segunda-feira, 19 de março de 2012

Iphan seleciona para mestrado em preservação cultural

A notícia é do portal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Edital de Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2012 (PEP/MP/IPHAN) oferece 20 bolsas de estudo. O Mestrado Profissional destina-se a formar, durante 24 meses, profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. O curso associa as práticas de preservação nas unidades da Instituição, distribuídas no território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. As inscrições estão abertas até o dia 19 de abril de 2012 e o início das atividades dos candidatos selecionados será dia 01 de agosto de 2012, conforme determinações do edital. Informações pelos telefones (21) 2215-5263 e (21) 2215-5155.


Aeroportos da Bahia são destaque em seminário

A informação é da Secom-BA (Secretaria de Comunicação do estado). O Plano de Desenvolvimento Aeroportuário da Bahia será apresentado em seminário que acontece nesta terça-feira (20), no auditório da Secretaria de Agricultura, no Centro Administrativo, das 9h às 12h e das 14h às 18h. O encontro é promovido pela Coordenação do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Aeroportuário da Bahia, da Secretaria de Infraestrutura.

Os participantes convidados são prefeitos e secretários municipais de Infraestrutura e Planejamento, residentes do Departamento de InfraEstrutura de Transportes da Bahia (Derba), representantes de secretarias de Estado, Banco Mundial e da Bahiatursa, além de representantes de concessionárias aeroportuários. Os interessados devem enviar confirmação pelo e-mail seminario.pdaerobahia@seinfra.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3115-2288.


Instituto de Museus inicia ação em Salvador

A notícia é da Secom-BA. A partir deste mês, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) percorre os estados, discutindo novas políticas, instrumentos de gestão e estratégias de financiamento para os museus do país no projeto Conexões Ibram. Entre os dias 21 e 23 deste mês (desta quarta a sexta-feira), a Bahia sedia o primeiro evento do projeto, que será promovido pelo instituto, em parceria com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), unidade da Secretaria de Cultura (Secult).

A ação acontece no Museu de Arte da Bahia (dias 21 e 22) e no Palácio da Aclamação (dia 23) e tem como objetivo construir uma agenda comum de trabalho e conectar as políticas do Ibram com as necessidades dos museus baianos. O evento conta com a presença do presidente do instituto, José do Nascimento Júnior, e do secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, que assinam um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o fortalecimento, difusão, fomento e o incentivo do setor museológico na Bahia, a exemplo do lançamento de editais.


Destino Brasil mais uma vez apresentado em Portugal

A informação é do blog da Embratur Aquarela 2020. A Viagens Abreu, considerada a agência portuguesa mais antiga do mundo convidou a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), para realizar uma apresentação exclusiva aos 500 agentes lusitanos que comercializam o destino Brasil em Coimbra, Portugal. O objetivo da Convenção Anual Abreu é subsidiar os profissionais com informações qualificadas sobre as cidades brasileiras como destinos turísticos diversificados.

A Embratur apresentou o Brasil destacando os destinos já comercializados pela Agência Abreu em seu catálogo, como por exemplo: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraiba, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Além disso, também mostrou as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 e seus arredores.

“A participação nessa Convenção não é oferecida a nenhum destino, pois se trata de um evento fechado e focado na estratégia de vendas da Agência para todo o ano”, disse Marcelo Pedroso, de Mercados Internacionais da Embratur. “Devido à exposição e importância do Brasil no mercado Português junto a essa operadora, abriu-se uma exceção para a Embratur. Além disso, fomos prestigiados, pois o evento deu destaque aos produtos e destinos turísticos do Brasil”, completou Marcelo.


E os estrangeiros continuam chegando

Informação do blog Aquarela 2020, da Embratur. O número de desembarques internacionais registrados no mês de fevereiro de 2012 chegou a 798.950, constituindo o novo recorde da série histórica, que contabiliza os dados desde o ano 2000. O total supera em 15,37% o antigo recorde, de 692.534, obtido no mês de fevereiro de 2011. Os dados, divulgados hoje pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), incluem a entrada de turistas estrangeiros e o retorno de turistas brasileiros.

Somando os dois primeiros meses do ano, os desembarques internacionais chegaram a 1,749 milhão, número que também apresentou crescimento (+11,7%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2011, levando em consideração o mesmos meses, verificou-se o total de 1,565 milhão de desembarques internacionais.

“O aumento desse fluxo de turistas indica que o turismo no Brasil continua em franca expansão, ainda que os desembarques também representem o retorno de turistas brasileiros”, afirma o diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marcelo Pedroso. Para ele, os frequentes recordes dão indícios de que teremos resultados crescentes também na entrada de turistas estrangeiros.

Nenhum comentário: