domingo, 25 de março de 2012

Conheça o albergue histórico do centro de Salvador

Um casarão antigo e a sensação de estar em casa. Assim é o Hostel Laranjeiras, da Rede Hosteling International (HI), um dos dez melhores do país, eleito recentemente pelos internautas. Como a maioria dos casarões do Centro Histórico de Salvador, a pintura de fachada necessita de uns retoques, mas o aconchego interno e o conjunto visual da Rua das Laranjeiras, esquina com a Rua da Ordem Terceira, endereço do albergue, não decepcionam a quem é adepto deste tipo de hospedagem.
Em 1909 na Alemanha o professor Rochard Schirrmann dedicava parte de seu tempo a criar programas de convivência para seus alunos. De atividades pedagógicas passou a organizar grupos com os jovens para realizar pequenas viagens de estudos. Foi assim que o professor Schirrmann descobriu a possibilidade de criar uma alternativa para acomodar os alunos, que não fosse apenas o pernoite em hospedarias. Assim nasceu o primeiro Albergue da Juventude – Hostel,  em Altena, Alemanha, no ano de 1912, que funciona até hoje. Em 1932, foi criada a Federação Internacional de Albergues da Juventude - Hostelling International. A idéia chegou ao Brasil nos anos 1960, década da geração “pé na estrada”, do movimento hippie, dos movimentos estudantis do mundo. Em 1971, o Brasil criou a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude e começou a fazer parte do Movimento Alberguista. Atualmente a Hostelling International é a maior rede de hospedagem do mundo, presente nos 5 continentes. Fonte: H.I. 
A localização não poderia ser melhor: no coração do centro Histórico, a poucos metros do Terreiro de Jesus e do Pelourinho, onde estão atrações culturais e históricas da cidade, as festas mais tradicionais, como a Terça da Bênção, movida a Olodum, e as praças onde acontecem eventos de música e teatro da região. No próprio albergue há um café especializado em crepes.


Defronte há o imperdível, o Museu da Música Brasileira, dois andares sobre uma loja de livros antigos (e atuais também), discos de vinil, entre outras raridades da MPB. Seguindo pela rua da Ordem Terceira, chega-se ao Largo do Cruzeiro, depois de passar por duas das mais bonitas igrejas do centro histórico: Ordem Terceira de São Francisco e Convento de São Francisco, a famosa igreja de ouro. Tanto no Largo do Cruzeiro quanto no Terreiro de Jesus há restaurantes e bares onde sempre aparece um grupo para um bom samba, geralmente aos sábados.

Não espere luxo, mas as diárias, como em todo hostel, é camarada. A casa é arejada, há recantos para descanso, como a área de convivência no mezanino, onde também estão localizadas duas suítes privativas. Um pátio interno garante privacidade na hora do descanso, mas é quase impossível encontrar hóspedes no casarão: a maioria está sempre em andanças pela cidade. A rede HI na Bahia é composta ainda pelos Barra, Porto e Ondina Hostels (Salvador) e unidades em Porto Seguro (Arraial D'Ajuda), Ilhéus, Itacaré, Lençóis (Chapada Diamantina), Palmeiras (Chapada Diamantina), Praia do Forte (Mata de São João, Litoral Norte) e Imbassaí (Mata de São João, Litoral Norte).

Agora, como prometido em posts anteriores, um passeio em fotos para conhecer o Laranjeiras, no Centro Histórico de Salvador. Outras informações, como diárias e reservas, veja aqui ou aqui.



Rua das Laranjeiras esquina com a rua da Ordem Terceira, Centro Histórico de Salvador 

No final da rua, Igreja da Ordem 3ª de São Francisco e sua fachada totalmente esculpida 


Na sala, as  fotos dos antigos donos do casarão tornam o ambiente aconchegante e familiar 


Subindo a escada, janelões para a rua das Laranjeiras mostram atrações do Centro Histórico e


os sobrados que abrigam lojas, instituições culturais, escolas, museus na rua que leva ao Terreiro 


Voltando ao hostel, vemos a sala de convivência onde não poderia faltar a rede com vista para o café 


O pequeno museu de objetos sacros fica próximo das duas suites reservadas do hostel 



Em vez de janelas, alguns quartos têm sacadas com vista  para as ruas antigas de pedras

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria!

Neneca Campos
assessoria HI Brasil