segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Brasil ganha novo mapa de regiões turísticas

http://salvadoremumdia.blogspot.com
Novo mapa do turismo brasileiro de acordo com a Portaria 313 do MTur

O mapa do turismo brasileiro mudou. A nova configuração traz, além de regiões consagradas pelo turismo, novos roteiros. De acordo com a divulgação do Ministério do Turismo (MTur), em comparação ao mapa anterior, de 2009, o número de regiões turísticas sobe para 303 na nova versão. O aumento se deve, ainda segundo o MTur, a uma nova divisão e desmembramento de grandes áreas, como por exemplo a Serra Gaúcha, agora subdividida em microrregiões.


Como os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, o número diminuiu de 3.635 para 3.345. “Nem todas as cidades do mapa anterior apresentam potencial para fazer parte do processo de desenvolvimento da atividade turística no país. Isso é sinal de maturidade no trabalho de gestão”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

A reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseiam nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016. O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo país e foi instituído por meio da Portaria 313/2013, publicada no Diário Oficial da União.

Na Bahia permanecem as 13 regiões turísticas já trabalhadas pela Secretaria de Turismo do estado (Setur), que são a Baía de Todos os Santos, Caminhos do Jiquiriçá, Caminhos do Oeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudoeste, Chapada Diamantina, Costa das Baleias, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, Vale do São Francisco e Lagos e Canyons do São Francisco.

Com a nova divisão, o Nordeste ficou com  35 regiões e 164 municípios turísticos, o Norte, com 35 regiões e 164 municípios; Centro-Oeste, 36 regiões e 220 municípios; Sudeste, 102 regiões e 1.289 municípios; e o Sul, 49 regiões e 860 municípios. (Com informações do MTur)

Nenhum comentário: