sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Presépio da Sefaz é uma atração que merece uma visita


Não se trata de um atrativo turístico da cidade, mas vale a pena, principalmente para as crianças, uma visita ao presépio da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz). Repleto de detalhes e armado em uma área onde ficam objetos históricos, o presépio de Vera Andion é uma atração para quem precisar ir à Sefaz durante o período natalino.

Com objetoscomprados e garimpados em viagens pelo mundo, pequenos brinquedos da época de infância, caixinhas de música que mantém uma suave canção como BG da mostra, elementos que lembram a infância, bonecos, maquetes e muitos enfeites, cada setor de uma sociedade é representado na mini cidade criada pela artista. Nem o mar da Baía de Todos os Santos, com caravelas e um farol, escapou aos olhos de Vera. Outro detalhe muito interessante é o ambiente ecumênico, com representação de todas as religiões. O presépio é uma obra de arte!



Fica a dica para a secretaria de Turismo (Setur): este trabalho merece ser visto!

Nos livros de fotos e folders explicativos de cada ambiente em miniatura, a artista explica que começou a montagem de presépios para agradar aos filhos e netos. Hoje é uma atividade que não pode faltar ao Natal da família. Para quem quiser ver o trabalho, ele está no prédio da Diretoria de Administração Tributária (DAT/Metro) da Sefaz, localizado na Avenida Barros Reis (Rua Cristiano Buys), em Salvador. Completando ao  ambiente, a árvore de Natal do espaço é feita com jornais e materiais recicláveis. Vale a pena uma visita!

História. "Presépio"é a palavra que designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo, O presépio é tradição cristã que se refere ao nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e da Maria. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223.

Naquele ano, Francisco comemorou o Natal na floresta de Greccio (na região do Lácio, Itália), para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro,  desta forma explicar o significado da história do nascimento de Jesus aos camponeses. O costume espalhou-se por entre as principais catedrais, igrejas e mosteiros da Europa.

Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. Em Portugal, o presépio tradições enraizadas nos costumes populares. Manda a tradição que o presépio seja montado no início do Advento sem a figura do Menino Jesus, que só é colocada na noite de Natal, depois da Missa do Galo. 

Published with Blogger-droid v2.0.4

Nenhum comentário: