terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Sorvete de aipim é atração gastronômica na Fenagro

(Foto: Divulgação)

Que tal um programa gastronômico diferente regado à sorvete de aipim. Isto mesmo, de aipim: existe e é feito na Bahia. Soverte de aipim ou de licuri, linguiça de bode no churrasco, são algumas das novidades que podem ser provadas na V Feira Baiana de Agricultura Familiar, que acontece no Parque de Exposições até domingo, 7, durante a Feira Internacional de Agricultura da Bahia (Fenagro).

O sorvete de aipim foi trazido pela Associação dos C.P.R.R de Flechas, do município de Inhambupe, na Bahia, especialistas em explorarem as possibilidades culinárias do tubérculo. Já o de licuri é feito do fruto verde de caroço que lembra um coco seco, oriundo da Caatinga brasileira e na Bahia, o cultivo vem Região do Piemonte da Diamantina. Lá o produto das várias cooperativas e associações também gera cocadas, pães, biscoitos, além do soverte e o licuri in natura ou torrado.

Linguiça de bode, nego bom de umbu, doce de leite de cabra e cachaça de pimenta do macaco, são algumas das diversas opções gastronômicas desenvolvidas por cooperativas que trabalham com a agricultura familiar no Estado.

A programação da Fenagro conta ainda com a Feira Gastronômica Sabores da Bahia, exposição e leilões de animais, shows musicais e apresentação de repentistas e cordel. O Parque de Exposições de Salvador fica localizado no bairro de Itapuã, com acesso pela Avenida Paralela.

Nenhum comentário: