sexta-feira, 23 de março de 2012

Chapada Diamantina considerada maravilha da natureza

                  A clássica vista dos morros da Chapada Diamantina

Essa não poderia deixar de sair no blog: a Chapada Diamantina, na Bahia, é uma das 20 grandes maravilhas da natureza em todo o mundo, segundo o Portal Terra. Junto com a região central da Bahia, também foram destacados pela página Vida e Estilo, do portal, os destinos Fernando de Noronha (PE), Lençóis Maranhenses (MA), Cataratas do Iguaçu (entre Brasil e Argentina) e o Monte Roraima, localizado entre Brasil e Venezuela. Fora do Brasil, os citados foram o Monte Fuji (Japão), os Lagos de Plitvice (Croácia) e as Torres el Paine (Chile).

    Guia ilumina a imperdível Gruta da Fumaça
A Chapada (como os baianos se referem àquela região) é descrita  pelo Terra como "um excelente destino turístico para praticar trekking em meio a visuais impressionantes e para praticar esportes radicais como rafting e rapel". Cachoeira da Fumada, Poço Azul e Gruta da Pratinha, a cultura peculiar e uma rica história, também foram citados como atrativos da região.

             Turistas saem de uma das grutas da região

A região da Chapada Diamantina, que engloba 40 municípios turísticos, fica a uma distância de mais de 400 km (de carro ou ônibus) a partir da capital baiana. Voos da Trip Linhas Aéreas ligam Salvador à cidade de Lençóis, considerada o portal de entrada, às quintas-feiras (ida) e domingos (volta), com tempo de viagem de aproximadamente 55 minutos. De ônibus, são cerca de seis horas entre Salvador e Lençóis.

              Coreto de Lençóis, a "capital" da Chapada

Os programas da Chapada vão das pequenas trilhas (Projeto Sempre Viva, em Mucugê), a visitas às vilas, como a do Vale do Capão, em Palmeiras, ou Igatu (a cidade de pedra), em Andaraí. Se o turista prefere adrenalina, há trilhas radicais, como a da Cachoeira da Fumaça e a do Vale do Pati, em que é preciso acampar e dormir em meio à natureza.

               No Morro do Pai Inácio para ver o por-do-sol

Para o dia, aconselha-se levar roupas leves e claras, e agasalhos para as noites. A temperatura média durante a noite oscila entre 15 e 18 graus. Outra boa pedida da região são os festivais de Lençóis e de Jazz do Capão (Palmeiras), onde já passaram nomes como Lenine, Sandra de Sá, Gilberto Gil, Naná Vasconcelos e a Orkestra Rumpilezz. Durante as festas, como o São João, ou os festivais, a pedida é visitar os atrativos da natureza durante o dia e curtir música de boa qualidade e forró, à noite. Fonte: Secom-Ba.
Fotos: Silvia Maria Nascimento / blog salvador em um dia


                                Tirolesa na Gruta da Pratinha


Veja aqui fotos de flores e outras paisagens da Chapada.

Um comentário:

Carlos disse...

Parabéns pelo blog!
A chapada diamantina é um lugar sensacional.
veja mais no meu blog
http://vila-de-igatu-chapada-diamantina.blogspot.com.br