quarta-feira, 22 de maio de 2013

Berimbau poderá tornar-se bem imaterial de Salvador


Com base na importância histórica do principal instrumento musical do jogo da capoeira, o vereador  vereador Paulo Câmara (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Salvador, apresentou projeto de lei para o tombamento do Berimbau como Bem Imaterial da capital baiana. De acordo com o vereador, a importância do berimbau para Salvador é inegável, como objeto incorporado à nossa cultura e ao turismo.


De origem angolana, o berimbau é um instrumento característico do continente africano e foi trazido ao Brasil pelos escravos. Seu toque único é parte integrante na sonorização das rodas de capoeira. O termo berimbau origina-se de ‘quimbundo mbirimbau’; e ‘urucungo’, outra denominação para o instrumento, significa ‘cova’, fazendo referência à cavidade do seu formato. A estimativa é que o instrumento tenha sido criado por volta de 1500 a.C.

No Brasil, o berimbau ultrapassou os limites dos guetos e acabou sendo incorporado à música popular. Músicos como Baden Powel, Vinícius de Moraes e Naná Vasconcelos disseminaram a riqueza do instrumento agregando com a cultura brasileira.

Com tantos apelos culturais, marca maior da nossa história, Paulo Câmara pede compreensão dos seus pares para aprovação do tombamento do berimbau. De acordo com o projeto a lei passa a vigorar a partir de sua data de publicação. (Fonte: CMS)

Nenhum comentário: