terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dia do aviador brasileiro e o turismo no Brasil

O avião de patrulha P-3 do 1/7 GAV sediado na BASV, em apresentação
Hoje é o "Dia do Aviador". A data é a mesma em que, 106 anos atrás, o engenheiro Alberto Santos Dumont fez o primeiro voo com o 14 Bis, veículo mais pesado que o ar. Para quem não sabe, o nome de Santos Dumont (1873-1932) está vinculado ao turismo brasileiro. Não por ele ter inventado o avião, principal meio de transporte do turista, mas por ter sido quem fez gestões junto ao governo federal para a estatização das terras onde estão as Cataratas do Iguaçu (Paraná), uma das principais atrações turísticas brasileiras e patrimônio natural da humanidade.

Conta a história que "o pai da aviação", sobrevoando o Paraná, deparou-se com a beleza das cataratas. Descobriu que estavam em terras particulares. Mobilizou-se para que o local pudesse ser visto por todos os brasileiros. A história é narrada aos turistas durante o traslado de ônibus entre a entrada do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil) e o primeiro ponto da trilha que leva até bem próximo da famosa queda d'água. Este é apenas um dos motivos para o blog juntar-se às homenagens à ele e ao aviadores brasileiros nesta data. Parabéns a todos!


Avião da Esquadrilha da Fumação em show aéreo no Farol da Barra (2011)


Curiosidade: "Em 20 de julho de 1969, dia do aniversário de Santos Dumont, uma homenagem que talvez não tenha sido programada: levado pela nave Apolo XI, Neil Armstrong torna-se o 1º homem a pisar na Lua." (wikipedia)
"O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser a data em que brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com um avião mais pesado do que o ar, o 14 Bis. O fato histórico ocorreu em Bagatelle, Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Nessa data, Santos Dumont decolou com seu 14 Bis e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante." (Fonte: Portal FAB)