domingo, 15 de janeiro de 2012

Praia, a escolha é sua

brake to coconut water

Uma das características mais interessantes de Salvador é o fato de ser uma cidade onde a vista do nascer e do por-do-sol se dá no mar. Seu formato também favorece quilômetros de praias para escolher, em mar aberto ou na Baía de Todos os Santos. São 55 km.


Na foto acima, estamos a meio caminho da orla, em direção à Itapuã. Esta área, vista da passarela do Costa Azul, é o Jardim de Alah, praia oceânica, de ondas fortes e que requer cuidado ao experimentar suas águas.

um dos meus caminhos
Armação para caminhadas matinais e vespertinas

Logo em seguida vem Armação, onde acontecem eventos esportivos, como campeonatos nacionais de vôlei de praia ou de surfe, entre outros. Há suportes para redes de vôlei e grupos de amigos se reúnem para a prática do esporte. Ao longo da orla, há áreas destinadas ao baba ou pelada (futebol de areia). Seguindo o caminho (pelo qual passamos no nosso passeio de buzu, lembra?), vem Boca do Rio (com a famosa Praia dos Artistas, reduto dos anos 80 do século XX), Corsário, Jaguaribe, Piatã, Itapuã (Placafor, Sereia e Farol de Itapuã), Stella Maris e Flamengo, já na divisa com Ipitanga, praia pertencente ao município de Lauro de Freitas.

passarela
Passarela do Costa Azul, entre um parque e o mar

O visual do lado direito (o mar), sentido Itapuã, é belíssimo. Fixe nele porque o do lado esquerdo não rende uma boa paisagem a não ser em trechos específicos, como o do Parque de Pituaçu onde o turista poderá ver algumas esculturas de Mário Cravo, no museu a céu aberto com parte das obras do artista.

As famosas barracas de praia foram derrubadas e até então não houve solução para os barraqueiros, que trabalham, ainda, de forma improvisada para atender os banhistas. Ainda vamos "recortar" mais detalhes das praias de Salvador em outras matérias e em fotos. Por enquanto, é só. Bom passeio, porque hoje é dia de sol na Cidade da Bahia.

Achei um site com detalhes sobre as praias de Salvador. Saiba mais no site oficial de turismo do estado.

Um comentário:

CrisBustani disse...

As fotos estão maravilhosas. Retratam fielmente a beleza das praias de Salvador. Melhor ainda ainda é vivenciar e participar dessa maravilha!