quinta-feira, 5 de abril de 2012

Curso em Lençóis qualifica mão de obra para turismo


Lençóis, patrimônio histórico da Bahia, abre, nesta segunda-feira, 9, inscrições para um curso de qualificação profissional destinado a formação de mão de obra especializada para atendimento ao turista. As inscrições destinam-se aos cursos de auxiliar administrativo e servente, mas o Senac e as prefeituras de Lençóis e da região da Chapada Diamantina oferecem também qualificação para recepcionista, garçom, camareiro e agente de viagem. De acordo com o secretário de Turismo de Lençóis, Delmar Araújo, um estudo do Ministério do Turismo (Mtur) "identificou carência de mão de obra especializada na cidade e, a partir daí, fizemos parcerias com universidades e com o Senac para promover cursos em diversas áreas e já formamos, por exemplo, 35 guias turísticos".



Hotel de Lençóis foi vencedor do MPE turismo do Sebrae

O turismo é a principal atividade econômica da histórica Lençóis, que já viveu da extração de diamantes no século 19 e hoje tem, segundo o secretário, o desafio de transformar os descendentes de garimpeiros em agentes de atendimento aos turistas. Localizada na Chapada Diamantina, a cerca de 400 km de Salvador, a cidade tem movimentação, principalmente, nos feriados prolongados e fins de semana. Os principais emissores de turistas são Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além de Salvador. Os atrativos não deixam a desejar: vão das festas religiosas a um vasto patrimônio histórico e artístico, mas o que chama a atenção mesmo é a exuberante natureza do Parque Nacional da Chapada Diamantina. O município tem cerca de 10 mil habitantes e oferece 3,5 mil leitos entre grandes hotéis e charmosas pousadas.


Natureza e conforto do hotel Portal, um dos maiores da cidade
Lençóis é um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, selecionados pelo MTur para alcançar padrão internacional de qualidade. O índice de competitividade é apurado desde 2008, quando o MTur começou a avaliar, ano a ano, o estágio de desenvolvimento dos destinos com base em 13 variáveis relacionadas à atividade turística.  Fonte: Mtur. Fotos: Silvia Maria Nascimento / salvadoremumdia

Nenhum comentário: