Com o anúncio dos locais de realização das Fan Fests durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil pela FIFA, já é possível para os moradores, comerciantes e admiradores desses bairros começarem a se programar para o grande evento do futebol mundial. As fan fests são os locais onde as pessoas que não conseguirem ir aos estádios poderão assistir às partidas. Haverá telões instalados em 12 lugares públicos de capitais brasileiras. "Essa iniciativa da Fifa é muito interessante porque permite que a Copa de 2014 seja vivenciada no Brasil não só por quem adquirir ingressos que serão colocados à venda", afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Em 2014, serão 12 Fan Fests: Praça da Estação (Belo Horizonte), Esplanada dos Ministérios (Brasília), Parque de Exposições (Cuiabá), Parque do Barigüi (Curitiba), Praia de Iracema, Aterrão (Fortaleza), Memorial Encontro das Águas (Manaus), Praia do Forte (Natal), Praça Glênio Perez (Porto Alegre), Marco Zero (Recife), Praia de Copacabana (Rio de Janeiro), Jardim de Alah (Salvador) e o Vale do Anhagabaú (São Paulo).
A tradição começou em 2006, na Alemanha, com grande sucesso. Em 2010, a FIFA levou as festas dos fanáticos por futebol a diversas cidades fora da África do Sul, fazendo da experiência da Copa do Mundo algo verdadeiramente internacional. "A ação nos permitirá que pensemos em iniciativas promocionais, principalmente visando ao turista internacional que vem para ver um ou dois jogos e pode assistir a outras partidas pelos Fan Fests", destacou Dino.
A expectativa é que o mundial atraia pelo menos 600 mil turistas estrangeiros ao Brasil, somente durante os jogos. Para o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a meta é que 25% destes visitantes também visitem outros destinos turísticos e não apenas as cidades-sede dos jogos. Para o ano de 2014, a previsão é de que 7,2 milhões de turistas entrem no Brasil.
A realização do Mundial de 2014 representará investimentos diretos e indiretos da ordem de R$ 183,2 bilhões até 2019, informa a Embratur. Ainda segundo o instituto, cerca de 3,7 milhões de turistas (brasileiros e estrangeiros) devem gerar, no período do evento, R$ 9,4 bilhões para a economia nacional. Em todas as áreas, 700 mil empregos devem ser gerados, entre temporários e permanentes. A exposição do Brasil gerada pela Copa vai provocar um aumento no fluxo de turistas nos anos posteriores ao evento. O número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil deverá saltar para 10 milhões em 2020. (Fonte: Embratur News)
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