Torre do Convento do Carmo |
De acordo com Olívia Santana, em audiência pública realizada no bairro, "os moradores reclamaram que a festa estava completamente desconfigurada e que há muito havia deixado de trazer alegria, sendo atualmente causa de transtornos para a comunidade". Segundo ela, já naquela reunião o objetivo era que fosse reformulada. No próximo dia 4 de maio, no Pestana Convento do Carmo, o grupo volta a reunir-se e desta vez com a participação de representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar, moradores e demais órgãos responsáveis pela realização da festa.
O bairro do Santo Antônio Além do Carmo começa no final da Ladeira do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Ainda guarda o charme próprio de cidades do interior, com casario histórico, a grande maioria ainda ocupada por moradores antigos e famílias tradicionais. A Rua Direta do Santo Antônio tem várias atrações, a começar pelo Pestana Convento do Carmo, hotel de luxo que é considerado um dos melhores da cidade, e a Igreja do Carmo (ainda fechada). Pertence ao museu da igreja a famosa imagem sacra do Cristo Atado à Coluna (obra do escultor Francisco Chagas, conhecido como o Cabra), com seus expressivos olhos de rubis.
Caminhando pela rua que leva ao Santo Antônio, a mesma por onde passa o cortejo dos festejos pela Independência do Brasil na Bahia, a festa tradicional e cívica do 2 de julho (1823) pode-se observar a presença de pousadas, antiquários, restaurantes com vista para o mar da Baía de Todos os Santos. No final da rua direta descortina-se a Praça Barão do Triunfo, onde ficam o forte e a igreja matriz e de onde também pode-se admirar a vista do mar. A igreja de Santo Antônio abriga a festa religiosa, com a trezena ao padroeiro. Defronte à ela, na praça, são montadas barracas de comidas e bebidas típicas do mês junino. O forte de Santo Antônio data de 1695, mas sofreu reforma no século XX, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1981 e transformado em espaço cultural em 1997, quando passou a ser conhecido como o forte da capoeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário