sábado, 1 de fevereiro de 2014

Apresentado projeto da nova orla do Rio Vermelho

Largo da Mariquita, de acordo com o projeto de requalificação (Agecom/div)

As obras da primeira fase de requalificação da orla do Rio Vermelho devem começar efetivamente depois da Copa do Mundo 2014. "Na segunda semana de julho já estaremos com as obras em plena execução", assegurou neste sábado, 1º, o prefeito de Salvador ACM Neto diante de representantes das associações e moradores do bairro. O prefeito definiu, ainda, como prazo para publicação do edital de licitação o dia 30 de março. O projeto foi apresentado no auditório da Associação Cultural Caballeros de Santiago, na Rua da Paciência. Os valores ainda não são definitivos, mas o prefeito estima um investimento de R$ 30 milhões na requalificação.
O bairro ganha melhorias na quadra esportiva e ciclovia ao longo da orla

As obras serão divididas em três etapas, começando pelo principal trecho do Rio Vermelho, entre o Largo de Santana e o Largo da Mariquita. Para quem não conhece a cidade, o Largo de Santana é aquele onde fica a estátua de Jorge Amado e Zélia Gattai. O da Mariquita, é onde está o Mercado do Peixe e a pedra histórica onde os nativos viram pela primeira vez Diogo Álvarez Corrêa, o Caramuru, considerado o patriarca do povo da Bahia. No meio do caminho deste trecho está a sede da Colônia de Pesca Z-1 e a Casa do Peso, principal cenário da Festa de Iemanjá que acontece neste domingo, 2 de fevereiro.

ACM Neto e o historiador Ubaldo Marques 

Os representantes dos moradores do Rio Vermelho estavam entusiasmados com as mudanças na orla do bairro. Falando em nome da Central de Entidades do Rio Vermelho, o historiador Ubaldo Marques, morador há 53 anos, 21 livros editados, dez dos quais sobre o Rio vermelho, explicou que o bairro  foi o primeiro balneário turístico da Bahia e teve seu apogeu entre 1880 e 1930, mas após este período, segundo ele, foi "abandonado pelos poderes públicos".

Vista da orla do bairro do Rio Vermelho

Marques entregou ao prefeito, que o repassou ao secretário de Turismo do município Guilherme Bellintani para análise da viabilidade, o projeto de criação do Memorial Caramuru. O projeto, de autoria da Fundação Mário Leal Ferreira, está pronto desde 2006, mas ainda não foi executado. Pela proposta, o memorial ficaria na Praça Caramuru, atrás do Mercado do Rio Vermelho.

Nenhum comentário: