quinta-feira, 6 de março de 2014

Curso no IGH vai explicar formação geológica de Salvador

Os dois perfis de Salvador: antigo e atual

Como parte das comemorações dos seus 120 anos de fundação e 465 anos de Salvador, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, promove de 25 a 28 de março, das 14h às 16h, a segunda edição do curso “Salvador: das origens dos seus terrenos, à escarpa da falha e ao avanço sobre a planície litorânea”, que será ministrado pelo geólogo Rubens Antonio Filho.

A proposta da iniciativa é ampliar os conhecimentos sobre os eventos que conduziram a formação dos terrenos de Salvador, desde a base geológica até os dias atuais. “Deve-se perceber que todo este processo conduziu a configuração geomorfológica que se tornou extremamente atrativa ao colonizador e sobre a qual se elevou a cidade”, esclarece.

Durante o curso, o participante irá conhecer a formação de áreas urbanas, a exemplo da Barra, Pituba e São Joaquim, além do desenho original dos cursos d’água, praias e as ações que modificaram estas vias. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail ighbahia@gmail.com. Mais informações no site www.ighb.org.br e tel. 71 3329 4463.

Serviço
O quê: curso “Salvador: das origens (...) ao avanço sobre a planície litorânea”
Quem: geólogo Rubens Antonio Filho
Onde: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Avenida Joana Angélica, 43, Piedade)
Inscrições: ighbahia@gmail.com e informações pelo telefone (71) 3329 4463

Nenhum comentário: