Fundação Casa de Jorge Amado no Largo do Pelourinho |
O projeto Merendas de Dona Flor inicia a nova temporada 2013 no Largo do Pelourinho (Centro Histórico de Salvador) neste sábado, 4, às 16h, com a venda de iguarias que fazem parte da obra do escritor Jorge Amado (1912-2001). Até novembro, o turista e o morador da cidade poderão, uma vez por mês, participar do evento, provar as delícias e assistir a apresentações artísticas.
Promovido pela Fundação Casa Jorge Amado, em parceria com o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), o festival de doces típicos acontecerá no último sábado de cada mês, incluindo 25 de maio. Somente em junho, quando o Pelourinho será ocupado pelas comemorações do São João da Bahia, o evento não será realizado.
Para que o turista melhor se localize, as barracas de doces típicos serão montadas defronte à sede da FCJA, o famoso casarão azul localizado no topo da Ladeira do Pelô, que abriga o acervo de livros e fotografias de Jorge Amado e sua mulher, Zélia Gattai (1916-2008).
Caso queira mais informações sobre as iguarias da obra de Amado, uma dica é ler o livro de receitas e crônicas A comida baiana de Jorge Amado ou O livro de cozinha de Pedro Archanjo com as merendas de dona Flor (Editora Record, 2003), de Paloma Jorge Amado. O trabalho é fruto de uma pesquisa de seis anos e reúne receitas culinárias típicas da Bahia encontradas na obra do escritor.
Serviço
O quê: Projeto Merendas de Dona Flor
Onde: Largo do Pelourinho (Centro Histórico de Salvador)
Quando: das 16 às 19h, a partir deste sábado, 4, todos os últimos sábados até novembro
Próximas datas: 25 de maio, 27 de julho, 31 de agosto, 28 de setembro e 26 de outubro. O evento acontece também no dia 10 de agosto, data em que se comemora o aniversário de nascimento de Jorge Amado
Nenhum comentário:
Postar um comentário