domingo, 8 de fevereiro de 2015

Prefeito acrescenta mais um dia ao Carnaval com o Furdunço

Sopro e percussão no desfile de apresentação do Furdunço

O Furdunço é algo como se o Carnaval de Salvador voltasse às suas origens: mais fantasias, mais cor, mais manifestações espontâneas dos foliões e menos abadás e cordas. Não se pode negar a importância dos blocos no Carnaval, assim como os camarotes, mas a cidade não pode perder o que tem de mais bonito: o folião pipoca. Por isso, como há gosto para tudo e com cada público em seu lugar, aplaudo o Furdunço.

Não fui neste domingo à Barra, porque prefiro ver a manifestação cultural-carnavalesca na sexta-feira, 13, quando o desfile acontecerá, com 27 atrações, no Campo Grande (Circuito Osmar), em meio à folia. Neste post vou usar algumas informações fornecidas pela Prefeitura de Salvador, cuja equipe já está empenhada na festa.

Movimento dá prioridade ao Carnaval "pé no chão" (Foto: Max Hacck/Agecom)

O prefeito ACM Neto participou do evento na Barra e disse, em entrevista coletiva, sua pretensão de acrescentar o domingo que antecede o Carnaval à programação oficial da festa justamente com as manifestações culturais do Furdunço. Segundo ele, o futuro do Carnaval de Salvador passa pelo movimento, que ganha cada vez mais adeptos.


“Famílias inteiras participam, da criança ao idoso, o que nos deixa empolgados com o futuro desse movimento. O Furdunço veio para ficar. Tenho certeza que vamos consolidar essa ideia e é esse o clima que queremos para o Carnaval”, disse. "Vamos trabalhar para conseguir fazer com que nos próximos anos o Carnaval comece no domingo, e isso terá uma importância econômica para a cidade porque podemos permitir uma ampliação da permanência do turista", afirmou.


ACM Neto: mais um dia para o Carnaval de Salvador

Um pouco de história. Os mais velhos devem recordar de atitude semelhante tomada pelo avô do prefeito, o então governador Antônio Carlos Magalhães, em 1979, quando a capital era administrada pelo radialista Mário Kertész (da Rádio Metrópole). Empolgado pelo sucesso do Carnaval naquele ano, ACM declarou em entrevista à TV que correra tudo tão bem e a festa fora tão bonita que no ano seguinte o Carnaval da Bahia - que até aquele ano começava no sábado - teria cinco e não mais quatro dias de folia oficial. No ano seguinte, 1980, cumpriu a promessa e passou a decretar ponto facultativo para os servidores públicos na sexta-feira que antecedia a festa.

Lançado em 2014 (uma ideia do ex-secretário de Turismo e atual secretário de Educação do município Guilherme e Bellintani), o Furdunço aconteceu aconteceu nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina). Neste domingo, 8, na Barra, o Furdunço teve 20 atrações. Para os desfiles do Carnaval 2015 a promessa é levar 27 entidades para as avenidas. O movimento reúne artistas de diferentes estilos, fazendo o Carnaval com o pé no chão, a participação do folião pipoca e marcado pela irreverência.


Ciclistas do Movimento Vai de Bike ganharam espaço no Carnaval de Salvador

A programação começou com o Passeio Ciclístico Pedal Abre Alas, organizado pelo Movimento Vai de Bike que é coordenado pelo presidente da empresa municipal de Turismo, a Saltur, Isaac Edington. Participaram da animação da festa, Armandinho e a Fobica, a réplica do carro em que os criadores do trio elétrico, Dodô e Osmar desfilaram na Avenida Sete em 1950, entre outras atrações.

Nenhum comentário: