó, a Igreja de Sant’Ana era uma das mais movimentadas de Salvador, reconhecida pelos trabalhos realizados pela Pastoral da Família, encontros de casais e jovens.

Os forros foram restaurados, assim como os assoalhos de madeira, as lápides na capela do Senhor Morto, as escadarias e o salão nobre. Também houve a renovação das partes elétrica e hidráulica e ambientes foram construídos para a melhoria da estrutura, como um mezanino com sala para os setores da administração, secretaria paroquial e da sala de pároco, além de um elevador com acesso ao segundo pavimento e galerias superiores. A instalação de novos banheiros foi uma adaptação necessária ao ambiente, interferindo o mínimo possível no espaço preservado.


Nenhum comentário: